Notícias

BEM -VINDOS A UMA DAS MAIS CHARMOSA ROTA DO ENCANTOS DO SUL, NA SERRA DE SANTA CATARINA


Rota Encantos do Sul, como é conhecido a região turística do Sul Catarinense, reserva aos visitantes grandes surpresas durante todos os dias do ano. Lugares como  a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que levam a alguns dos pontos mais altos do país. A Serra é indicada para a prática de trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa e pesca esportiva da truta. Você encontrará belas paisagens formadas por florestas de araucárias, rios, represa, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, recantos e natureza preservada, indicados para a prática do ecoturismo, esportes radicais e a tranquilidade no campo, existem trilhas e boa parte conduz as cascatas e cachoeiras no meio da mata, montanhas, termas, água mineral, cidades turísticas e históricas, monumentos, memorias, museus, santuário, patrimônio histórico, artístico nacional, turismo e festas culturais, gastronômico, hospedagens, roteiros integrados, ecológico, religioso, de compras, a rota da cervejas artesanais e rota dos vinhos, eventos em geral,  praias belíssimas, dunas, surf, lagoas, pacotes e roteiros personalizados e a área de proteção Ambiental da Rota da Baleia Franca no litoral Sul Catarinense.

Destacamos nesses roteiros algumas cidades turísticas.
Vejam todas as cidades que fazem parte da Rota Encantos do Sul 
Garopaba / Praia do Rosa / Praia Grande / Laguna / Imbituba / Itapirubá / Tubarão 
Criciúma / Urussanga  / Sombrio / Içara / Orleans / Araranguá / Gravatal / Siderópolis 
Turvo / Balneário Arroio do Silva / Braço do Norte / Imaruí / Jaguaruna 
/ Forquilhinha / Nova Veneza / Passo de Torres /Cocal do Sul. 
No roteiro da Serra Rota Encantos do Sul, começamos a nossa rota pela a charmosa Nova Veneza, no Sul do Santa Catarina, um pedacinho da Itália no sul do Brasil, pontos turístico para visita obrigatório nesse clima europeu, paisagens do interior, gastronomia e muito vinho, um cenário bucólico com fortes referências dos imigrantes italianos, já que a cidade foi fundada em 1891, nomeada inicialmente de “Colônia Nuova Venezia”, por cerca de 400 famílias que imigraram da região do Vêneto. Hoje é reconhecida como a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, são diversos restaurantes que enaltecem as tradições gastronômicas e cerca de 95% dos moradores são descendentes italianos. Fica bem próxima a cidade de Criciúma, a maior cidade do sul de Santa Catarina. O aeroporto mais próximo é o de Jaguaruna, mas você pode também chegar por Florianópolis e alugar um carro.

Com muito charme, encantadora e romântica, a cidade de Nova Veneza atrai milhões de turistas todos os anos, os motivos para visitar a cidade são muitos. Listamos os principais pontos turísticos de Nova Veneza, a Casa de Pedra da Família Bratti, que foi construída pelo imigrante Luigi Bratti, há mais de 120 anos, foram tombadas como Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Arquitetônico do Estado de Santa Catarina, construção que levou 14 anos para serem construídas. A visita é um momento para voltar ao passado, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram à região do sul catarinense. Os passeios de ecoturismo em Nova Veneza chamam a atenção com as belezas naturais e diversidade! São lugares obrigatórios para quem viaja para a Rota Encantos do Sul. É possível realizar roteiros culturais, gastronômicos, ecoturismo e muito mais. Registrar uma foto na famosa Gôndola Lucille Veneziana, que chegou em 2006 na cidade. Antes de ser doada, a embarcação foi utilizada nos canais de Veneza, 100% artesanal, fabricada por um canteiro que tem mais de 700 anos e simboliza uma aproximação entre as cidades. O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio,  o Pórtico de entrada, a Praça Humberto Bortoluzzi, o Museu do Imigrante, a Igreja Matriz de São Marcos, a Carnevale di Venezia, são alguns pontos turísticos e eventos obrigatórios para visitação.

1 - Hotel Dolomiti, com arquitetura inspirada nas edificações características das montanhas Dolomitas, é o ponto de partida para uma fascinante viagem pela história e  tradições religiosas e culturais de Nova Veneza, localizado no distrito de Caravaggio.
https://www.hoteldolomiticaravaggio.com/

2 - Hotel Bormon, localizado na entrada de Nova Veneza, dá as boas-vindas para quem chega na cidade. Um ambiente tranquilo e confortável.
http://www.hotelbormon.com.br/

1- O Aguaí Santuário Ecológico é um parque localizado próximo à Barragem do Rio São Bento e da Reserva Biológica Estadual do Aguaí. Seja para crianças, adultos ou idosos, nosso parque está super preparado para receber você e sua turma.
2- A Trattoria Montalccino tem a gastronomia italiana como principal característica. Inaugurada em 2016 em um casario de Nova Veneza, o local preserva a história dos imigrantes italianos. 
https://www.facebook.com/Trattoriamontalccino/
3- A Vinícola Borgo encontra-se em um acolhedor castelo, uma construção localizada no interior de Nova Veneza com uma das mais belas paisagens que lembram a Itália. 
https://www.vinicolaborgo.com.br/
4- Lança Perfume, a  grife que completou mais de 13 anos inaugurou sua primeira Unique Store. O novo espaço, localizado na cidade natal da marca, Nova Veneza, em Santa Catarina, foi montado em um casarão histórico e aproveita a arquitetura colonial de forma contemporânea.    https://www.lancaperfume.com.br/
5- Alpino Restaurante, um ambiente familiar e aconchegante, localizado no centro da rota gastronômica de Nova Veneza, se diferencia pelo seu tradicional rodízios de filés, deliciosos prato à la cartes, além de uma variedade de bebidas.
6- A Casa do Chico, sabores inspirados na melhor tradição dos imigrantes italianos, está localizada ao lado da Praça Humberto Bortoluzzi, com pratos diferenciados e uma selecionada carta de vinhos.
https://www.facebook.com/CasadoChicoGhellere/
7- Di Piero Uomo, Moda masculino, feminina com estilo. Novidade que aterrissou por aqui! 
https://www.facebook.com/dipierouomo/
8- São Marcos - Confeitaria, Padaria e Restaurante, bem no centro é a melhor opção com um atendimento refinado. Pães, tortas, para deixar seu café ainda mais gostoso, restaurante com comida típica.
9- A Mio Cacau é uma dos pioneiros no estado de Santa Catarina, na produção do chocolate bean to bar (traduzindo da amêndoa a barra) controlando todo o processo de fabricação deixando o produto mais nutritivo, saudável e saboroso.
https://www.facebook.com/miocacau/
10- Ristorante Veneza, desde 1958 se destaca pelo sabor das comidas da Nonna, servindo o melhor almoço típico italiano da região de segunda a domingo no coração de Nova Veneza.
http://www.ristoranteveneza.com.br/

Lauro Müller faz parte da Rota Encantos do Sul e está situado dentre de uma das mais importantes rotas turísticas do Estado de Santa Catarina, a Serra do Rio do Rastro, que liga a serra com o litoral.  Serra do Rio do Rastro: Localizada na Rodovia SC-438, é de livre acesso e não possui número máximo de visitantes. A Serra do Rio do Rastro foi construída em 1841 para a exploração do carvão e foi pavimentada nos anos 80. São 15 quilômetros de estradas em concreto escavadas em rocha natural, contornando com 156 curvas um profundo "cânion" de 1.460 metros em relação ao nível do mar. É considerada uma das estradas mais bonitas e desafiadoras do Brasil e do mundo, e seu percurso propicia a visão de imagens inesquecíveis!
Além da Serra do Rio do Rastro, Lauro Müller apresenta outras belezas, tais como trilhas históricas, cachoeiras, castelo, primeira mina do Brasil. Hoje ocorrem em Lauro Müller grandes eventos de nível internacional. 
Santa Catarina tem como destaque também a Rota das Cervejas. 
Visite as principais fábricas e cervejarias artesanais, conheça de perto o processo de produção da bebida e experimente diversas versões de cervejas e chopes. Enquanto os imigrantes italianos estão ligados à produção de vinho, os alemães são conhecidos por sua tradição cervejeira. Nos municípios de colonização predominantemente germânica há diversas fábricas e cervejarias artesanais. Na Rota dos Encantos do Sul já traz o que há de melhor no mundo das cervejas artesanais. Não é preciso ir para outras regiões de Santa Catarina para beber uma autêntica cerveja, nós trazemos até você. 
Cervejaria Lohn Bier.
Destacamos nessa Rota a Cervejaria Lohn Bier, localizado entre o município de Lauro Muller a cidade de Orleans, que fica em baixo da Serra do Rio do Rastro. A Lohn Bier foi inaugurada em 2014 e já é dona de prêmios importantíssimos no mercado cervejeiro e já ganhou 28 medalhas. Nascida por um hobby, à família Lohn produz cervejas artesanais de qualidade, muito bem aceita pelos amantes do puro malte. A cervejaria fica em anexo a empresa, tem o Pub da Lohn Bier com capacidade para 120 pessoas possui uma loja com todos os tipos de cervejas disponíveis no mercado. Além de cerveja, tem copos, camisetas, abridores de garrafa, bonés e vários tipos de kits. Dividido por um vidro, você pode curtir o pub com seus amigos vendo os tanques de fermentação da cervejaria. Quem fez uma apresentação de todo o processo produtivo foi o Richard Brighenti, um dos membros da família Lohn e Sommelier da cervejaria, entendem de todos os processos e nos mostrou tudo com detalhes, além da degustação de vários tipos de cervejas e chopes, sem duvida, não saímos de lá sem finalizar com uma sobremesa de sorvete de baunilha, trufa de chocolate e calda feita com a redução de carvoeira.
https://www.lohnbier.com.br/

Orleans, como outras cidades da Rota Encantos do Sul, integra também os Roteiros Nacionais de Imigração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A  cultura e os costumes dos imigrantes italianos que chegaram à região há mais de 100 anos. Locais como a Casa Barzan, a Igreja Matriz Santa Otília e o Museu ao Ar Livre, outro destaque do município é o Paredão do Zé Diabo, conjunto de esculturas entalhadas no paredão da estrada de ferro que margeia o Rio Tubarão.  O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel foi idealizado pelo Padre João Leonir Dall Alba em 1974 e inaugurado em 1980. Ao todo, 15 construções típicas da região fazem parte do acervo. A cidade de Orleans,  foi um presente do imperador Dom Pedro II à sua filha Princesa Isabel, pois foi dada por ocasião do casamento da princesa com o Gastão de Orleans. O nome, inclusive, é uma homenagem à terra natal do conde, que fica na França.

Real Nob Hotel, com capacidade de 59 unidades, estacionamento, garagem, café da manhã, sala de estar, academia, sala de jogos, salão de eventos, sala de reuniões, lavanderia e a Churrascaria Azulão em anexo. https://www.realnobhotel.com.br/


1- Big Jack Cervejaria, em pouco tempo a paixão pelas cervejas foram aumentando e hoje consiste em um projeto voltado para cervejeiros artesanais, loja física e virtual de matéria prima e equipamentos para produção de cervejas, beertrucks para atender festas e eventos da região, disk chopp, cervejaria e diversos tipos chopeshttps://bigjackbeer.com.br/
2- BigJack BeerPub, possui ambiente temático, agradável e um atendimento especial. Música ao vivo, pratos saborosos e a melhor cerveja artesanal são atrativos que fazem da referência em Orleans e região de entretenimento e gastronomia. 

https://bigjackbeer.com.br/bigjack-pub-beer/

Que Seja Doce Brigaderia e Café, somos uma doceira artesanal. Por isso fazemos brigadeiros com 100% chocolate belga e também temos os sabores tradicionais que todo mundo ama e não dispensa em nenhuma comemoração! Além de nossos doces finos e tortas. Atendemos aniversários, casamentos, formaturas e tudo o que você quiser que seja doce!                                                            https://www.facebook.com/quesejadocebauru/

A Cachaça do Conde está entre as oito cachaças catarinenses premiadas no mais importante evento do setor de produção de cachaça do mundo. Produzida em Orleans, sabor inigualável, o produto já é conhecido por diversas regiões e faz sucesso em feiras e eventos.
https://www.facebook.com/Cacha%C3%A7a-Do-CONDE-1893272824287423/
Nó de Pinho Floricultura, designer floral, flores para presente & arranjos em geral. https://www.facebook.com/pg/Floricultura-N%C3%93-De-PINHO-Caravaggio-549432925210064/about/?ref=page_internal

Fotos Acervo: Santur Santa Catarina
No Destino dos Encantos do Sul, a Estância Turística de Gravatal é um lugar acolhedor num vale entre a serra e o mar, sendo um dos principais destinos turísticos de termalismo do Brasil. Uma cidade que oferece turismo de qualidade, natureza exuberante, compras, aventura, bem estar e saúde. A valorização da água de Gravatal como prioridade no desenvolvimento turístico possibilita a todos os visitantes uma experiência inesquecível, onde a hospitalidade faz parte da cultura local. Termas de Gravatal, se destaca pelas águas termais, infraestrutura hoteleira, comércio e pela variedade de atrativos associados ao ecoturismo. A água termal brota de uma fonte com temperatura de 37º graus, suas prioridades terapêuticas são recomendadas para os que precisam relaxar estimular a atividade celular e até mesmo desejam rejuvenescer. Localização privilegiada, pois, encontra-se a 40 km do mar e apenas 79 km da Serra do Rio do Rastro, que resulta de uma formação geológica de beleza exuberante, e o inverno ela presenteia com flocos de neve.


Fotos Acervo: Guia do Turismo Brasil/ Secretaria de Turismo de Tubarão
Encerramos a nossa Rota Encantos do Sul em Tubarão, conhecida como Cidade Azul, localização privilegiada, próxima ao mar, à serra e às águas termais, é cortada pela rodovia BR-101 e pelo Rio Tubarão, que em seu percurso desemboca na Lagoa Santo Antonio, em Laguna. É a cidade sede da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Estâncias termais, museus, passeio turístico ferroviário com locomotivas a vapor, bons hotéis e pousadas, polo comercial e gastronômico da região, turismo cultural, religioso e de aventura.
Hai Bier Cervejaria - Tubarão/SC
A cerveja certa que harmoniza com todos os momentos!
O primeiro BrwPub de Tubarão, onde você poderá curtir um ambiente descontraído com os amigos e ainda provar uma cerveja artesanal de qualidade com produção própria. 


Edição e fotos: Paulo Marques

O Portal Guia do Turismo Brasil viajou a convite do SEBRAE-SC, Encantos do Sul e da Rota Baleia Franca.
Data de publicação desta Matéria 11-10-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI