Notícias

NO MÊS QUE COMEMORA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E O DIA MUNDIAL DOS OCEANOS, NOVA ZELÂNDIA É EXEMPLO DE TURISMO CONSCIENTE E PRESERVAÇÃO


Mitre Peak, em Milford Sound. Foto/Divulgação
Meta do governo é fazer com que o país seja a maior referência do mundo em turismo sustentável e detentor de rigorosas políticas de proteção ambiental.
Junho é um mês especial para a Nova Zelândia. No dia 5, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e no dia 8, o Dia Mundial dos Oceanos. E ambas as datas combinam perfeitamente com os espíritos de preservação e sustentabilidade exercidos no país. Atualmente, há um esforço conjunto liderado pelo governo para integrar a sensibilização ambiental a muitos aspectos da cultura do país: vida cotidiana, negócios, sociedade, economia, turismo e outros.
O conceito da cultura Maori (advinda dos primeiros habitantes da Nova Zelândia, povos indígenas originários da Polinésia) de ‘kaitiakitanga’ é fundamental para que a sustentabilidade seja pilar no cotidiano neozelandês. Os nascidos no país acreditam que são guardiões da terra para as gerações futuras e que seu dever é cuidar e protegê-la.

Área preservada em Central Otago. Foto/Divulgação
Não faltam números para comprovar as iniciativas em torno da preservação do meio ambiente: cerca de um terço das terras (33,4%) da Nova Zelândia são legalmente protegidas e gerenciadas pelo Departamento Nacional de Conservação.
As águas do país - cercado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar da Tasmânia- são igualmente conservadas. O Parque Nacional de Milford Sound, um imponente fiorde na Ilha Sul, guarda um dos ambientes marinhos mais intocados do mundo, acima e abaixo da superfície de água. Além desta maravilha da natureza, existem outros 13 espetaculares e preservados fiordes (entradas de mar entre montanhas) espalhados pelo território neozelândes.
Em 2018, em colaboração com parceiros dos setores público e privado, o Turismo da Nova Zelândia estreou a Promessa Tiaki iniciativa pela qual  viajantes internacionais e domésticos são convidados a conhecer o país de uma forma que garanta a segurança de todos, protegendo o meio ambiente, respeitando a cultura local e preservando o país para gerações futuras. A Promessa Tiaki, em sua totalidade, descreve o que viajantes e turistas podem fazer para cuidar da Nova Zelândia, viajar com segurança e agir como guardiões de terras, cursos dágua, animais e oceanos do país.
Com o propósito de pensar em iniciativas sustentáveis para o setor de turismo, recentemente o governo estabeleceu uma força tarefa por meio de uma parceria público-privada independente. A ideia é mapear as mudanças que a Nova Zelândia pode fazer em seu sistema de turismo, enriquecendo o país, seus habitantes e seus visitantes. A grande meta é fazer com que o país seja a maior referência do mundo em turismo sustentável e detentor de rigorosas políticas de preservação.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 12-06-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI