Notícias

MAIS QUE UMA FEIRA PARA NEGÓCIOS, EXPROTEL ABRE ESPAÇO PARA TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS, ASPECTOS SOCIAIS, SAÚDE E MUITOS OUTROS PRODUTOS E SERVIÇOS PARA MELHORAR TODA A CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO.

Discutir Soluções e Inovações na Hotelaria fará de Florianópolis o 
centro das atenções de todo o ecossistema turístico do país.
Na próxima semana, entre os dias 13 e 15 de agosto, Florianópolis se transforma no centro de discussões sobre turismo e hotelaria. Acontece, no CentroSul, o 32º Encatho & Exprotel, evento gratuito que abrange palestras nos mais diversos setores, troca de experiências, cenário de lançamento do programa Investe Turismo pelo Ministro do Turismo em Santa Catarina, local para reuniões importantes do trade turístico nacional e espaço para comercialização e apresentação de Soluções e Inovações para a hotelaria, tanto em produtos e serviços, como em atualização do setor sobre leis, novidades, questões que preocupam o setor, discussões sobre temas relevantes para alavancar toda a cadeia do turismo de Santa Catarina e até mesmo do país.
Segundo o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, “desde sua primeira edição o evento vem buscando a excelência para os meios de hospedagem e, com o passar do tempo, integrando todos os setores que movem a economia do turismo. Em cada edição ampliamos as participações, como a entrada das Instâncias de Governança Regionais, para atender todo o processo do turismo, desde a captação de visitantes até a melhor tecnologia a ser utilizada para oportunizar as melhores experiências ao turista. O Encatho abrange palestras técnicas e funcionais, discussões sobre soluções a serem tomadas em conjunto para melhorar o atendimento, elevar a qualidade e entrelaçar os processos que movem o ecossistema turístico. Temos que falar a mesma língua entre os que fazem turismo e os que o movimentam”, esclarece Vailatti.
Neste ano a Exprotel está com centenas de marcas que envolvem tecnologias para higienização, gestão, automação de setores, segurança, softwares; amenities; higiene; colchões; cama, mesa e banho; gestão e proteção de acervos ; seguros; enxoval; solução em Wifi Marketing; lazer; arquitetura; móveis; pisos e tapetes; tecnologias de marketing hoteleiro; produtos de limpeza e lavanderia; fechaduras e cofres; solução para tratamento de efluentes líquidos e gasosos; locação de eletrônicos e diversos outros setores.
Além de abrir espaço para comercialização direta de produtos e serviços com preços especialmente preparados para a feira, a Exprotel também abre espaço para troca de informações e experiências, apresentar fornecedores e clientes, mesclar projetos sociais com a hotelaria, e muito mais. Confira mais alguns dos expositoeres desta edição. 

Conheça mais alguns expositores ou confira a listagem no site http://encatho.com.br/expositores/

Serviço:

O que: ENCATHO & EXPROTEL

Quando: 13 a 15 de agosto

Onde: CentroSul - Florianópolis

Quanto: Entrada Gratuita

Informações e Inscrições: (48) 3222-8492

http://encatho.com.br/

Realização: ABIH-SC

Filtros Marwilt leva gama de produtos para purificação de água.
Empresa tem soluções para todos os tipos de águas e fluídos.

A Indústria de Filtros Marwilt deve seu início ao senhor Herbert Wollick em 1998, quando o mesmo teve a ideia de desenvolver um filtro de água de entrada, com a função de filtrar toda a água que seria consumida. A Filtros Marwilt é uma empresa dedicada a processos de filtração e purificação da água. A Fábrica está sediada em Pomerode – Santa Catarina. 
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, a empresa terá em seu estande, cilindros e filtros com válvula para retro lavagem automática e manual para filtragem de água; sistemas de tratamento de água de poço artesiano; reaproveitamento de água de chuva e serviços em tratamento de água em geral.
Hoje, além dos filtros de entrada, a Marwilt traz soluções para todo tipo de água e fluidos. O Sócio e Diretor, Fernando Schawnke de Castro enfatiza que “a Marwilt é uma empresa de soluções em água e fluidos, sendo assim temos muito a oferecer para o ramo hoteleiro, onde podemos desenvolver soluções que tragam qualidade e economia de água e durabilidade de equipamentos hidráulico. Como exemplos temos bóiler, chuveiros, torneiras, canalizações, caldeiras de lavanderia, entre outros. Também oferecemos manutenção com rede hidráulica, caixa d’água e reaproveitamento de água de chuva. Este evento irá, com certeza, trazer uma maior visibilidade para Marwilt no ramo hoteleiro”.

Recreação para turistas pode ser conferida na feira.
Diversas opções serão apresentadas pela Recreanext para hotéis e eventos.
A Recreanext é uma empresa de recreação ligada ao esporte e com uma metodologia própria e diferenciada de trabalho. Especializada em recreação turística e hoteleira, trabalha com recreadores treinados na área da recreação fundamentada no esporte e no bem-estar e também treinados em vendas e atenção ao cliente, para junto com as ferramentas recreativas, ajudar a impulsionar a venda interna de serviços dos clientes e aumentar o feedback positivo dos hóspedes. 
Durante a 30ª Exprotel será apresentado material audiovisual do trabalho em hotéis e condomínios, material das abordagens com turistas, apresentação das atividades oferecidas, explicação da metodologia de trabalho e opções disponíveis. Na feira também será oferecido o novo serviço de assessoria em lazer e recreação para aqueles que trabalham com a sua própria equipe e precisam treiná-la para direcionar o trabalho a determinados objetivos. 
A empresa atende também eventos corporativos e particulares com adultos e crianças, abordando conteúdos específicos como trabalho em equipe, dinâmica, confiança e apresentações de serviço ou produto.  Com registo no Cadastur e associada ao Cref/SC, tem as atividades esportivas supervisadas por profissionais da área. Anabella Diaz, proprietária, afirma que participar da feira “é um modo de afirmar o nosso posicionamento no setor”. 
Rede CHA oferece profissionalização dos serviços e modernização das instalações.
Empresa participa da Exprotel apresentando serviços de hospedagem e operação hoteleira.
A Rede CHA nasceu para defender os interesses dos hotéis independentes e familiares, fortalecendo a operação hoteleira e ajudando a reposicionar os pequenos hotéis o mercado. O desafio é estabelecer o conceito que permita aos clientes sentirem-se "em casa". Ao fazer parte da CHA, estes hotéis adquirem uma identidade padrão, sem abrir mão das tradições e costumes locais, além de terem acesso aos canais digitais que impactam o grande público.
O objetivo da rede é profissionalizar os serviços e modernizar as instalações de cada um dos hotéis por meio de parcerias com os proprietários. Durante a Exprotel a rede vai apresentar serviços de hospedagem/operação hoteleira. A Secretária executiva Tatiane Luz Linzmeyer enfatiza que “a participação no evento visa apresentar a Rede CHA; business; apreciação do evento; prospecção de novos negócios e divulgação da marca”.
Fechaduras e sistemas eletrônicos de segurança estarão em evidência.
Dormakaba apresentará gama de produtos e serviços durante a feira.
A Dormakaba oferece ao setor hoteleiro uma extensa linha de soluções de controle de acesso. No Brasil, mais de 1.000 empreendimentos hoteleiros trabalham com os sistemas, que se destacam pela alta qualidade, confiabilidade e baixa manutenção.
Fechaduras eletrônicas como a 760 – fechadura magnética; 790 – fechadura de proximidade; Confidant – fechadura de proximidade; Saffire – fechadura de proximidade e BLE serão alguns dos produtos em comercialização durante a 30ª Exprotel. 
A Dormakaba é fruto da fusão das multinacionais Dorma e Kaba. No Brasil a Dorma iniciou suas atividades em 1984, estabelecendo-se em São Paulo e já em 1986 passou a atender toda a América Latina. O mercado associa a marca Dorma às renomadas molas aéreas e de piso, no entanto, a reputação de excelência da Dorma em molas se estende para uma ampla gama de produtos, tais como: portas automáticas, sistemas manuais de portas, portas giratórias, painéis deslizantes, ferragens para portas e vidros temperados e barras antipânico.
A Kaba está presente no mercado brasileiro há mais de 15 anos oferecendo produtos de alta qualidade e inovação tecnológica. Líder absoluta na Europa e uma das líderes mundiais, a Kaba desenvolve seus produtos ao longo de mais de 150 anos de história para os mercados de hotelaria, bancário (cofres e caixas eletrônicos – ATMs) e de controle de acesso comercial e residencial. Juntas, as empresas se consolidam como uma empresa forte, altamente competitiva, oferecendo soluções abrangentes para o mercado nas mais variadas verticais de negócios.
No evento a empresa vai apresentar também sistema de gerenciamento de hotel; economizadores de energia e cofres.
Miguel Kahn, gerente de marketing enfatiza que a Dormakaba é uma empresa com atuação em todos os Estados do Brasil portanto, “estar próximo do público de SC faz parte da estratégia da empresa. O público qualificado da feira gera importantes negócios e por isso que este será o terceiro ano consecutivo da empresa na Exprotel”.
Rossmark apresenta técnica e arte em móveis sob medida.
Empresa está há 90 anos no mercado e exibe toda a experiência no mobiliário para hotéis, pousadas e resorts.
Fundada em 1929 por Emil Rossmark, a Rossmark iniciou suas atividades produzindo móveis estofados. Em 1933 já com sua sede própria, contava com uma loja e passou a produzir móveis em geral. Na década de 50 especializou-se na fabricação de móveis sob medida. Já nos anos 70 mudou para uma nova sede e passou a produzir móveis seriados em estilo colonial. Com larga experiência na produção de móveis seriados, nos anos 80 a Rossmark passa a produzir móveis para hotéis, pousadas e resorts, mas sem deixar de atender seus clientes residenciais e comerciais. A administração atual, com uma gestão estratégica, colocou a Rossmark em todo o território nacional, atuando principalmente na regiões sul e sudeste.

E com esta vasta experiência, a empresa apresenta durante a feira, móveis sob medida para hotéis, pousadas e resorts. O Gerente Comercial Fabiano Schwertl pontua que “a Exprotel é o maior evento hoteleiro da região e a Rossmark, como uma reconhecida fornecedora de mobiliário para hotelaria, não poderia ficar de fora. O evento traz para as empresas que participam, acima de tudo, o networking, promovendo rodadas de negócios, palestras e uma feira completa”.
Conforto na hora de dormir.
Probel apresenta na Exprotel produtos exclusivos para hotelaria.
Há 80 anos a marca oferece ao mercado uma vasta linha de produtos únicos e diferenciados. Pioneira na utilização de diversas matérias-primas a marca Probel é conhecida pela qualidade e inovação tecnológica. Os produtos são elaborados especialmente para seus consumidores com requinte e beleza. 
Alinhado ao planejamento estratégico 2019 mas, condizente com toda a história e tradição da marca, que ainda hoje é lembrada pelo mercado como sinônimo de qualidade, apresenta um estudo voltado ao conceito Premium trazendo equilíbrio, robustez e elegância na proposta.
A Probel está de cara nova. Uma nova marca que vem acompanhada de um novo conceito. Aliás, mais do que isso, um convite: para você ter uma vida mais pró. Porque a Probel quer te oferecer o melhor colchão para sua saúde e seu conforto, mas também quer te oferecer uma vida mais proativa, produtiva, propositiva e profissional em todos os sentidos. Produtos exclusivos de Hotelaria serão apresentados durante a 30ª Exprotel.
Cases de arquitetura e gestão de obras em destaque.
MM Arquitetura Conectada apresenta, ainda, produtos e serviços de parceiros durante o evento.
A MM Arquitetura Conectada surgiu a partir da união de duas empresas, a Final Forma Studio Design e Estilo Próprio Arquitetos Associados no ano 2015. Hoje, juntas, somam mais de 20 anos de experiência na arte de construir, fazendo arquitetura com paixão e dedicação. Esta parceria trouxe novos desafios para desenvolver projetos com uma visão global de arquitetura integrada, mais inclusiva e consciente no uso e especificações diversas.

Durante a 30ª Exprotel serão apresentados cases em arquitetura e gestão de obras exemplificando o trabalho de atualização (Retrofit) que a empresa desenvolve em hotéis da Grande Florianópolis.
Para as arquitetas Carolina Gobbi Mocelin e Patricia Moschen, participar de uma feira deste porte é imprescindível. “O intuito é buscar contato direto com gerentes e gestores hoteleiros, a fim de entender melhor suas necessidades e despertar neles a importância de um bom planejamento e gerenciamento dos recursos ao realizar projetos de reformas de atualização física dos ambientes na área de hoteleira. Além, é claro, de ser uma ocasião excelente para discutir e fomentar novos serviços ou testá-los, investigando diretamente o mercado para nossos parceiros”, finalizam.
No estande estarão também alguns parceiros como fornecedores e móveis sob medida, revestimentos, mobiliário, comunicação visual e luminárias. As arquitetas garantem que todo o processo de trabalho é observado bem de perto, dos primeiros rabiscos criativos até a execução da obra, assegurando a satisfação das entregas pelos clientes. O foco da empresa é criar projetos funcionais, agradáveis, inspiradores e, acima de tudo, seguros.
Wier apresenta tecnologia limpa para higienização nos meios de hospedagem.
Durante 30ª Exprotel empresa leva soluções para degradar micro-organismos e compostos químicos, reduzindo o impacto ambiental.
A Wier é uma empresa de tecnologia sustentável, tem presença confirmada na 30ª Exprotel, levando uma solução para higienização avançada de ambientes e superfícies à base de plasma frio e ozônio. Desenvolve geradores de ozônio, uma tecnologia inovadora que utiliza apenas o próprio oxigênio (O2) para produzir o ozônio (O3) através das descargas elétricas na placa de plasma frio. O resultado disso é um gás altamente oxidante que é degrada qualquer molécula contaminante, desde micro-organismos como vírus, ácaros e fungos, até as moléculas odoríferas que causam os maus odores. É o fim definitivo dos maus odores e micro-organismos, sem o uso de produtos químicos nem refil. 
Na Exprotel a empresa vai apresentar a linha Purifc: OZplus e OZpro, equipamentos eletrônicos portáteis para a realização e purificação de ambientes com total a eliminação de maus odores e micro-organismos, sem uso de produtos químicos nem refil, com funcionamento automatizado. Também será apresentada a linha SANIT, desenvolvida para a desinfecção de alimentos eliminando micro-organismos patogênicos e agrotóxicos dos alimentos, bem como na higienização de superfícies como cozinhas, restaurantes e utensílios como talheres, louças, recipientes garantindo a esterilização completa. Por fim, o estande também terá a linha ACQUA, uma solução sustentável e econômica para o tratamento de água de piscinas, diminuindo quase completamente o uso do cloro e seus efeitos nocivos à saúde, como alergias, olhos vermelhos e ressecamento da pele e cabelo dos banhistas.
Lançamento.
Durante o evento a Wier vai lançar a OZCOMFORT. Já que a tecnologia desenvolvida está aliada aos mais elevados padrões de excelência e inovação: oferece por meio da tecnologia uma nova solução para um velho problema do setor hoteleiro: a higienização das suítes. O novo conceito aplicado aos equipamentos da linha PURIFIC alinhado às tendências tecnológicas estão transformando o setor hoteleiro por meio da automação de tarefas, com geradores de ozônio que realizam a higienização avançada, descontaminação de micro-organismos e desodorização de ambientes. A nova OZComfort é uma solução para o setor de hospedagem, pois oferece a automatização das tarefas como a linha PURIFIC e apresenta um timer que possibilita o agendamento da aplicação do ozônio, resultando numa tecnologia com maior controle e mais agilidade para a equipe de limpeza. 
No estande também será apresentada uma planta piloto para o setor Industrial, demonstrando o poder do ozônio na degradação de quaisquer compostos químicos.
Priorizando sempre a preservação do meio ambiente ao oferecer para o mercado equipamentos e sistemas voltados para a higienização avançada de superfícies, ambientes, alimentos, oxi-sanitização e tratamento de efluentes, a empresa foi fundada a partir dos pilares em defesa da sustentabilidade, saúde, tecnologia e inovação. Há oito anos no mercado, desenvolve equipamentos que utilizam apenas a eletricidade e o oxigênio para realizar tarefas que até então eram executadas com o uso massivo de produtos químicos poluentes e demandam maior tempo e gastos, que podem agora ser poupados com o uso do ozônio, uma tecnologia limpa, sem subprodutos tóxicos e diminuindo o impacto ambiental. 
O ozônio é um sanitizantes natural com alto poder de oxidação, degrada micro-organismos como mofo, ácaros, vírus, bactérias, quaisquer patógenos como também as moléculas causadoras dos maus odores. Também degrada compostos químicos, como agrotóxicos e até resíduos industriais lançados no meio ambiente reduzindo o impacto ambiental. Dentre as inúmeras vantagens do uso do ozônio, destaca-se a redução do consumo de produtos químicos, não havendo a necessidade de refil ou consumo de água, o que resulta em redução de custos e mais saúde para a sociedade e o meio ambiente. Esses avanços em prol de um crescimento econômico fomentando o uso sustentável das fontes naturais renderam à Wier duas grandes premiações em defesa da sustentabilidade. 
A diminuição do impacto ambiental teve o reconhecimento de grandes associações nacionais, concedendo premiações à Wier pela ABIQUIM e Fritz Müller, os dois prêmios mais importantes do segmento industrial no Brasil associados à sustentabilidade. 
A empresa oferece um panorama diversificado na prestação de soluções, atendendo nichos diversificados que incluem o setor industrial (tratamento de efluentes, cervejarias e bebidas, alimentícia, etc), agronegócios, uso residencial e hotelaria e motelaria. Linha Purific: purificador de ambientes. Em ambientes internos a linha Purific apresenta inúmeros benefícios, pois elimina definitivamente os problemas causados por ácaros, fungos e outros micro-organismos, já que oxida as células desses vetores, garantindo total esterilização até mesmo de locais de difícil acesso, apresentando um diferencial em relação aos produtos químicos convencionais. Eliminação de maus odores Também apresenta vantagens em relação aos sanitizantes comuns na eliminação de maus odores, eliminando os custos com aromatizadores de ambientes que apenas camuflam temporariamente o problema. Previne doenças respiratórias.
É uma excelente alternativa para acabar com os problemas de saúde causados pela proliferação de ácaros, vírus e bactérias, relacionados a alergias e problemas respiratórios como a sinusite e a rinite. Por isso, seu uso não se restringe ao uso em estabelecimentos comerciais, mas, também para o uso residencial. 
Higienização com excelência.
A higienização das suítes em hotéis, motéis, pousadas, hostels e resorts é uma questão primordial para oferecer uma hospedagem com excelência, sendo sempre a prioridade máxima na gestão hoteleira. “Por isso, nossas soluções para a higienização avançada dos ambientes a base de ozônio já é reconhecida no mercado hoteleiro pela eficácia, otimização de tarefas repetitivas, trazendo maior custo-benefício já que oferece redução de custos com produtos químicos e assim uma melhor experiência aos hóspedes”, garantem Gláucio Renê, Head of Marketing da empresa e Michélli Darü – Head of Sales.

Exprotel terá espaço para projetos sociais.
Ong Autonomia apresenta cartilhas sobre inclusão e trabalhos realizados com famílias de autistas e pessoas com deficiência.
A ONG Autonomia atua em Florianópolis no acolhimento e empoderamento de famílias de autistas e de pessoas com deficiência. Durante a feira vai apresentar os produtos com a logomarca da entidade e de algumas campanhas que já foram realizadas. 
Também haverá livros que foram desenvolvidos com autistas artistas; camisetas, canecas, chaveiros e outros materiais gráficos de divulgação, além do lançamento de Cartilhas sobre inclusão.
Criada em 2006, no Rio de Janeiro, pela professora Andrea Monteiro, a ONG começou suas atividades em Florianópolis em 2009, onde realiza atividades semanais com 250 pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos e famílias), que acontecem gratuitamente em espaços públicos da cidade ou em espaços cedidos por pessoas ou empresas parceiras da ONG.
Para a diretora Andrea Freire Monteiro a participação na Exprotel é importante para “trabalhar junto ao setor de turismo e hotelaria a acessibilidade de pessoas com deficiência física e intelectual”. 
O 32º Encatho & Exprotel, que tem como tema “Soluções e Inovações na Hotelaria”, acontece entre os dias 13 e 15 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis e tem entrada gratuita, com mais de 20 palestras, diversos encontros do trade e muito mais. Confira a programação no site www.encatho.com.br e garanta sua vaga.
COEPAD também apresenta produtos de projeto social.
Cooperativa vai comercializar artigos feitos nas oficinas da entidade.
A COEPAD – Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência é uma cooperativa social que objetiva proporcionar a capacitação e trabalho às pessoas com deficiência intelectual acima de 18 anos, com ênfase na reciclagem de papel, proporcionando a inclusão na sociedade. 
O projeto da COEPAD, pioneiro no Brasil no modelo de “cooperativa social”, foi criado pela Lei No. 9867/99. As cooperativas especiais representam a possibilidade de organização social e econômica de pessoas excluídas. Elas têm a especial função básica de atuar com pessoas que estão em um processo de exclusão ou situação de desvantagem.
Durante a feira serão apresentados artigos de papelaria feitos com papel artesanal, como blocos, agendas, cadernos; artigos feitos com tecido ecológico, como bolsas, aventais, panos de prato, entre outros.
Para Silvana Deichmann Zimmermann, Diretora Administrativa-Financeira Voluntária, “participar da 30ª Exprotel significa para a Coepad uma oportunidade ímpar de divulgarmos o nosso trabalho, além de nos estimular a continuar com o desafio de propiciar às pessoas com deficiência a efetiva inclusão social e o seu reconhecimento como cidadãos”.
Oficinas.
O trabalho na COEPAD é desenvolvido hoje por 46 deficientes intelectuais em seis Oficinas de Produção: Papel Artesanal, Cartonagem, Estamparia, Corte e Costura e Acabamento Gráfico. Nelas, eles participam ativamente das etapas produtivas e, nas tarefas de maior complexidade e/ou de risco, são auxiliados pelos voluntários, sob a supervisão de coordenadores, voluntários e colaboradores.
O papel artesanal, produzido sem o uso de produtos químicos, resulta na confecção de brindes como agendas, blocos, cadernos. Destaca-se a fabricação do papel-semente que utiliza rúcula, salsa, cravo e boca-de-leão. O papel-semente é inserido em artigos de papelaria (nas Oficinas de Cartonagem) cuja folha poderá ser destacada para plantio das sementes.  A Oficina de Corte e Costura produz sacolas, bolsas e embalagens ecológicas. As outras Oficinas, Acabamento Gráfico e Estamparia, complementam o trabalho.
Considerada de Utilidade Pública Municipal (Lei Nº 9170/01) e Utilidade Pública Estadual (Lei Nº 13.703/06), a COEPAD recebe apoio de instituições parceiras que garantem a aquisição de maquinário e de matéria-prima, cursos de capacitação, e outros projetos sociais que desenvolve. A entidade não recebe subvenções públicas, busca a sustentabilidade financeira por meio da comercialização de seus produtos artesanais e participação em feiras e eventos. Os recursos captados são investidos na manutenção da sede e nas ações sociais desenvolvidas pela COEPAD e destinadas às pessoas com deficiência.

Fotos: Divulgação
Edição: Rose Cecília

PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01303-030
+55 (11) 3260-8488
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


R J Publicidade e Marketing Ltda
CNPJ: 18.780.295/0001-21

© Copyright 2019 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DIGITATOS