Notícias
Em 2008, um bar de drinks e chope na praça central de Serra
Negra, virou um restaurante com clima de boteco. Na época, a cidade ainda não
era vista como destino gastronômico, e as mesas dos estabelecimentos da região
eram, em sua maioria, de plástico. Foi esse cenário que o empresário Rafael
Dias Accorsi decidiu mudar ao inaugurar o Café Boteco, o embrião do que hoje é
o Grupo Café Boteco.
Em entrevista, Rafael Accorsi conta que a
ideia nasceu da vontade de recriar, no interior paulista, a atmosfera dos
restaurantes de rua que conhecia em Paris e Nova York, do trânsito de gente
pela calçada. Sem experiência prévia em gastronomia, ele investiu no que a
concorrência não tinha. Segundo ele, esse padrão logo passou a se destacar dos
demais estabelecimentos da região, o que motivou uma reforma da cozinha, com
equipamentos e desenvolvimento de cardápio, dando início a um novo formato de
se comer à mesa, na cidade de Serra Negra.
O efeito boulevard
O padrão criado pelo Café Boteco não ficou restrito a um endereço. Nos anos seguintes, concorrentes passaram a se instalar no entorno, usando a casa como referência, um movimento que, segundo Accorsi, resultou na formação de um boulevard gastronômico no centro da cidade, deslocando o eixo do movimento turístico para a região e beneficiando o comércio e a hotelaria locais.
Para o empresário, competir isoladamente deixou de ser uma opção. Ele reconhece que o crescimento do polo gastronômico se tornou um estímulo natural à concorrência que, na visão dele, é positivo para quem visita a cidade, ainda que exija mais do empreendedor.
Um padrão, oito casas diferentes
Hoje à frente de oito casas, do boteco raiz à alta gastronomia da La Terrazza, passando por padaria artesanal, wine bar, gelateria e choperia, Accorsi afirma que o grupo não abre mão de um padrão elevado de qualidade em nenhuma delas, independentemente do tipo de estabelecimento ou do público de passagem. Segundo ele, essa exigência vale tanto para o boteco quanto para o La Terrazza, restaurante de DNA italiano que trabalha com insumos importados e ultrafrescos, e que carrega uma certificação internacional de sustentabilidade. Para Accorsi, esse tipo de reconhecimento ajuda a validar o trabalho do grupo perante o público e contribui para colocar o destino no radar de quem busca onde viajar e viaja para comer.
Sazonalidade, produto local e os próximos passos
Um dos desafios do turismo de interior é a sazonalidade, concentrada em feriados e alta temporada. Para atenuar esse efeito, o grupo aposta em eventos e menus alternativos na baixa temporada, mantendo a movimentação das casas o ano inteiro. Na composição dos cardápios, Accorsi destaca a priorização de produtores locais, leite, café, queijos, cachaça, embutidos, mel e secos fazem parte do que as casas servem.
Sobre o Grupo Café Boteco
Fundado em 2008 por Rafael Dias Accorsi, que segue à frente da direção geral do negócio, o Grupo Café Boteco nasceu com a inauguração do Café Boteco em Serra Negra (SP) e hoje reúne oito casas na cidade: Café Boteco, La Terrazza, Americana, Dita, Panne, Pebo, Norma e Botecário. A gestão geral das operações é liderada por Tatiana Tolentino Mosca, antropóloga e educadora, à frente do grupo desde 2017. Juntas, as casas consolidaram Serra Negra, no Circuito das Águas Paulista, como um dos principais destinos de turismo gastronômico do interior paulista.
15/09/2026
15/09/2026
15/09/2026
15/09/2026
15/09/2026
15/09/2026
15/09/2026
15/09/2026
15/09/2026
15/09/2026
15/09/2026
15/09/2026
15/09/2026
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home