Unedestinos fortalece atuação dos municípios em pacto nacional pelo turismo sustentável
Entidade é co-signatária fundadora da Declaração de Belém, que organiza compromissos e indicadores de sustentabilidade até 2030
Keila Moreira, gerente-executiva da Unedestinos, com Tatiana Pacheco e Hélio Brito, da ESG Pulse. Foto: Ana Garcia/Business Factory
A Unedestinos (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos) é uma das entidades co-signatárias fundadoras da Declaração de Belém para o Turismo Sustentável, um pacto setorial que organiza compromissos, metas e indicadores de sustentabilidade para o turismo brasileiro até 2030. Ao aderir ao movimento, lançado oficialmente nesta terça-feira, 10, em São Paulo, a instituição assume o compromisso de contribuir ativamente para o desenvolvimento de destinos mais sustentáveis, alinhando o setor às novas exigências climáticas, regulatórias e de mercado.
Keila Moreira, gerente-executiva da Unedestinos. Foto: Ana Garcia/Business Factory
Durante o lançamento, foi anunciada uma plataforma que permitirá que associações, empresas e outros players do turismo avaliem suas práticas de sustentabilidade por meio de questionários aplicados a diferentes áreas de atuação. A ferramenta ajuda a identificar como o ESG está incorporado às organizações e aponta oportunidades de melhoria. A proposta é que a plataforma funcione como base de dados para o Observatório da Declaração de Belém, responsável por consolidar informações e métricas que, em uma etapa posterior, poderão apoiar a formulação de políticas públicas mais direcionadas.
Unedestinos é uma das associações que se comprometeram com o movimento. Foto: Ana Garcia/Business Factory
Ao lado de outros representantes do turismo nacional, a Unedestinos ficará incumbida de divulgar o movimento junto aos associados. Para o presidente, Toni Sando, a organização tem papel estratégico para ampliar o alcance da iniciativa em todo o país. “A Unedestinos atua como a entidade das entidades. Reunimos mais de 50 organizações de Visitors & Conventions Bureaus, que, por sua vez, representam centenas de associados em suas regiões. Isso nos coloca em uma posição estratégica para atuar como agente multiplicador da Declaração de Belém. Nosso compromisso é estimular os CVBs a tratarem essa pauta localmente, integrando a sustentabilidade às estratégias de promoção, gestão e desenvolvimento dos destinos”, afirmou.
Toni Sando, presidente da Unedestinos, Keila Moreira e Hélio Brito, da ESG Pulse. Foto:
Ana Garcia/Business Factory
Já para a gerente-executiva da entidade, Keila Moreira, que também participou da assinatura da declaração, os CVBs podem aproveitar o conteúdo do movimento para criar um mapa do turismo sustentável. “Os destinos devem fortalecer suas ações voltadas à forma de receber seus turistas, à valorização do empreendedorismo local e ao consumo consciente, considerando os diferentes braços da cadeia do setor”, explicou. Mais informações sobre a Declaração de Belém, os compromissos assumidos e as formas de adesão estão disponíveis no portal www.declaracaodebelem.tur.br, que reúne conteúdos e orientações para que empresas, entidades e destinos integrem práticas ESG às suas estratégias e operações.
Edição por Julia Marques
Data de publicação desta Matéria 11-02-2026
Regulamento das Notícias