Notícias
“Isso já não é mais uma convenção. É um ponto de encontro entre pessoas que dividem a vida. Vocês não são apenas clientes — são família. Se conseguimos superar um ano complexo como este, podemos tudo”, afirmou Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo Vacaciones, ao abrir da etapa técnica da Convenção Anual 2025 da empresa.
Sob a temática Hacia Nuevos Rumos (Rumo a Novas Direções, em tradução livre), em sua 29 edição, o encontro tem Varsóvia como cidade-sede e conta com apoio do Poland Convention Bureau, do Warsaw Tourism Organization e da Polska – Polish Tourism Organisation. Ao todo, são 320 pessoas vindas de quase 50 países e representando cerca de 100 empresas integrantes do trade turístico dos mercados-alvo da companhia.
A representante do turismo polonês, Agata Witoslawska, destacou o momento especial do país, que celebra os 1.000 anos do Estado da Polônia em 2025. “Polônia é mais do que imaginam. É um destino seguro, próximo dos grandes hubs europeus, com qualidade de serviços e surpresas além do óbvio”, afirmou, convidando o trade a ampliar a promoção do destino, sobretudo Varsóvia, como símbolo de reinvenção e modernidade.
Para além da agenda técnica, o grupo de participantes também integra uma programação que inclui post tour em destinos, além de Varsóvia, por Kielce, Cracovia, Kalwaria Zebrzydowska, Wadowice, Auschwitz, Katowice, Opole e Breslavia, na Polônia, além de Berlim, na Alemanha.
Resultados expressivos e perspectivas otimistas para 2025 foram apresentados pelo executivo, que anunciou a previsão de finalizar o ano com quase 185 mil passageiros transportados em todo o mundo, o que representa um crescimento de 8% em relação a 2024. Até agora, em números absolutos, o volume total de passageiros é de 163.679 entre os meses de janeiro e outubro (superando a marca de 150.008, no mesmo período, no ano passado). A América Latina representa 11% do volume total das vendas globais e o perfil de passageiros se mantém estável, com o diferencial de 30 a 35 mil viajantes repetidores ao ano, o que se revela um dos focos estratégicos para expansão da companhia.
No ranking global de países com melhor desempenho em vendas, a América Latina reforça sua posição estratégica com comparativo de performance entre 2024 e 2025: Argentina ocupa a primeira posição, tendo crescido 40,55%, seguida pelo México, que cresceu 1,5%, e pelo Brasil, com o mesmo volume de vendas de 2024.
Entre as 12 operadoras que mais performam em todo o mundo estão duas brasileiras: CVC e Schultz.
Nathalia Pacheco de O. Moura, gerente de Produto Internacional na CVC Corp, comemorou a confirmação da empresa entre as que mais produzem no mundo e reforçou a importância de participar da Convenção. “A Convenção nos dá muitos insights importantes. Não é apenas um encontro para apresentar as novidades de produtos, mas nos traz uma visão de mercado incrível, maior visibilidade das complexidades de viagem, inovação em soluções de viagens e tecnologia. E, o que eu mais gosto, é que sempre traz uma provocação sobre o futuro, o que está acontecendo no mundo e nos abre um canal de discussão de como iremos nos adaptar a todas as mudanças tecnológicas e comportamentais/sociais”, diz a executiva.
Além das duas operadoras posicionadas entre as melhores do mundo, também participaram do encontro, em ordem alfabética, Agaxtur, BWT Operadora, FRT Operadora e Incomum Turismo.
“Este é um momento valioso de troca, aprendizado e fortalecimento da parceria”, disse Celia Lima, coordenadora de Produtos Europa da Agaxtur. Estreante na Convenção, Gabriel Cordeiro, diretor-geral da BWT Operadora falou sobre a parceria com a Europamundo: “a Europamundo representa exatamente o que buscamos oferecer: experiências autênticas, segurança, variedade e confiança, somando valor à nossa curadoria de produtos”, disse.
Lucas Ozuna, diretor Comercial para América Latina apresentou e deu boas vindas ao time comercial e operadores participantes da região. A partir do Brasil, a comitiva foi conduzida por Clayton Araújo, gerente-geral da Europamundo Brasil, que contou com a participação de seu time de vendas, integrado por Gerusa Pastuch, executiva Comercial Sul Brasil, e Isadora Simões, executiva Comercial Norte e Nordeste. “Para além do dia a dia de trabalho, contar com a presença de profissionais tão comprometidos é uma oportunidade muito valiosa para nós porque, além dos resultados de produção, nos permite apresentar, em primeira mão, nossas estratégias para o futuro, o que nos permite consolidar nossa parceria por muitos anos”, disse o executivo.
Parceria de longo prazo e network também foram características destacadas pelos executivos da Schultz e da FRT Operadora. “Já são mais de 25 anos de parceira com a Europamundo, o que nos permite afirmar que somos especialistas, nos sentimos parte da família e que existe uma sinergia baseada em seriedade, transparência, criatividade e constante inovação”, diz Rodrigo Rodrigues, diretor Comercial da Schultz.
Thaís Machado, diretora de Produtos Internacionais da FRT Operadora, fala sobre a importância da Convenção como ferramenta de networking e atualização de informações. “Este é um momento para conhecer tendências e vivenciar, na prática, um novo destino. Além disso, estar presente aqui nos permite antecipar novidades e fortalecer as nossas relações com todas as áreas da Europamundo, que é um parceiro estratégico na expansão dos nossos produtos pelo mundo”, diz a executiva.
Para Fábio Frassetto, diretor-geral da Incomum Turismo, a 29ª edição da Convenção Anual Europamundo pode ser definida em três palavras: integração, colaboração e futuro. “Nestes dias, estamos conectados e interagindo com diferentes países e culturas, em um trabalho conjunto entre nações a partir da visão de planejamento e inovação que a Europamundo nos oferece para que possamos acompanhar seus planos e estratégias futuros”, diz.
Novos produtos e rotas
Luis Garcia, fundador e atual membro do Conselho da Europamundo, apresentou novidades do portfólio que ampliam ainda mais a oferta da empresa.
Ao todo, mais de 100 novos roteiros foram lançados em circuitos que incluem destinos como República Tcheca, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, Áustria, Bulgária, Romênia, Tailândia e China. “Planejar novos roteiros é mais do que prever circuitos. São possibilidades de roteiros individuais ou de pequenos grupos que serão oferecidos a partir de circuitos regulares. “Pensar em um novo roteiro tem sempre é sobre desbravar e apresentar algo novo. Muitas vezes, adaptamos a oferta às novas necessidades do viajante, construindo experiências completas, diversas e autênticas”, disse Garcia.
Foco estratégico: inovação, tecnologia e valor agregado
Durante painel de interação, lideranças regionais compartilharam perspectivas e desafios para 2026, com atenção ao cenário eleitoral em diversos países e ao impacto da Copa do Mundo.
A avaliação conjunta apontou otimismo cauteloso, com projeções positivas, embora haja a preocupação, especialmente nos países em que há eleições no próximo ano, como é o caso do Brasil, onde serão eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Alejandro de la Osa reforçou que a empresa entra 2026 com eixos prioritários que incluem, entre outros, diversificação de mercados e destinos, upselling e incremento de valor agregado, investimento no segmento de grupos e fortalecimento da América Latina. “Não se trata, exclusivamente, de vender mais. Se trata de vender melhor. Neste contexto, a América Latina seguirá sendo protagonista: esperamos ainda
mais deste mercado”, disse o executivo.
No segundo dia, a agenda abriu espaço para ampla reflexão sobre a importância da tecnologia no negócio da Europamundo, incluindo investimentos em infraestrutura, cybersegurança, novas ferramentas e uso da inteligência artificial.
Edição por Julia Marques
03/11/2025
03/11/2025
03/11/2025
03/11/2025
03/11/2025
03/11/2025
03/11/2025
03/11/2025
03/11/2025
03/11/2025
03/11/2025
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home