Notícias

REDE DOS SONHOS RECEBE GRUPO DE PREFEITOS DO VALE DO RIBEIRA PARA VISITA TÉCNICA “INOVAÇÃO INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL NO TURISMO DE AVENTURA” ORGANIZADO PELO HUB MÃOZINHA VERDE
Ao todo foram 15 cidades envolvidas na visita técnica composta por Prefeitos e Secretários na definição de Políticas Públicas para o Turismo da região do Vale do Ribeira.
Mais uma vez, o case de sucesso da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda e do Destino Socorro, está sendo referência para a elaboração de um projeto turístico. A Cidade recebeu a visita técnica composta por prefeitos e pessoas envolvidas na definição de políticas públicas para o turismo da região do Vale do Ribeira. O tema abordado foi “Inovação Inclusiva e Sustentável no Turismo de Aventura”.
Na chegada ao Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, onde ficaram hospedados desde o último dia 17, foram recebidos pelo diretor da Rede dos Sonhos, José Fernandes Franco.

O Prefeito de Socorro, Ricardo Lopes, falou sobre o projeto “Cittaslow”. Essa, numa tradução livre, quer dizer: “cidade tranquila”. Esse título foi criado por uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”, cuja sede fica na Itália e reúne 281 municípios dos 5 continentes. Socorro foi qualificada após criteriosa análise de 72 indicadores pela Secretaria Geral da Cittaslow, todos eles relacionados à sustentabilidade social, ambiental e de governança.  Como cidade pioneira no Brasil, o Prefeito Ricardo se tornou embaixador da rede no país, atuando, através de sua palestra, como promotor e conselheiro dos municípios que desejarem se tornar membros da Cittaslow. Também relatou sua forma de gestão participativa, baseada na integração entre a prefeitura, a iniciativa privada e a sociedade civil.

Em seguida, José Fernandes falou sobre a experiência da Rede dos Sonhos com a Sustentabilidade e Acessibilidade no Turismo. Apresentou todo trabalho realizado nessa área, que levou a Rede a ser referência mundial, e consequentemente a cidade de Socorro. Demonstrou que, tudo o que foi feito em relação a tornar os hotéis sustentáveis e acessíveis, acabou divulgando o hotel e a cidade mundialmente, o que aumentou a visitação e a média de ocupação. Dessa forma, concluiu, que investir nessas áreas foi uma grande estratégia competitiva para os hotéis e para o nosso destino turístico.

No Parque dos Sonhos, o grupo pode comprovar na prática, tudo que foi apresentado nas palestras do dia anterior, começando por realizar atividades de aventura, usando os equipamentos desenvolvidos para pessoas com deficiência e descobrir que tudo o que foi desenvolvido para esse público, também melhora a segurança e o conforto para os demais públicos que visitam o parque.

O Campo dos Sonhos preparou demonstrações com as diversas atividades de aventura voltadas para pessoas com todos os tipos de deficiência e de todas as idades, ou seja, de crianças até idosos. O grupo pode observar a grande quantidade de famílias hospedadas que incluíam tanto crianças como idosos, também usufruindo dos equipamentos que foram criados para as pessoas com deficiência, como bicicletas especiais, selas de cavalgada com encosto e cinto de segurança e carrinhos elétricos para locomoção dos hóspedes mais velhos dentro do hotel.

Ainda na área de sustentabilidade, visitaram a usina de placas fotovoltaicas recém implantadas para abastecer o hotel. Também ficaram impressionados com o setor de separação e reciclagem de resíduos, área de compostagem, sistema de reuso de água, horta orgânica etc.

A visita ao Mirante do Cristo, além de permitir uma visão panorâmica do município, impressionou pela existência de um elevador que permite que um cadeirante consiga acessar o terraço que fica na base da imagem do Cristo, democratizando assim a mobilidade. A visita continuou com uma parada no Parque da Cidade, onde os visitantes puderam conhecer a Feira Permanente de Malhas e o Shopping Moda de Fábrica.

A visita terminou com uma visita ao CCM – Centro Cultural Movimento, na antiga estação ferroviária, onde raríssimas bicicletas e motos antigas contam as histórias dos principais expoentes dessas atividades esportivas. Carlãozinho, o idealizador do museu, deu um show de conhecimento, que emocionou o grupo. Do lado de fora acontecia a feira dos produtores rurais de Socorro e na Choperia Duas Rodas, músicos socorrenses criaram a trilha sonora dessa experiência inesquecível.

O arquiteto Gilmar de Lima, Coordenador da Agência de Sustentabilidade “Mãozinha Verde” afirma que “vir à Socorro e à Rede dos Sonhos é um momento, mais que inspirador, é transformador”. Gilmar foi um dos idealizadores da vinda do grupo para essa visita técnica, Ele já conhecia o projeto de Socorro e participou da organização do memorável “Seminário Paulista de Sustentabilidade” em 2012. Ele hoje é um dos principais agentes incentivador da sustentabilidade e acessibilidade através da academia e entidades que participa, sempre citando Socorro como um exemplo de sucesso nessa área.

Newton Sioia, superintendente do CODIVAR – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira, que contempla 26 municípios, divididos em três regiões: Lagamar, Cavernas da Mata Atlântica e Caminhos da Mata Atlântica. Ele afirma que: “Socorro é grande exemplo de sucesso da união de forças entre os órgãos públicos e a iniciativa privada, em relação a sustentabilidade e a acessibilidade. Estamos voltando para nossa região com inúmeras ideias para incluir no nosso planejamento turístico”. Ele aproveita para convidar o Circuito das Águas para participar da terceira edição da Semana SAM (Sustentabilidade, Acessibilidade e Mobilidade), de 3 a 5 de junho em Curitiba, quando, pela terceira vez, a Rede dos Sonhos estará presente com uma palestra.

Data de publicação desta Matéria 21-05-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


© Copyright 2022 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI