Notícias

DR. LEONARDO LOURENÇO, PAIXÃO POR COMUNICAR NEUROCIÊNCIA


Cérebro bayesiano, processamento mental por erro preditivo, lócus cerúleos? Gente, o que é isso? Parece coisa de outro planeta, mas essa estranheza logo vai embora quando o Dr. Leonardo Lourenço começa a explicar de forma simples e acessível o que é cada um desses temas da neurociência. Ele é extremamente hábil em traduzir essa ciência tão importante e atual, que estuda o sistema nervoso, reunindo conhecimentos de diversas áreas (neurologia, biologia, psicologia, sociologia, antropologia, filosofia etc.). Leonardo Lourenço é um excelente guia nessa jornada de compreensão do cérebro humano e de como podemos aprimorar essa que é considerada a parte mais nobre do nosso corpo. Afinal, é com conhecimento de causa que ele pode fazer isso, visto que, dentre outras coisas, foi capaz, ele mesmo, de emagrecer 100 kg, transformando sua própria mente.
É assim que o Dr. Leonardo – neurocirurgião formado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) – descomplica, comunica e explica de forma prática e proveitosa temas neurocientíficos de ponta. Afinal, a comunicação só faz sentido quando todos entendem o que está sendo falado.
Economia pessoal, educação de crianças, relacionamentos afetivos, saúde, sexo... Tudo atravessa a neurociência. No caso da pandemia atual, por exemplo, ela trata desde os efeitos do corona vírus no cérebro humano até a propagação de notícias falsas (fake news), passando pelo comportamento social e pelos aspectos de saúde mental durante o isolamento.
No seu papel de comunicador, além de compartilhar conhecimentos de modo simples e aplicado às situações cotidianas, o Dr. Leonardo apresenta informações atuais, confiáveis e avalizadas cientificamente. Ele está sempre alerta ao que desponta nas pesquisas e trabalhos nacionais e internacionais. São mais de 19 anos dedicados ao estudo da neurociência. Em 2019, lançou o livro Noocídio: quem sou eu sem os meus problemas?, pela editora Labrador. A publicação está em sua segunda tiragem, figurando na lista dos mais vendidos da Amazon (categoria devocionais, religião e espiritualidade). Seu currículo inclui a participação como palestrante em eventos nacionais e internacionais, além de entrevistas para veículos de comunicação.

Sobre Leonardo Lourenço
Médico neurocirurgião com CRM/SP 104056, formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Sociedade Brasileira de Coluna e da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor. Especialista em Medicina Legal e Ética Médica pelo Instituto Oscar Freire (USP). Médico do corpo clínico do Centro Médico Berrini. Autor do livro Noocídio: quem sou eu sem os meus problemas?, pela editora Labrador. No mês de dezembro de 2020, participará como palestrante no maior evento Internacional de Hipnose, o IX Hipnosur. Atualmente comanda o quadro “Sintonia Cerebral” no programa Pointmix da Rádio Exclusiva FM.

Instagram: @drleonardolourenco

YouTube: Dr Leonardo Neuro

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 07-12-2020
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI