O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), vai promover os destinos do Mar de Minas e da Serra da Canastra para mostrar nossas paisagens, gastronomia, hospitalidade e atrativos turísticos. Uma press trip com cerca de 30 jornais e portais de Minas Gerais e do país ocorre entre os dias 24 a 29 de setembro.
Os jornalistas deverão passar por Capitólio, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Fama, Cruzeiro Mar de Minas, Pimenta, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e Santo Hilário, todos inseridos em uma região que tem o Lago de Furnas e a Serra da Canastra como protagonistas absolutos. Capitólio é o principal ponto de partida para explorar toda a região.
Para a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega, a ação é parte fundamental da estratégia de promoção do destino Minas Gerais. “Promover o Mar de Minas e a Serra da Canastra é estratégico porque amplia a visibilidade de atrativos que representam a diversidade do nosso estado e fortalecem o turismo de experiência. Ao investir em iniciativas como essa, o Governo de Minas impulsiona o desenvolvimento regional, gera emprego e renda, e consolida a atividade turística como vetor de transformação econômica e social”, ressalta.
O Lago de Furnas, com seus 1.440 km², com suas ilhas, cânions e praias de água doce, é símbolo do nosso potencial turístico náutico, como passeios de lancha, caiaque, stand-up paddle e jet ski, além de ser um ponto de pesca esportiva. Ele tem como sua joia a imponente Serra da Canastra, destino já conhecido internacionalmente após os “modos de fazer o Queijo Minas Artesanal” ganhar a chancela da Unesco como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.
Um dos destaques da press trip é o Cruzeiro Mar de Minas, saindo da cidade de Fama e atravessando o lago até Capitólio. Ela faz parte do catálogo de experiências de luxo de turismo náutico da Secult a serem comercializadas na região. Na Serra da Canastra, o foco é o ecoturismo no Parque Nacional da Serra da Canastra e experiências gastronômicas com Queijo Canastra em diversos municípios.
Defensora da manutenção do nível do Lago de Furnas desde 2012, Thayse de Castro, presidente do Circuito Turístico Lago de Furnas e proprietária da agência de receptivo Sapucahya Turismo, é a responsável pelo Cruzeiro Mar de Minas. A travessia de Fama a Capitólio será realizada em duas embarcações com capacidade para 25 passageiros cada, com serviço de recepção e gastronomia.
Segundo Thayse, a proposta é criar três tipos de pacotes para serem comercializados em dois, três ou cinco dias. “Esse roteiro dos jornalistas é curto, mas vamos começar a divulgar os pacotes no início de outubro para a alta temporada de dezembro, janeiro e fevereiro”, disse. O novo produto turístico pretende integrar experiências de lazer, cultura e gastronomia ao turismo náutico.
Desde o início deste ano, o governo de Minas Gerais tem impulsionado o turismo náutico em Furnas, incentivando o desenvolvimento de um circuito integrado de turismo que une natureza, cultura e gastronomia local. A estratégia do governo foca em fortalecer a imagem do estado como destino de turismo cultural e de experiência, com ações como a participação em feiras de turismo e press trip.
A press trip promoverá os destinos para todo o país. Derick, jornalista do Diário de Pernambuco, disse que está muito animado e com grandes expectativas com essa oportunidade de voltar a Minas Gerais. Ele esteve em Ouro Preto recentemente para a cobertura da 20ª CineOP – Mostra de Cinema. “Foi uma experiência muito rica culturalmente, que reforçou ainda mais minha admiração pelo estado. Ainda não conheço o Mar de Minas nem a região da Canastra e tenho certeza de que será uma vivência única e bastante enriquecedora”, disse.
Entre as atividades propostas envolvendo turismo náutico e ecoturismo estão um passeio de chalana em Santo Hilário, uma experiência náutica em Capitólio, birdwatching (observação de pássaros) na Serra da Canastra, visita ao Parque Nacional da Serra da Canastra, com visita à nascente do rio São Francisco e à cachoeira Casca d’Anta, banhos em cachoeiras como a do Quilombo, em São João Batista do Glória, passeio de quadriciclo e tour na represa de Furnas.
Nessa região, o turismo de experiência floresceu pós-pandemia e inclui experiência do café especial da planta à xícara no Tulha de Minas, em Capitólio, e no Meliponário e Apiário Pé da Serra, em São José da Barra, visitas aos ateliês o QFaço, em São João Batista do Glória, Cerâmica Santa Rita, em Santa Rita de Cássia, e Casa do Artesão, em Pimenta, às queijarias Roça da Cidade, em São Roque de Minas, Porto Canastra e Vale da Gurita, em Delfinópolis, e ao Mosteiro Cisterciense, em Claraval.
Todas essas ações integram uma política estratégica do estado de valorização de nossos territórios, fomento à economia criativa e promoção de destinos sustentáveis. Os grandes espelhos d’água, como o lago de Furnas e os cânions de Capitólio, assim como a Serra da Canastra, são tesouros turísticos e a visibilidade é fundamental para alavancar o fluxo de visitantes e gerar desenvolvimento regional, com emprego e renda para as comunidades locais.