Notícias

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: AIR FRANCE SEGUE INVESTINDO EM EQUIPAMENTOS E VEÍCULOS ELÉTRICOS PARA USO EM PISTA


Companhia testou manuseio de rampa feito com diversos aparelhamentos elétricos; 
aeronave A350 que participou do teste voa atualmente para São Paulo.
Comprometida já há vários anos a usar equipamentos e veículos elétricos para uso em pista, a Air France testou em 3 de setembro de 2020 o manuseio de rampa (handling) de um voo entre Paris e Delhi usando motores totalmente elétricos produzidos pela startup francesa CARWATT e TLD, líder mundial em construção de equipamentos de rampa. Alguns desses equipamentos e veículos são certificados pela Solar Impulse Foundation - da qual a Air France é parceira - por seu valor ecológico e econômico. Foram usados:
• para o suprimento de ar da aeronave: ar condicionado modelo Lebrun TLD,
• para a transferência de bagagem do terminal para a aeronave: trator elétrico Charlatte,
• para carregamento de bagagem: esteira de bagagem elétrica CARWATT,
• para carregamento de carga, um carregador elétrico TLD para cargas pesadas,
• finalmente, foi feito o push-back por um trator elétrico da TLD sem barra de reboque.
O voo Paris-Delhi em 3 de setembro de 2020 foi operado por um Air France Airbus A350, uma aeronave de última geração que consome 25% menos combustível do que a aeronave equivalente da geração anterior, graças à incorporação de materiais mais leves, compósitos e titânio. O ruído produzido pelo modelo também é reduzido em 40%. O mesmo tipo de aeronave voa atualmente cinco vezes por semana entre Paris e São Paulo.

Apoiar a inovação e mobilizar seu ecossistema para desenvolver soluções econômicas e ecologicamente viáveis são umas das prioridades principais da política de desenvolvimento sustentável da Air France. A companhia, portanto, apoia o desenvolvimento de aeronaves, veículos e equipamentos inovadores que ofereçam alternativas ao uso de combustíveis fósseis.
A parceria entre a Air France e a CARWATT, lançada em 2017, combina eletrificação e economia circular, com a transformação de antigas esteiras de bagagem em elétricas com baterias de íons de lítio de segunda vida. A TLD, fornecedora e parceira de longa data da Air France, está usando o hub da Air France em Paris-Charles de Gaulle como campo de testes para o desenvolvimento de seus equipamentos. Os engenheiros da Air France e da TLD em breve testarão a abordagem de aeronave autoguiada em condições reais (equivalente a um "estacionamento assistido" em carros) para os novos carregadores elétricos usados para carregar cargas a bordo de aeronaves.
No final de 2020, cerca de 60% dos equipamentos e veículos de pista utilizados pela Air France nos aeroportos onde a companhia opera seu próprio equipamento (Paris-Charles de Gaulle, Paris-Orly e escalas da companhia na França continental) será elétrica. Essa taxa subirá para 90% em 2025, possibilitando a economia de 10.000 toneladas de emissão de CO2 por ano. Até 2030, a Air France pretende tornar suas operações terrestres neutras em carbono.

Assista ao vídeo sobre o projeto.
Air France, compromisso de longa data com a sustentabilidade
Como parte da política de desenvolvimento sustentável, a Air France se propôs a reduzir pela metade suas emissões de CO2 por passageiro a cada quilômetro até 2030. Para isso, a companhia está fazendo todo o possível para reduzir sua pegada de carbono em todas a sua cadeia de valor, tanto no solo como a bordo.
Os compromissos de desenvolvimento sustentável da Air France também abrangem a renovação da frota, eco-pilotagem, reciclagem, compensação de emissões de CO2, uso de combustíveis sustentáveis de aviação e pesquisa. Para mais detalhes sobre o plano Horizon 2030, clique aqui.
Por quinze anos consecutivos, o Grupo Air France-KLM ocupou o primeiro lugar na Europa e no mundo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (sigla em inglês DJSI), principal índice internacional que avalia o desempenho em desenvolvimento sustentável, e recuperou o primeiro lugar no ranking em 2019.

Sobre a Air France
A Air France, uma companhia aérea global de inspiração francesa, com altos padrões e uma atitude baseada em cuidados, transforma o voo em um momento muito agradável em todas as suas operações diárias na França, Europa e no mundo.A Air France-KLM é o grupo líder em termos de tráfego internacional partindo da Europa. Oferece aos seus clientes acesso a uma malha aérea que abrange 312 destinos em 116 países, graças às suas marcas Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia, com uma frota de 554 aeronaves. Foram mais de 104 milhões de passageiros transportados em 2019. O seu programa de fidelidade Flying Blue é um dos líderes na Europa, com mais de 17 milhões de membros. A Air France e a KLM também fazem parte da aliança SkyTeam, que possui 19 companhias aéreas associadas.



Data de publicação desta Matéria 09-09-2020
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI