Notícias

TRADICIONAL GALO DA MADRUGADA, DE RECIFE, ESTREIA NO CARNAVAL DE RUA PAULISTANO, 25 DE FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA), NO OBELISCO DO IBIRAPUERA, ÀS 09H


Ministério da Cidadania, Skol, Novelis, Ball, Booking.com e Pitú apresentam o primeiro desfile do Galo da Madrugada em São Paulo.
Cortejo inédito promoverá um intercâmbio entre a cultura pernambucana e o Carnaval paulistano.
A Oficina de Alegria, uma das protagonistas na retomada do Carnaval de Rua Paulistano desde 2011, inova mais uma vez ao firmar parceria com o Galo da Madrugada (PE), que fará sua estreia em São Paulo. O desfile acontece no dia 25 de fevereiro, terça-feira de carnaval, a partir das 09 da manhã. O local escolhido para receber o inédito cortejo é a Av. Pedro Álvares Cabral, próximo ao icônico Obelisco do Ibirapuera.
O desfile do Galo da Madrugada em São Paulo contará com aproximadamente 500 pessoas envolvidas, entre artistas, músicos, produtores e logística. A festa terá dois trios elétricos, o primeiro comandado por Gustavo Travassos, vocalista oficial do Galo da Madrugada e que terá a participação de Fafá de Belém. Já o segundo contará com André Rio, cantor que participa do bloco há mais de 25 de anos ininterruptos.
As conhecidas esculturas do Galo também estarão na avenida, adaptadas para o desfile de São Paulo. Serão 4 galos, sendo o maior com 4,5m de altura, além de outros três, medindo 3,5m, que sinalizam pontos de encontro ao longo do trajeto. As esculturas foram criadas e customizadas por diversos artistas pernambucanos.
Dez cabeças de Galo criados por Seu Amaro, também artista de Pernambuco, e os famosos bonecos gigantes cenográficos sempre presentes nos cortejos do Bloco, farão parte do desfile paulistano. Os bonecos criados por Silvio Botelho medem cerca de 3m de altura e representam figuras emblemáticas como Luiz Gonzaga, Alceu Valença e o próprio Galo.
Idealizado em 1977, o Galo da Madrugada canta e exalta as manifestações culturais populares pernambucanas. O público de São Paulo terá a oportunidade de conferir as tradicionais performances de 30 passistas de Frevo; o grupo de Maracatu Baque Virado Estrela Dalva e o de Maracatu Baque Solto Leão Formoso, com seus Caboclos de Lança, um dos símbolos da cultura de Pernambuco e do Maracatu Rural. Durante a concentração e aquecimento dos trios elétricos, a famosa Orquestra de Frevo se apresenta no chão com repertório de frevo acústico.
No primeiro trio, Gustavo Travassos, cantor oficial do Galo da Madrugada, receberá como convidada a cantora Fafá de Belém, que completa 45 anos de carreira em 2020. Fafá abrirá sua participação cantando o Hino de Pernambuco à capela, na sequência, a banda passará por diversos sucessos da carreira da cantora, entre eles, o clássico Vermelho. O repertório desse trio ainda inclui diversos sucessos nos ritmos de Frevo, Caboclinho, Ciranda e Mangue Beat, incluindo o Hino do Galo da Madrugada e a música Efeito Galo.

Desfile adaptado para a capital paulista terá 4 esculturas do Galo, bonecos gigantes, cabeças de galo, passistas de Frevo e Grupos de Maracatu.
O segundo trio será conduzido pelo cantor André Rio, que em 2019 comemorou 25 anos de desfiles ininterruptos pelo Galo da Madrugada. Na formação, André será acompanhado por uma banda com 11 músicos e instrumentos como: bateria, baixo, guitarra, teclado, duas percussões, e metais (sax, trompete e trombone). O cantor ainda receberá como convidadas especiais as cantoras pernambucanas Bia Villa-Chan e Gerlane Lopes.
No repertório, estarão clássicos da música regional e nacional interpretados pelo Galo, na voz de André Rio: Frevo Mulher (Zé Ramalho); Nas Ondas do Desejo e Arreia a Lenha (Almir Rouche); O Homem da Meia Noite (Alceu Valença); Chuva de Sombrinhas (André Rio); Cometa Mambembe (Carlos Moura); Vassourinha (Matias da Rocha); Pagode Russo (Luiz Gonzaga); País Tropical (Jorge Bem Jor), entre outros sucessos.
Plano de Sustentabilidade: Galo da Madrugada e Oficina de Alegria
Carnaval é sinônimo de alegria, irreverência e multiculturalidade, mas não se pode esquecer das toneladas de resíduos nas ruas, rios e mares que agravam a degradação do meio ambiente. Preocupado com esse impacto, o Galo da Madrugada tem como missão em 2020, caminhar rumo a um carnaval mais sustentável, realizando diversas ações práticas que fazem parte do Plano Estratégico de Sustentabilidade do bloco.
Entre os destaques do Plano, está a parceria com o #VADELATA, movimento da Ball Corporation e Liga da Reciclagem (inciativa da Novelis) que em 2020 promovem a maior ação de reciclagem já vista em um Carnaval. Executada pelo projeto “Do meu lixo cuido eu”, que em parceria com as cooperativas Vitória do Belém, Recicla-Butantã e Recifavela, o bloco terá a gestão de resíduos recicláveis durante e após o desfile do Galo da Madrugada em São Paulo.
Ao todo, a ação contará com cerca de 70 trabalhadores envolvidos, gerando renda para centenas de famílias de catadores. Além disso, será feito um trabalho de educação ambiental entre os foliões, com agentes distribuindo sacolas recicláveis e passando orientações sobre como descartar corretamente os materiais reaproveitáveis durante a festa. Após a coleta, os resíduos serão levados para ecopontos próximos ao bloco, onde serão separados, tratados e encaminhados à destinação correta.

Desfile adaptado para a capital paulista terá 4 esculturas do Galo, bonecos gigantes, cabeças de galo, passistas de Frevo e Grupos de Maracatu.
Os foliões poderão acompanhar o resultado do projeto a partir do Painel da Reciclagem colocado na avenida, que exibirá o quantitativo coletado em tempo real. Os números também serão exibidos no site porumcarnavalsustentavel.com.br.
Outra importante ação do bloco, que ocorre nas edições em Recife e São Paulo é a compensação das emissões de CO2 dos trios elétricos e carros de apoio, que será feita por meio do plantio de diversas árvores nativas.
Este ano, o Galo também desfila com o Selo EU ME MANIFESTO PELO PLANETA. Idealizado pela curadora cultural e empreendedora sustentável, Luciana Nunes, o Selo tem como missão aproveitar o engajamento em grande escala que o carnaval proporciona, para inspirar, conscientizar e convocar os foliões do mundo, a se manifestarem pelo planeta.
A coordenação do Plano de Sustentabilidade do Galo da Madrugada será assinada por Sérgio Xavier, diretor da Plataforma Circularis - Rede de Inovação para Economia Circular.
O Galo da Madrugada também incentiva a escolha da latinha de alumínio durante a folia, já que é 100% e infinitamente reciclável e campeã de reciclagem no Brasil, com uma taxa de 97,3%. Quando descartada corretamente, a latinha retorna ao mercado em até 60 dias.

Sobre a Oficina de Alegria
Site: http://www.oficinadealegria.com.br/
Facebook: Oficina de Alegra
Instagram: @oficinadealegria
A Oficina de Alegria, fundada há 12 anos, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os fundadores deixaram suas carreiras em empresas tradicionais para se dedicarem ao desenvolvimento de projetos que têm como missão criarem momentos de conexões para o público ou empresas.
Em 2020, além do Galo da Madrugada, a produtora promove em São Paulo desfiles e programações com o Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta, Os Capoeira, Fogo & Paixão e o infantil Bloquinho.
Uma das principais novidades apresentada pela Oficina de Alegria no Carnaval 2020 será o Trio Maravilha. Responsável pela realização de grandes desfiles, a produtora decidiu criar do zero, em parceria com o engenheiro Ronaldo Bitello, que assina o projeto, um trio elétrico que atendesse suas necessidades e estivesse de acordo com as normas de trânsito.
Com 19m de comprimento, 4,4m de altura e 2,6m de largura, o Trio Maravilha contará com um palco 360º, que permite maior proximidade entre os foliões e os músicos. O sistema de som é outro diferencial, com 48 caixas de som PA/SUB D&B, última geração, mesas de som digitais e microfonação sem fio da bateria.
Através de valores como cidadania e respeito ao meio ambiente, a Oficina de Alegria resgata o espírito do carnaval com festas nas ruas, praças das cidades, peças de teatro e eventos corporativos, com espírito de coletividade, simplicidade, liberdade e, claro, muita alegria.
Com uma logística cuidadosa e profissional, a Oficina de Alegria faz carnaval o ano inteiro, com eventos que vão além dos desfiles, como ensaios abertos e festas temáticas em espaços públicos e fechados.
Além disso, pensando no público infantil e suas famílias, a Oficina de Alegria criou a o Bloquinho (carnaval infantil) e desenvolveu o espetáculo Bento Batuca, premiado como o melhor musical infantil de 2018, de acordo com a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Em 2019, é responsável pelo Fomento e Comunicação do espetáculo musical infantil de bonecos “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água”, com músicas do Palavra Cantada e bonecos do Grupo Giramundo.
Sobre a SKOL
SKOL é a parceira oficial do Carnaval de Rua de São Paulo pelo quarto ano seguido e patrocina a folia de mais cinco capitais do Brasil. Com a leveza da SKOL Puro Malte, a marca estará presente em mais de 70 blocos da cidade de São Paulo e promete fazer os foliões se divertirem por mais tempo no carnaval 2020.
Sobre a Booking.com:
Fundada em 1996 em Amsterdã, a Booking.com B.V. cresceu a partir de uma pequena startup holandesa para ser uma das maiores empresas de e-commerce de viagens do mundo. Parte da Booking Holdings (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo.
Ao investir em tecnologia que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis, opções de transporte convenientes e lugares incríveis para se hospedar – de residências a hotéis e muito mais. Como um dos maiores mercados de viagens do mundo tanto para marcas estabelecidas, como empreendedores de todos os tamanhos, a Booking.com permite que propriedades em todo o mundo alcancem uma audiência global e ampliem seus negócios.
A Booking.com está disponível em 43 idiomas e oferece mais de 29 milhões de anúncios, incluindo mais de 6,2 milhões deles apenas em casas, apartamentos e outros locais exclusivos para hospedagem. Não importa onde você quer ir ou o que você quer fazer, a Booking.com facilita e faz tudo com suporte ao cliente 24/7.
Siga-nos no Twitter e no Instagram, dê uma curtida no nosso Facebook, e para as últimas notícias, dados e dicas, por favor, visite nosso site geral de notícias.
Sobre a Novelis
A Novelis Inc. é impulsionada por seu propósito de juntos criar um mundo sustentável. Como líder global em produtos e serviços inovadores e a maior recicladora de alumínio do mundo, estabelecemos parcerias com clientes dos setores automotivo, de bebidas e especialidades para fornecer soluções que maximizam os benefícios do alumínio e leve sustentável para a América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A empresa está sediada em Atlanta, Geórgia, opera em 10 países, tem aproximadamente 11.000 funcionários e registrou $ 12,3 bilhões em receita para o ano fiscal de 2019. A Novelis é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder do setor de alumínio e cobre, e principal empresa de metais do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e nos acompanhe pelo Facebook, em facebook.com/NovelisInc, e pelo Twitter, em twitter.com/Novelis.
Sobre a Novelis América do Sul.
No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US$ 2 bilhões no último ano fiscal. A fábrica de Pindamonhangaba foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. A unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo.
A Novelis mantém onze centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de laminação e reciclagem de alumínio da América do Sul.
Sobre a Mercedes-Benz do Brasil
Presente no País há mais de 60 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina, e líder no desenvolvimento de tecnologias de veículos para transporte de cargas e de passageiros.
A Empresa tem unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP), de cabinas e caminhões em Juiz de Fora (MG), e de automóveis em Iracemápolis (SP), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Central de Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP), e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, também em São Bernardo do Campo, e o maior da América do Sul.
Em 2018, a Companhia inaugurou uma nova linha de caminhões no conceito 4.0 e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa inaugurou uma nova linha de cabinas de caminhões e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado e eficiente do País. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022.

Desfile Bloco Galo da Madrugada
Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 212 (Próximo ao Obelisco do Ibirapuera)
Concentração: 09h com Orquestra de Frevo
Desfile: 10h
Final previsto: 15h, na Rua Manoel da Nóbrega (Próximo ao Monumento às Bandeiras)
Ministério da Cidadania Apresenta:
Cerveja Oficial: Skol
Apoio: Novelis, Ball, Booking.com e Pitú
Apoio Logístico: Mercedes-Benz e Hotel Confort Nova Paulista
Apoio Cultural: Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco
Realização: Oficina de Alegria, Galo da Madrugada, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Entrada Franca
Pontos de encontro sinalizados
2 Postos médicos completos + 3 unidades UTI + 3 unidades remoção
Efetivo de 79 seguranças particulares desarmados
Cordeiros
Efetivo de 30 Brigadistas
Acompanhamento da Polícia Militar
200 Banheiros Químicos, dispostos nos canteiros e calçadas, ao longo do trajeto
Lixeiras
Equipes de limpezas e Cooperativas de Reciclagem
Bloqueio e acompanhamento da CET
Todo o perímetro do evento ficará totalmente bloqueado para circulação de veículos a partir das 6h da manhã. Principais vias bloqueadas: Av. Pedro Álvares Cabral tanto no sentido Av. Brasil quanto no sentido Aeroporto de Congonhas, Avenida República do Líbano, Rua Manoel da Nóbrega. Somente veículos credenciados terão acesso.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 18-02-2020
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI