Notícias
Shampoo e condicionador para todos os tipos de cabelo e única opção de sabonete parecem ser coisas do passado nos meios de hospedagem. O segmento de amenities de beleza e cuidados pessoais está conectado aos movimentos que têm pautado a indústria cosmética e mostrado que fragrâncias inspiradas nos biomas nacionais, produtos específicos para as necessidades de cada hóspede e sustentabilidade ganham força na hotelaria. A diversidade de produtos que ampliam a experiência, o conforto e bem-estar tem crescido em um cenário com índices positivos. Segundo projeção do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council - WTTC), o setor deve contribuir com US$ 167,6 bilhões para o PIB nacional e deverá atingir US$ 199 bi até 2035. A variedade de amenities pode ser conferida em lançamentos que chegam ao mercado, caso da linha Riquezas do Brasil, inspirada em frutos nacionais, como Guaraná, Murumuru, Graviola, Melão com Jasmin, desenvolvida pela Realgems Cosméticos & Amenities. Entre as novidades, a empresa apresenta itens exclusivos para a beleza masculina, com shampoo cabelo, corpo e barba, loção hidratante corporal e o balm pós-barba.
“No ano passado, lançamos um relaxante para pernas e pés, voltado para hóspedes que chegam de viagem e querem descansar, com propriedade de hidratação. Fizemos, também, uma pesquisa de mercado e entendemos que parte considerável da população apresenta algum problema de pele (alergia, dermatite ou psoríase) e apresentamos ao mercado uma coleção hipoalergênica”, conta Renata Carvalho, diretora comercial da empresa. Também com atuação no segmento, a Phytoervas Amenities lançou, neste mês, a linha Sol, Mar & Piscina voltada para tratamento capilar e de pele. “Trata-se de uma novidade totalmente diferente dos produtos que encontramos, que possui um complexo de cereais formado por quinoa, trigo e linho, e blend vegetal associado a filtro UV, que promove proteção contra a agressão dos raios ultravioletas, do cloro e agentes químicos de tratamento das piscinas e sal da água do mar”, explica o diretor comercial Eduardo Lisboa. Além da proteção, os produtos atuam na nutrição, restauração e combate o envelhecimento dos fios e da pele. Ainda tem composição inspirada em Palo Pichi, Aquiléia, Verbasco, Macela e Arquinina, vegetais encontrados no Brasil e em outros países da América Latina. A valorização de ingredientes nacionais também está presente na produção da Harus – Soluções em hospitalidade, nas linhas Alma Brasil e Harus, que valorizam as matérias-primas brasileiras e ingredientes locais – como frutos da Amazônia (cacau, açaí, castanha, cupuaçu), castanha-do-pará, erva doce e mandarina (tangerina).
Outra tendência do segmento, a sustentabilidade também está presente nos dispensers fixos. A empresa lançou, recentemente, modelos em alumínio e porcelana, que são abastecidos com produtos armazenados em sachê de papel certificado FSC, reduzindo de 48 gramas (gr) de plástico de um frasco, para 4 gramas. “Este é um produto que desenvolvemos ao longo de dois anos e acredito que no próximo biênio não teremos mais frascos de plásticos nos hotéis”, afirma Luiz Roberto Magrin Filho, diretor-geral da empresa. Além disso, a empresa tem uma planta na China, onde é feito o desenvolvimento de matéria-prima. O executivo revela que, “a partir de novembro, não teremos mais plásticos em itens secos como pentes, barbeador, touca, escova de dente, todos estão sendo feitos a partir da palha de milho”, finaliza. O movimento do mercado foi um dos destaques da 62ª Equipotel, evento de hospitalidade referência na América Latina, voltado para profissionais do setor. A feira foi realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, e aconteceu até sexta-feira (19)
Edição por Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home