Notícias

FESTIVAL INCREMENTA FLUXO TURÍSTICO NA COSTA DAS BALEIAS


Reforçar a preocupação com a conservação da vida marinha e estimular o turismo são objetivos do Festival de Baleias, que acontece até domingo (21 de julho), em sua sexta edição, no município de Nova Viçosa. O evento, que tem característica itinerante, ocorrendo sempre no período em que as baleias jubarte migram para o litoral baiano para reprodução, tem o patrocínio do Governo do Estado por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia – Bahiatursa.

Além das atividades acadêmicas e de educação ambiental, que acontecem no festival, quem visitar Nova Viçosa tem a oportunidade de assistir a shows e desfrutar da vida cultural do município da Costa das Baleias, da culinária local, feiras de artesanato, exposições de fotografias e a Gincana Ecológica. Nesta edição está sendo lançada a primeira Flijuba – Festa Literária da Turma da Juba com a presença de escritores da região

Ao patrocinar o festival, a superintendência pretende estimular o aumento do fluxo de turismo  na temporada das baleias, que vai de julho a novembro. A Bahia é o Estado que possui o maior número de destinos para a observação das jubarte. Por suas águas quentes e tranquilas, o litoral do estado é escolhido como o local de permanência desses mamíferos, que chegam para acasalar, reproduzir e amamentar.

Por apresentar maior incidência desses gigantes do mar, a a Costa das Baleias, que compreende os municípios de Alcobaça, Nova Viçosa, Mucuri, Itamaraju, Itanhém, Mucuri, Teixeira de Freitas, Prado e Caravelas, no extremo sul baiano, ganhou o nome de Costa das Baleias. Durante a temporada, diversas empresas realizam passeios para os que desejam acompanhar de perto a aventura dos mamíferos.

O festival propõe a união de instituições públicas e privadas, de pesquisadores, educadores, estudantes e da sociedade civil em torno do debate sobre a situação dos ecossistemas na zona costeira e marinha e da conscientização sobre a importância da realização de ações pela preservação ambiental. Mesas redondas e palestras de pesquisadores e ativistas ambientais, presentes no V Simpósio do Mar, discutem e elaboram proposta de diretrizes para uso sustentável do mar no estado da Bahia.

ASCOM/ BAHIATURSA
Tel.: 55 71 3115-6078

www.bahiatursa.ba.gov.br

https://www.guiadoturismobrasil.com/roteiro/8/destino-costa-das-baleias-bahia

Fotos: João Ramos/Bahiatursa
Edição: Rose Cecília
Data de publicação desta Matéria 22-07-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI