Notícias
Monte Belo do Sul se formou a partir de tradições, das quais a enogastronômica evidencia a parte mais saborosa de sua identidade. Um motivo e tanto para celebrar e, especialmente, degustar delícias, como propõe o Vieni Vivere la Vita Festival, em cartaz de 21 a 23 de novembro, na área central do município. Ao ar livre, na calmaria da cidade que mais parece um vilarejo italiano, o festival se desenrola sem pressa, convidando o público para curtir desde um almoço protegido pela sombra de árvores a um jantar adornado por luzinhas que deixam a Praça Padre José Ferlin ainda mais pitoresca.
É por ali que estarão concentrados 23 estabelecimentos da cidade, mostrando a diversidade de seus vinhos e espumantes, a peculiaridade de sua gastronomia e a personalidade de seus produtos agroindustriais e de artesanato. Nesta sexta edição, as opções gastronômicas serão oferecidas por nove restaurantes – veja a lista completa de participantes abaixo. De pastel a hambúrguer e, também, espetinho de carne, de lasanha a polenta brustolada, passando de capeletti frito a tortéi ou de entrecot a piadina, o cardápio traz, além de variedade e sabor, a força do empreendedorismo local. Neste ano, por exemplo, novas marcas se juntam ao Vieni, como a Dona Francesca, que faz sua estreia no evento. “Estamos com uma expectativa muito boa! O Vieni é um evento grande, que atrai bastante público e movimenta a cidade de Monte Belo. Acreditamos que será uma ótima oportunidade para divulgar o nosso trabalho e fazer com que mais pessoas conheçam a marca Dona Francesca”, comenta Michelly Bombana, sócia do empreendimento que está há um ano e meio no mercado, trabalhando com comidas congeladas e massas artesanais, como lasanhas, capeletti, tortéi e massas frescas.
No evento, o Dona Francesca comercializará lasanhas individuais (300g), de cogumelos e de bolonhesa, além de capeletti frito e grostoli quentinho, feito na hora. “Eventos como o Vieni são fundamentais para valorizar a produção local e fortalecer pequenos empreendedores. Além disso, são uma grande vitrine para mostrar que ainda existem marcas que prezam pela comida caseira, feita com carinho e ingredientes de verdade, sem corantes, sem conservantes, e com massa produzida artesanalmente, apenas com farinha e ovos. É uma forma de levar nosso propósito adiante e de criar conexões com quem valoriza o sabor e a origem da comida”, comenta Michelly.
Se alguns empreendedores estão estreando no evento, outros são parceiros há mais tempo. A vinícola Seis Mãos, participante pela terceira vez do Vieni, é uma das 11 que mostrarão a alta qualidade dos vinhos e espumantes do município, chancelados por Indicação de Procedência. “Vamos apresentar um vinho que será lançado nos próximos meses e esperamos brindar as coisas boas da vida nesse evento que é tão importante para nossa cidade, pois além de fomentar o turismo, mostra o quão rica ela é, com tantas vinícolas, gastronomia e artesanato que só existem por aqui”, diz a enóloga Caroline Gonzatti. Para ela, o Vieni significa oportunidades, uma vez que o foco da marca está no consumidor final. “Fazer novas conexões, mostrar um pouco da nossa casa e apresentar nossa vinícola para mais pessoas é o que nos move”, emenda Caroline, que justamente instiga o consumidor a descobrir no Vieni o novo vinho da vinícola, cujos produtos são maturados em barris de madeira brasileira. “Não vou adiantar nada para que as pessoas apreciem em nossa banca nos dias do evento”, diz ela, que levará para a ocasião vinhos como o Rose Solo e Sol por Seis Mãos. “Eles são uma bela representação do potencial da maturação de vinhos em madeira brasileira”.
Além de enogastronomia, o evento contará com expositores de agroindústrias e artesanato, representados pelo Artesanato Benatti, De Costa Cogumelos e Alho Negro, Senzafine Lavandas e Produtos Coloniais Gabriel. Para ficar completo, o Vieni reserva uma extensa lista de atrações artísticas para animar o encontro. Quase 15 grupos se apresentam nos três dias, incluindo um show internacional, o da banda argentina Three Gees, que presta tributo ao grupo Bee Gees no dia 22.
Serviço
O quê: 6º Vieni Viverre la Vita Festival
Quando: dias 21, 22 e 23 de novembro
Horários: dia 21, das 18h às 23h; dia 22, das 14h às 0h; e dia 23, das 10h às 17h
Onde: Praça Padre José Ferlin, no centro de Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca
Conheça os expositores
Gastronomia: Bella Sierra Gastrobar; Bello Sapore Ristorante e Giardino; Benvenutti Café & Confeitaria; Casa Biasotto; Casa Lovisa; Dona Francesca - Cozinha Artesanal; Espetinhos do Balakinha; Francesco Trattoria; Ristorante Nonna Metilde.
Vinícolas: Casa João Moro Vinhos Finos; Casa Marques Pereira; Faccin Vinhos; Vinhos Casa Fantin; Vinícola Monte Bello; Vinhos Pasquali; Vinícola Seis Mãos; Vinícola Somacal e Licores Splendore; Vinícola Vallebello.
Agroindústrias e Artesanato: Artesanato Benatti; De Costa Cogumelos e Alho Negro; Senzafine Lavandas; Produtos Coloniais Gabriel
Programação cultural
Dia 21 de novembro (sexta-feira)
18h30 – Pietra Rafaela
19h30 – Vocal Allegro
21h30 – Farina Brothers
Dia 22 de novembro (sábado)
14h – Corais Municipais (Musicando Melodias, Vozes em Sintonia e Alegria de Cantar)
15h – Grupo de Danças Infantil Picolli Ballerini
15h30 – Grupo Acordes
17h – Grupo de Danças Ballo D’Italia
18h – Banda Trebbiano
20h – Three Gees (Argentina, tributo ao Bee Gees)
22h – Butiá Pockets
Dia 23 de novembro (domingo)
10h30 – Grupo Vicentino
11h30 – Tony Walker Country Band
13h30 – Artur De Mari e Banda – Show Temas de Novelas (inclusivo)
15h30 – Ragazzi Dei Monti
Edição por Julia Marques
14/11/2025
14/11/2025
14/11/2025
14/11/2025
14/11/2025
14/11/2025
14/11/2025
14/11/2025
14/11/2025
14/11/2025
14/11/2025
14/11/2025
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home