Notícias

12 LOCAIS DE PRAIAS NA BAHIA QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE IR


Quem visita a Bahia nunca mais esquece! Famosa pelas festas durante o Carnaval e seu povo hospitaleiro, a Bahia oferece experiências sem igual, principalmente no verão. São muitos os locais de praias na Bahia que você pode curtir o melhor dessa época do ano.
A capital, cidades próximas, pequenos vilarejos e ilhas que além de muita cultura e história, têm muito a oferecer no estilo baiano de ser.
Se o seu próximo destino de viagem for o estado da Bahia, não deixe de ir a alguns desses locais que selecionamos abaixo. Muitos deles ficam próximos à capital, outros são próximos entre si e fáceis de incluir no roteiro.


Confira abaixo!

Salvador
Salvador é a capital brasileira mais conhecida do mundo, depois do Rio de Janeiro e São Paulo. Um dos locais de praia na Bahia mais famosos pelo clima quente e astral animado. 
Capital da Bahia, Salvador não economiza em alegria, hospitalidade e cultura. Além das praias e as festas durante o Carnaval, que atraem gente do mundo inteiro, a cidade tem valor histórico-cultural de grande estima para o país - além claro, de uma gastronomia que agrada todo e qualquer paladar. Além de tudo, possui uma noite muito agradável para quem gosta de aproveitar.
São muitos os locais de imenso valor, como o famoso e colorido Largo do Pelourinho, bairro histórico e Patrimônio da Humanidade, a Praia e o Farol da Barra, a Praia de Itapuã, o Elevador Lacerda, Mercado Modelo, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, entre outros locais.

Praia do Forte (Mata de São João)
Mata de São João é um município que fica no litoral norte da Bahia, na Grande Salvador. A Praia do Forte é um dos seus principais pontos turísticos e faz parte do Projeto Tamar, responsável pela pesquisa e proteção das tartarugas marinhas. 
A praia é famosa entre turistas do mundo inteiro, principalmente quem viaja na companhia da família, pois oferece piscinas naturais de águas mornas, com dunas e coqueiros ao redor. 
Já a Vila conta com boa infraestrutura de restaurantes e hospedagens. Um outro passeio imperdível da região, é pelo Instituto da Baleia Jubarte e o Castelo Garcia D’Ávila (a primeira edificação portuguesa construída no Brasil).

Ilhéus
Ilhéus não podia faltar na nossa lista de locais de praia na Bahia, pois é uma das cidades baianas mais antigas do Brasil.
Até hoje a cidade atrai muitos visitantes, pela sua fama de Cidade Romance da Bahia, apelido que ganhou do famoso escritor conterrâneo, Jorge Amado.
Ilhéus possui 100 km de litoral com praias lindas, de areia branquinha e águas mornas o ano inteiro (24ºC). 
É outro paraíso baiano que não pode faltar ao seu roteiro e que você não vai conseguir resistir aos encantos.


Itacaré
Itacaré é um dos locais de praia na Bahia favorito dos surfistas. Localizada na Costa do cacau, no litoral Sul da Bahia, é um local que não deve deixar de ser visitado.
A cidade conta com várias praias paradisíacas em meio à Mata Atlântica nativa, além de oferecer alegria e diversão que só a Bahia tem a oferecer.
As praias possuem vegetação bem preservada, que rodeiam as faixas de areia praticamente desertas.
A cidade é animada, com boa infraestrutura de restaurantes, bares, comércio e hospedagens.
As festas promovidas em Itacaré dão fama à cidade e a torna um dos destinos mais populares da Bahia. 
Itacaré possui treze praias principais, sendo que algumas são acessíveis de carro e outras apenas por trilhas em meio à Mata Atlântica.

Barra Grande (Península de Maraú)
A Península de Maraú, localizada na Costa do Dendê, no litoral Sul baiano, a 227 km de Salvador, sem dúvida é um dos locais de praia na Bahia mais surpreendentes de todo o estado.
Simplesmente, é daqueles destinos de tirar o fôlego de qualquer um que passa por ali, por conta de suas piscinas naturais em meio a extensos coqueirais em longas faixas de areia praticamente desertas. 
Maraú abriga a pequena vila de Barra Grande, super animada, de ruas de terra batida e opções de restaurantes e bares e uma charmosa igrejinha e uma praça onde o povo se reúne.
A Península de Maraú tem um lado do litoral voltado para o oceano, onde ficam as praias com piscinas naturais na maré baixa, como Taipu de Fora e Praia de Algodões.
Já o outro lado é voltado para a Baía de Camamu, que também oferece um mar tranquilo na Praia da Ponta do Mutá e no Rio Carapitangui.


Morro de São Paulo
Localizada no município de Cairu, na região Sul da Bahia, a ilha de Morro de São Paulo é um espetáculo à parte por suas raízes históricas e pela beleza natural de suas praias paradisíacas. 
Para começar, só se chega ao local de barco, que sai a todo momento de Salvador ou Valença, não entra um carro sequer no lugar.
As ruas são todas de areia, as praias mais reservadas, outras mais agitadas com bares, restaurantes e pousadas por todos os lados.
É possível contratar passeios de barco para os arredores, bem como fazer mergulhos e outros esportes náuticos.

Praia do Moreré (Ilha de Boipeba)
Por fim, não podia faltar à lista de locais de praia na Bahia a Ilha de Boipeba, que fica bem próxima a Salvador, pouco distante de Morro de São Paulo.
Caso passe por esses locais, não custa nada visitar esse paraíso. A Praia de Moreré, por exemplo, possui um mar transparente, esverdeado, de temperatura morna, todo emoldurado por coqueiros.
Outro local de beleza incomparável e imperdível que você não deve deixar de conhecer ao passar pela Bahia.

Arraial D Ajuda
Arraial d Ajuda, uma pequena cidade bem próxima de Porto Seguro, é um dos locais de praia na Bahia que não pode deixar de estar no roteiro de quem passa por ali.
Não há quem vá para Porto Seguro e não dê um pulinho por lá. É tão próximo que dá apenas para passar o dia e voltar.
Embora também seja um local famoso pelas festas na praia, Arraial é um local tranquilo e sossegado, perfeito para quem deseja aproveitar momentos de paz e sossego na praia de águas mornas e calmas.  
E se você quiser um pouco mais de agito de noite, não vai faltar lugar pra ir. A cidade tem vários barzinhos com música ao vivo espalhados pelo centro histórico e pela Rua do Mucugê, onde fica concentrado o comércio.

Trancoso
Trancoso é um pequeno vilarejo, bem próximo de Porto Seguro e Arraial D’Ajuda, por isso é sempre incluído no roteiro de quem visita a região.
O local tem dado o que falar, principalmente durante o Réveillon, época em que as festas agitam o local, mesmo sendo bem tranquilo e sossegado. 
Trancoso tem seu charme único, belas praias ao redor e excelente estrutura de pousadas, residências para alugar, bares e restaurantes.
Vale a pena passar por lá e ficar uns dias só curtindo a calmaria e a natureza de suas praias paradisíacas de águas mornas.

Praia de Itaquena (Costa do Descobrimento)
A Costa do Descobrimento é famosa por contemplar uma enorme quantidade de praias bonitas e praticamente desertas, como a Praia de Itaquena, localizada entre Trancoso e a Praia do Espelho, em uma área de proteção ambiental, a Reserva da Vida Selvagem do Rio dos Frades.
É uma praia para quem gosta de se aventurar na natureza, pois o acesso se dá por uma uma trilha de 5 km, até chegar ao local de faixa de areia extensa, isolada e selvagem, praticamente intocada.
O verdadeiro paraíso para quem busca paz e sossego, longe do agito das outras praias mais badaladas do litoral baiano.

Porto Seguro 
A cidade de Porto Seguro, na Bahia, é uma das regiões mais famosas e agitadas da Bahia. 
Por ficar próxima a diversas outras pequenas cidades e vilarejos, como Arraial D’Ajuda e Trancoso, é um dos destinos mais procurados pelos turistas.
A cidade sempre oferece festas, passeios em meio à natureza e belas praias para descansar e apreciar as lindas paisagens que só a Bahia tem.
Quem viaja pela primeira vez pelo Nordeste do Brasil, não pode deixar de incluir Porto Seguro e arredores no seu roteiro!

Caraíva
Caraíva é uma pequena vila à beira mar e ribeirinha de Porto Seguro, no sul da Bahia, que também faz parte da Costa do Descobrimento. É um dos locais de praia na Bahia perfeitos para relaxar e curtir a paz, que só lugares como esses podem oferecer. Ali você pode escolher entre um banho de mar ou de água doce, pois na maré baixa acontece o encontro das águas que proporciona uma corrente de água do rio em direção ao mar, que pode ser percorrida por bóias.
A vila possui ruas de areia fina, praias praticamente desertas e piscinas naturais irresistíveis. Próximo dali estão as praias do Espelho e dos Amores, que possuem falésias, areias claras, coqueiros e águas super tranquilas.

Fotos Acervos: Portal Guia do Turismo Brasil - Fotos: Rosilda Cruz / Secretaria de Turismo do Estado da Bahia - Foto: Prefeitura de Porto Seguro/Divulgação) Trancoso - Foto: Prefeitura Mata de São João/BA

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 05-02-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI