Notícias

5 PRATOS INCRÍVEIS COM BACALHAU PARA PROVAR NO CENTRO DE PORTUGAL


Tradicional no país, o peixe é item imprescindível na gastronomia da região, que tem até um museu dedicado a ele
O bacalhau é um peixe tipicamente português, estando presente na gastronomia do país inteiro. Mas é no Centro de Portugal que ele ganha seu lugar de honra, principalmente em Ílhavo, cidade que construiu um museu dedicado à sua história e que fica a 100 quilômetros de Porto.

O Museu Marítimo de Ílhavo conta como o peixe foi importante em uma época em que os portugueses passavam por escassez de alimentos. Como o bacalhau passa por um processo de salga e secura, ele durava mais tempo e chegava aos recantos mais longínquos do interior do país. Por isso e pelo fato de a pesca nos mares frios do norte ser perigosa na época, os pescadores de bacalhau eram verdadeiros heróis nacionais.

Com o bacalhau em abundância e outras carnes em falta, não é de se espantar que os portugueses tenham explorado a criatividade e criado centenas de pratos diferentes com o peixe. Listamos abaixo cinco deles para provar no Centro de Portugal, charmosa região que abrange cidades como Coimbra, Aveiro, Viseu e Fátima.

Bacalhau à Lafões

Uma versão do bacalhau empanado e assado em postas, com batatas, ovos cozidos, alho, cebola e, é claro, muito azeite. O melhor lugar para provar esta iguaria é Viseu ou alguma das cidades próximas, já que foi ali que ela surgiu.

Arroz de bacalhau

Este maravilhoso refogado de arroz, bacalhau, azeite, cebola e tomate é um prato cremoso e de dar água na boca. O resultado é absolutamente imperdível!

Caldeirada de Bacalhau

As caldeiradas são tradicionais em Portugal. Nada mais são que um ensopado que leva pão entre os ingredientes. A de bacalhau encanta pelos temperos e sabores, e leva o lombo do peixe, batata, tomate, pimentão, cebola, alho, louro e coentro – e não usa pão no preparo. As caldeiradas de peixe são uma especialidade da cidade de Aveiro.

Bacalhau à Lagareiro

O bacalhau à Lagareiro é cozido no leite e depois assado com azeite, assim como as batatas que são servidas junto.

Bacalhau gratinado

Não há como errar com um peixe delicioso coberto por um molho branco e que fica melhor ainda no forno. Há diversas maneiras de gratinar o bacalhau e todas elas são excelentes. Versões recheadas com batata doce e pão ou espinafres e queijo estão entre as favoritas.

Sobre o Centro de Portugal
A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com.

Fotos: Crédito Turismo do Centro de Portugal
Edição: Rose Cecília
Data de publicação desta Matéria 19-11-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI