Notícias

Neste Natal, compre de pequenos produtores artesanais
A Vitrine do Polo de Ecoturismo de São Paulo, no Mercado Municipal de Pinheiros, já está em clima em Natal e repleta de opções de presentes do Polo - sustentáveis, orgânicos e feitos artesanalmente

Créditos do Fotógrafo: Elias Gomes Fotografia

Uma excelente opção de presente de Natal é dar um produto ecológico, sustentável e produzido dentro do cinturão verde da cidade, de forma artesanal. Essa é a proposta da Vitrine do Polo neste Natal: trazer diversas opções diferenciadas para o tradicional presente natalino. "A Vitrine do Polo oferece à população a chance de presentear com significado: produtos sustentáveis, feitos com cuidado pelos agricultores e artesãos do território. Queremos apoiar essas famílias, impulsionar a economia local, o empreendedorismo feminino e apresentar a riqueza do nosso ecoturismo. Nosso objetivo é fortalecer a comercialização dos produtos do território e aproximar a cidade do que é produzido de forma sustentável no Polo. O visitante conhece novos sabores, artesanato local e pode escolher um presente que valoriza a agricultura familiar. Fomentar esse desenvolvimento é um compromisso da Prefeitura de São Paulo, que visa projetar as mulheres, nossos queridos 60+, indígenas e a beleza da natureza que nos circunda", afirma a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra. A Vitrine do Polo traz aos paulistanos sabores e artesanato da área mais rural da cidade, valorizando o produtor rural e as práticas de sustentabilidade. Ali estão reunidos diversos produtores e artesãos da região de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé. Na Vitrine, é possível adquirir diversos produtos, tais como geleias, licores, cachaças, mel, roupas infantis, bolsas, colares, brincos, cosméticos e arte indígena. Tudo produzido pelas mãos dos habilidosos moradores da região. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, com apoio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (Sesana) e também do Mercado Municipal de Pinheiros.

Este local reúne um mix de produtos e serviços com foco na promoção da economia circular, o que gera emprego e renda a pequenos empreendedores e fortalece o crescimento de uma outra modalidade de turismo na capital, com uma pegada de desenvolvimento sustentável – compromisso do Plano de Metas da Gestão Ricardo Nunes. O Polo de Ecoturismo de São Paulo, região mais ecológica da cidade, é rico em natureza, cultura e economia criativa. Além de sítios com produção orgânica, a região conta com diversos empreendedores que fazem produtos feitos com frutos típicos da Mata Atlântica, além de artesanato e arte ecológica sustentável e produtos orgânicos certificados. Seja pelo trabalho cuidadoso da terra, seja pela criativa mente dos artesãos, os produtos se destacam pela sua característica única de refletir a abundante natureza local, valorizando os frutos típicos da Mata Atlântica; pelas matérias-primas naturais, como sementes; pela fauna dos parques naturais municipais, que está presente nas estampas; e também é possível ver um pouco do modo de vida das comunidades indígenas. Além disso, o visitante pode buscar mais informações sobre os atrativos e a visitação do Polo de Ecoturismo de São Paulo. A ideia é que essa pequena amostra das riquezas do território desperte nos visitantes a curiosidade para visitar essa região pouco conhecida da cidade.

Brindes – Natal na Vitrine do Polo

Para animar ainda mais os compradores, a Vitrine do Polo está com uma ativação especial para as compras de Natal. A partir de R$ 150 em compras, o consumidor ganha 1 brinde, que será determinado por uma Roleta da Sorte. Os brindes vão desde canetas, passando por geleias e até experiências turísticas no Polo! Entre eles estão:

  • Par de ingressos para o Festival de Verão do Parque e Estância Ecológica das Águas, para uso em 25/01/2026.
  • Par de ingressos de Day Use do Selva SP – Parque de Aventura. Inclui: entrada + 1 descida na tirolesa. Valido para a temporada 2026.
  • Temperos de Cambuci do Recanto Magini - tamanho promocional de 30g.
  • Coador artesanal da Mulher Rendeira.
  • Mel do Mondury.
  • Geleia do Recanto do Jakinha.

Promoção válida enquanto durarem os estoques.Todos os compradores também ganham brindes exclusivos com a marca do Polo! Sorteios válidos durante as compras do mês de dezembro de 2025.

Produtores e expositores

  • Agulha Doce
  • Ateliê Samaruka
  • CoguLi
  • Comitê Interaldeias
  • Do Matos
  • Meliponário Mondury
  • Mulher Rendeira
  • Nolunesa
  • Pérola Cosmétick
  • Recanto Magini
  • Recanto do Jakinha

Créditos do Fotógrafo: Elias Gomes Fotografia

  • Sobre o Mercado Municipal de Pinheiros

    O Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, mais conhecido como Mercado de Pinheiros, foi inaugurado em 1910. Erguido primeiramente onde hoje é o Largo da Batata, na Av. Brigadeiro Faria Lima, devido a esse ser então um ponto estratégico no caminho de tropeiros e comerciantes, era o preferido dos produtores oriundos do interior do Estado. Depois, foi reerguido no atual endereço, em 1971. Atualmente, conta com 39 boxes, entre empórios, mercearias, peixarias, quitandas etc., além de opções gastronômicas.

    Sobre o Polo de Ecoturismo de São Paulo

    O Polo de Ecoturismo de São Paulo é um território extenso, que ocupa cerca de 28% da área do município. É subdividido em três distritos, sendo Parelheiros e Marsilac na Subprefeitura de Parelheiros, e um trecho do distrito de Grajaú, parte da Subprefeitura de Capela do Socorro, com destaque para o bairro da Ilha do Bororé. A região possui uma grande importância e riqueza ambiental. Ao longo dos mais de 400km² de extensão, encontram-se importantes unidades de conservação, como áreas de preservação ambiental, parques naturais, reservas particulares de patrimônio natural, além da Terra Indígena Tenondé Porã. Parte da extensão do Polo é definida como zona rural. Em toda essa extensão territorial é possível encontrar atrações, como cachoeiras de águas cristalinas, sítios agroecológicos, patrimônio histórico e importantes marcos culturais da cidade.

    Site do Polo

    Acesse www.polodeecoturismosp.com para saber mais.

    Redes sociais do Polo

    Encontre o Polo de Ecoturismo usando o endereço @polodeecoturismosp no Instagram. Facebook, YouTube e TikTok.

    Dúvidas e contato

    Envie um e-mail para polodeecoturismo@spturis.com.

    Serviço:

    Natal na Vitrine do Polo

    Mercado Municipal de Pinheiros

    Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros

    A loja Vitrine do Polo de Ecoturismo de São Paulo fica no piso inferior do Mercado.

    Aberto de segunda a sábado

    Horário: das 10h às 18h

    Edição po Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 16-12-2025
Regulamento das Notícias
PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.