Notícias
O governador de OHiggins, Pablo Silva Amaya, participou do evento e ressaltou o crescente interesse da região no público brasileiro. Ele destacou a proximidade com Santiago e o apelo dos atrativos locais, como a natureza preservada, gastronomia de excelência e vinícolas premiadas, como diferenciais competitivos para ampliar o fluxo turístico. A programação incluiu ainda um painel com representantes do trade chileno sobre oportunidades e demandas específicas do mercado brasileiro.
Os participantes conheceram dados atualizados sobre o comportamento do turista do Brasil apresentados por Rodrigo Ramos, gestor de parcerias e projetos estratégicos da Braztoa, que apresentou dados de mercado que mostram a força das operadoras associadas, responsáveis por embarcar 9,81 milhões de viajantes em 2024, além de compartilhar insights da pesquisa Olhar Braztoa, que apontou o Chile e sua capital, Santiago, entre os destinos internacionais mais vendidos do ano. Ainda assim, o mercado chileno apresenta um potencial significativo para crescer. Há espaço não apenas para ampliar o volume de vendas, impulsionado pela conectividade aérea que hoje liga Santiago a 11 cidades brasileiras, mas também para diversificar a oferta ao longo de todo o ano, incorporando novas experiências e expandindo a promoção para outros destinos e regiões do país.
Participaram também Marjori Schroeder, da Imaginadora, que apresentou dados sobre o turista brasileiro que escolhe o Chile e as oportunidades de crescimento para a região de OHiggins; Woody Garcia, gestor de produtos Américas da Schultz, que explicou ao trade local como ampliar a relação comercial com as operadoras brasileiras, e Diego Sierra, da Agência Guanabara, que abordou caminhos de comunicação e marketing para atrair os viajantes brasileiros.
Nos dias seguintes, a missão percorreu o Vale do Colchagua para aprofundar o conhecimento sobre o enoturismo e a gastronomia local. A comitiva visitou algumas das vinícolas mais icônicas da região, como Montes, Santa Cruz, Viu Manent e Vik, que recentemente foi escolhida como a melhor vinícola do mundo pelo 50 Best.
Os profissionais da Agaxtur, Ambiental, Bancorbras, Befly, BWT, Imaginadora, Incomum, Raidho, Schultz, Transmundi e Voetur também conheceram experiências oferecidas dentro das vinícolas como caminhadas, ciclismo, piqueniques, restaurantes estrelados e hospedagens de luxo. O roteiro também contou com visitas a iniciativas de turismo comunitário em cidades como Lolol e Palmilla e visitas a museus e hotéis emblemáticos, entre eles Santa Cruz, Cava Colchagua e Vendimia Boutique.
“A missão comercial para a região de OHiggins foi concluída com a abertura de novas oportunidades concretas para o turismo. Nossos operadores retornam conhecendo de perto o potencial e a diversidade de possibilidades que o destino oferece ao mercado brasileiro, e mais do que isso, conectados com pessoas, experiências e oportunidades reais de negócio. Para OHiggins, foi uma oportunidade única de receber esses profissionais, apresentar sua oferta turística, construir pontes comerciais e abrir caminhos para futuros negócios. A partir de agora se inicia o trabalho direto entre cada operadora e os parceiros locais - empresários chilenos - para transformar esse encontro em parcerias e resultados”, afirma Marina Figueiredo, presidente da Braztoa.
Sobre a Braztoa
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais. Em 2024, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 22,09 bilhões e embarcaram 9,81 milhões de passageiros durante todo o ano.
Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado, além de estar comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
Ao longo de quase quatro décadas de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.
Em 2024, passou a ser uma entidade carbono neutro, comprometendo-se a mensurar todas as suas atividades e operações, empenhando-se na redução das emissões sempre que possível e compensando aquelas que não podem ser eliminadas. Essa conquista consolida sua posição de liderança em práticas sustentáveis no setor de turismo.
Edição por Rose Cecilia
06/12/2025
06/12/2025
06/12/2025
06/12/2025
06/12/2025
06/12/2025
06/12/2025
06/12/2025
06/12/2025
06/12/2025
06/12/2025
06/12/2025
06/12/2025
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home