Notícias

ZERANDO O LIXO NO COLÉGIO MARISTA GLÓRIA


Produção do substrato húmus é elaborado com o lixo orgânico separado nas cantinas
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central da cidade de São Paulo (SP), desenvolveram um projeto para diminuir o lixo gerado no Colégio e também na comunidade no entorno do bairro do Cambuci. O nome: “Zerando o lixo no Glória”.

Uma das iniciativas é a produção do substrato húmus elaborado com o lixo orgânico separado nas cantinas do Colégio Marista Glória. Além do sistema básico para a coleta seletiva para separação dos materiais recicláveis dentro da instituição, a atividade deve se desdobrar tanto em uma campanha permanente de sustentabilidade quanto na sensibilização de sua comunidade para o consumo consciente dos alimentos.

“O Colégio agora conta com um equipamento próprio para realizar a compostagem acelerada para tratamento de todos os resíduos orgânicos descartados (composteira). O resultado final é um adubo orgânico em pó, seco, sem cheiro e com metade do volume inicial”, explica a docente responsável pelo projeto, Mirlene Medeiros.

A atividade interdisciplinar faz parte do projeto de intervenção social (PIS), uma prática pedagógica Marista que promove o diálogo, permitindo entender as necessidades humanas e sociais, questioná-las e traçar caminhos para enfrentar as problematizações contemporâneas.

Um estudo produzido feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo. São 11.355.220 toneladas e apenas 1,28% de reciclagem. Só está atrás dos Estados Unidos, da China e da Índia.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Foto: Divulgação
Edição: Rose Cecília
Data de publicação desta Matéria 18-10-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI