Notícias

ESTRANGEIROS VOLTAM A ESCOLHER O BRASIL COMO DESTINO PARA PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO EM 2022
Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil explica a 
importância do programa Study in Brazil para consolidação desse retorno.

Devido à pandemia, programas de intercâmbio foram cancelados e, agora em 2022, voltaram a acontecer (Crédito: Unsplash)
O intercâmbio, independente do país, permite ao aluno que desenvolva habilidades que vão além de um novo idioma. Faz com que consiga conhecer uma nova cultura, adquira autonomia para tomadas de decisões, amplie seu ciclo de amizades, refletindo não só no seu desenvolvimento pessoal, mas também na sua carreira. E para o estudante estrangeiro que vem para o Brasil não é diferente.
De acordo com a Belta (Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil), 38% das buscas por intercâmbio em 2021 foram para curso de Idioma com trabalho temporário. Já os estrangeiros, possibilitado pelo avanço da vacinação e fim da pandemia, voltaram a escolher o Brasil como destino para realizarem seu intercâmbio em 2022, com programas de cursos de idiomas ou graduação em português, principalmente através do Study in Brazil.
A Study in Brazil é um setor da Belta e realiza diversas atividades para divulgar o país no exterior e consolidá-lo como um importante destino educacional no mundo, buscando promover e impulsionar os programas de educação brasileira para estudantes estrangeiros e empresas de intercâmbio internacional. A organização seleciona e reúne instituições que oferecem Cursos de Ensino Médio e Superior, aulas de português, estudos acadêmicos de curta e longa duração, além de programas que combinam aprendizado com turismo, esportes, estágios, voluntariado, dentre outras atividades.
“Quando o estudante de fora escolhe uma escola credenciada pelo Study in Brazil by Belta, ele sabe que a empresa atende a todos os requisitos de integridade e confiabilidade para operar programas de intercâmbio no Brasil, pois realizamos uma periódica e rigorosa análise, checando o histórico, comprometimento e, principalmente, sua saúde financeira das agências com Selo Belta, ratificando a sua qualidade para a segurança e realização do intercâmbio”, explica Alexandre Argenta, presidente da Belta.
Desde abril deste ano, brasileiros e estrangeiros estão dispensados da apresentação de documento comprobatório de realização do teste para Covid-19, com resultado negativo ou não detectável. Na nova política de restrição do trânsito internacional de viajantes, os passageiros devem apenas apresentar à companhia aérea, antes do embarque, o comprovante de vacinação, impresso ou em meio eletrônico. Com essa e outras liberações, estudantes de outros países voltaram a procurar programas de intercâmbio no Brasil.
De acordo com um levantamento do Instituto Camões (Instituição Governamental atrelada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros), em maio deste ano, a Língua Portuguesa é considerada a quarta mais falada no mundo, com 260 milhões de pessoas, ocupando 3,7% da população mundial, atrás apenas do Mandarim, Inglês e Espanhol. O idioma lusófono está presente em nove países-membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e em Macau.

O sistema educacional brasileiro inclui a Educação Básica e o Ensino Superior, dividindo-se da seguinte forma:

Educação Básica:

Educação Infantil de 2 a 6 anos;

Ensino Fundamental de 6 a 14 anos;

Ensino Médio de 14 a 17 anos.
 
Ensino Superior:

Cursos Técnicos (geralmente, com duração de cerca de 2 anos);
Cursos de Graduação (com duração de 3 a 6 anos)
 
O Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o único oficialmente reconhecido e exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, concedido aos estrangeiros que obtiverem bons resultados em uma prova padronizada de português. A prova é aplicada no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Empresas e instituições de ensino de todo o mundo aceitam o Celpe-Bras como certificado de proficiência em português como língua estrangeira.

Quer saber mais sobre como funcionam os programas de intercâmbio no Brasil para estrangeiros? Conheça o Study in Brazil!

Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta -- Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio -- tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 35 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, -universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 16-05-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI