Notícias

FBHA LANÇA CAMPANHA “TURISMO INCLUSIVO: ABRACE AS DIFERENÇAS”


Iniciativa é apresentada nesta terça-feira (21), no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A entidade busca promover a acessibilidade dos destinos turísticos para toda a população brasileira, especialmente para quem possui necessidades especiais.
Viajar, conhecer culinárias diferentes e desfrutar de novas culturas é um desejo inerente da maioria dos seres humanos. Independente de condições físicas ou mentais, a acessibilidade deve ser pautada dentro do trade para contemplar diferentes públicos. Por essa razão, nesta terça-feira (21), a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lança a campanha "Turismo Inclusivo: Abrace as diferenças" para enfatizar a necessidade do país em adaptar os seus destinos para que todos possam ter acesso às atividades do setor.
O lançamento também dialoga com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na mesma data da ação proposta pela entidade. De acordo com a FBHA, o intuito desta iniciativa é promover o turismo inclusivo, em território nacional, para facilitar o acesso de pessoas com qualquer tipo de deficiência ou necessidades especiais. Desta forma, é possível que todo indivíduo possa apreciar locais turísticos e gastronômicos no Brasil.
“É inegável que o turismo faz o coração de muitas pessoas bater mais forte. Entretanto, infelizmente, às vezes é esquecido que diferentes pessoas gostam de desfrutar das belezas do nosso setor. Essa situação é comum, especialmente, para quem sofre com alguma deficiência. Nós, do segmento, somos movidos pelo povo e o que nos mantém vivos é o calor humano. Portanto, o objetivo da nossa campanha é fazer com que todos decolem nesse universo tão vasto sem limitações ou empecilhos”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
Sampaio também informa que, por meio da ação, a entidade busca conscientizar os empresários sobre a importância de adaptar os seus estabelecimentos para o recebimento de pessoas com deficiências - sejam elas psicológicas, fisiológicas ou anatômicas. Banheiros adaptáveis, informações em braile, rampas de acesso, elevadores e telefones para deficientes auditivos são algumas das medidas que podem ser implementadas nos negócios, por exemplo.
De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% da população brasileira acima de dois anos possui algum tipo de deficiência. Esse percentual corresponde a 17,3 milhões de cidadãos. As informações foram divulgadas na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada em agosto deste ano, em parceria com o Ministério da Saúde.
“Sabemos que muitos destinos possuem restrições e barreiras que impedem a acessibilidade. Por isso, esse debate é de suma importância. Nossa missão é oferecer oportunidades em vez de levantar barreiras. O turismo consegue, sim, ser inclusivo. Especialmente após quase dois anos de pandemia, onde ficamos limitados ao contato com outras pessoas, devemos trazer à tona a importância do acolhimento. Nosso slogan traz esse conceito singular e afetivo: abrace as diferenças”, informa Sampaio.
O presidente ainda informa que a campanha busca trazer a inclusão de todas as pessoas, incluindo turistas de diferentes idades, raças e gêneros. "A beleza do nosso setor está, justamente, na possibilidade de todos se sentirem confortáveis e capacitados em viajar. Não há distinções. Portanto, a inclusão sempre deve ser pensada de forma apropriada. Sabe-se, por exemplo, que o público LGBTQIA+ é responsável por 10% do fluxo de viajantes de todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT). Uma das medidas essenciais, nesse aspecto, é adotar e incentivar a aceitação de diferentes casais", pontua.
De forma intimista, a federação apresentará imagens e conceitos que podem inspirar a acessibilidade dos turistas em diferentes regiões do país. Os materiais, desenvolvidos pela equipe de Comunicação da FBHA, serão publicados no Instagram oficial da entidade (@federacaonews).
Sampaio solicita apoio dos empresários que atuam neste ramo para aderirem ao movimento. Para auxiliar na divulgação da ação, a FBHA disponibilizará as peças da campanha para todos os seus sindicatos filiados, espalhados por todo Brasil.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. 
Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 22-09-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI