Notícias

“ASSALTO NA PAULISTA”, dirigido por FLAVIO FREDERICO, Protagonizado por ERIBERTO LEÃO e BIANCA BIN, ESTREIA NO PRÓXIMO DIA 25/08
Longa inédito, com direção de Flavio Frederico, e roteiro de Mariana Pamplona.
Distribuição Kinoscópio Cinematográfica e O2 Play. Estreia 25 de agosto nos cinemas.

Trailer: https://youtu.be/7CrMWsZpof8

ASSALTO NA PAULISTA é um longa-metragem de ficção, do gênero ação / drama, de 110 minutos. O filme é livremente inspirado no que foi um dos maiores assaltos a bancos privados no Brasil: o assalto à agência 0262 do Banco Itaú, na Avenida Paulista, centro financeiro do país. Num sábado à noite, sem ser incomodada, uma quadrilha passou quase dez horas dentro da agência e roubou 170 cofres particulares localizados no subsolo. Em apenas três deles, obteve cerca de R$ 10 milhões em joias e dinheiro. A estimativa é de que o assalto da Avenida Paulista tenha rendido mais de R$ 100 milhões aos assaltantes. O que chama atenção é que, após uma semana, pouquíssimos clientes prestaram queixa, num indicativo de que a maioria dos cofres continha bens não declarados oficialmente. Os personagens foram totalmente ficcionados, assim como os fatos e encadeamento das ações, porém o “modus operandi”, ou seja, como os bandidos conseguiram driblar o esquema de segurança do Banco e a polícia foram inspirados nos eventos reais. 
O assalto acontece no presente da narrativa e o filme vai mostrar os detalhes da preparação da ação: o planejamento, como se dá a articulação entre os assaltantes durante o processo de entrada no banco, como os cofres particulares vão sendo arrombados e, finalmente, como acontece a fuga. Na medida em que o conteúdo dos cofres se revela, aspectos da vida de Rubens e de Leônia aparecem em “flashbacks”, que começam sempre ligando um objeto encontrado com o passado de um deles. 
A narrativa do assalto propriamente dita, foi filmada como num bom filme de ação: bem decupada, com várias opções de ângulos de câmera, porém a montagem não é clipada ou exageradamente acelerada. A montagem priorizou os “timings” dramáticos dos atores. Ela só é mais ágil nos momentos chaves da ação: a invasão, tiroteios etc. Nestes momentos utilizamos diversas câmeras na mão, como nos filmes de Paul Greengrass (principalmente “Domingo sangrento”). Esta narrativa foi montada de maneira cronológica, interrompida pelos flashbacks dos personagens e por elipses na ação. Através desta linha narrativa o filme revela os dramas pessoais e a deterioração das relações humanas deste grupo durante esta noite no interior do banco e nos dias subsequentes. A trilha sonora original composta por BiD é climática, densa, mas também moderna e ágil nos momentos de ação, mesclando elementos de pop e rock e trazendo uma forte influência dos westerns de Sérgio Leone.
Ela é mesclada com diversos fonogramas de diferentes gêneros da música brasileira, escolhidos pela própria roteirista Mariana Pamplona. Há desde um garnde clássico sertanejo, para entrarmos melhor no universo do interior do estado de São Paulo e também abrir possibilidades de comunicação com esse público do interior do estado, assim como o auge do rock nacional dos anos 80, como Plebe Rude e mestres da MPB como Belchior e Gal.

Sinopse curta:
Rubens. um poderoso bandido do interior paulista, resolve dar um último grande golpe com a ajuda da sua filha adotiva Leônia, que fugiu da Bahia depois de ser estuprada pelo seu verdadeiro pai. Mas nem tudo sai conforme o planejado durante o assalto aos cofres particulares de um banco na Avenida Paulista, coração de São Paulo.
Rubens e Leônia só vão encontrar os seus verdadeiros destinos, ao desovar os frutos deste assalto no Paraguai, onde ambos entram em crise com os próprios valores existenciais.

Elenco/Personagens

ERIBERTO LEÃO 

BIANCA BIN  

ADRIANO BOLSHI  

DANIELA NEFUSSI  

KAUE TEZZOLI 

LUCIANO RISO 

JEFFERSON BRASIL 

KIKO MARQUES 

ADEMIR EMBOAVA 

HELO SANTOS

Ficha Técnica:

Título Original: ASSALTO NA PAULISTA 

Título Inglês: SÃO PAULO HEIST 

Data de Conclusão (primeira exibição): inédito (2022) 

Gênero: Ficção (Ação / Drama) 

Duração: 110 min. 

Ano de Finalização: 2022 

País de Produção: Brasil 

Classificação indicativa: 16 anos 

Cor: Colorido 

Formato de Exibição: Digital (DCP) NTSC 

Janela de exibição: Cinemascope (1:2.39)  

Aspect ratio: 2:2,35 

Som: Dolby Digital 5.1 

Equipe: 

Direção: Flavio Frederico 

Argumento / Roteiro: Mariana Pamplona 

Produção: Flavio Frederico 

Produção Executiva: Flavio Frederico / Jorge Guedes Diretor de Produção: Ronai Chiccarelli Jr. 

Primeira ass. De direção: Ivi Vitoriano 

Direção Fotografia: Carlos André Zalasik 

Direção de Arte: Ana Rita Bueno 

Figurino: David Parizotti 

Maquiagem: Denise Borro 

Montagem: Ricardo Gonçalves 

Editor de Som (Sound Designer): Eduardo Santos Mendes Som Direto: Luis Rovai 

Música Original: BiD 

Animação: Mao Ambrosio 

Empresa Produtora: Kinoscópio Cinematográfica

KINOSCÓPIO 
Atuante desde 1998, a Kinoscópio Cinematográfica e Comércio Ltda. EPP, produtora de Flavio Frederico e Mariana Pamplona, tem em seu curriculum a produção e a co-produção de curtas, longas, documentários e séries de TV. Lançou os seguintes longas metragens no circuito comercial: “Urbania”, com pré estreia no festival de Rotterdam 2001; “Caparaó”, o grande vencedor do Festival É Tudo Verdade 2006; o premiado longa-metragem de ficção “Boca” (lançado em 2012); o longa documental “Em busca de Iara”, também premiado no festival É Tudo Verdade (lançado em 2014) e o documentário "Em Um Mundo Interior", lançado em 2017 no festival É Tudo Verdade e nos cinemas em 2018. A primeira série de ficção para TV “Natureza Morta" (CinebrasilTV), estreou em abril de 2018, assim como a primeira documental: "Em um mundo interior, a série" (Canal Futura) em dezembro de 2018. Em 2019 lançou o sexto longa metragem, o documentário/animação “Rumo”, na competição do Festival É Tudo Verdade. Também foi exibido na competição do INEDIT Brasil 2019 e lançado comercialmente em 2021. A terceira série de TV, “Balanço Black” (Canal Curta!) foi lançada em novembro de 2021 com excelentes críticas. Atualmente, finaliza o longa-metragem de ficção “Assalto na Paulista” e o documentário de longa-metragem "Soul Brasil". 

FILMOGRAFIA 

2021 - Série documental para TV " Balanço Black” (Canal Curta! / 6 x 26 min), direção Flavio Frederico, criada por BiD e Flavio Frederico. 

2019 - Documentário de longa-metragem “Rumo”, de Flavio Frederico e Mariana Pamplona, foi lançado na competição do Festival É Tudo Verdade/2019 e selecionado para a Competição Oficial do INEDIT Brasil 2019 (junho/São Paulo). Lançado comercialmente em 2021. 2018 - Série documental para TV "Em um mundo interior – a série" (Canal Futura / 7 x 13 min), de Flavio Frederico e Mariana Pamplona. Estreou em dezembro de 2018. 2018 - Série de ficção para TV "Natureza Morta" (CinebrasilTV / 5 x 52 min), estreou em abril de 2018. 

2017 - Documentário de longa-metragem “Em um mundo interior”, de Flavio Frederico e Mariana Pamplona, foi lançado na competição do Festival É Tudo Verdade. Lançado comercialmente nos cinemas em 2018. 

2013 - Documentário de longa-metragem “Em busca de Iara”, de Flavio Frederico, lançado na competição do Festival É Tudo Verdade, no qual recebeu Menção Honrosa do júri oficial. Selecionado para os Festivais do Rio, Havana, FIPA Biarritz e Uruguai. Lançado no circuito brasileiro em março de 2014, alcançando uma das maiores bilheterias entre os documentários brasileiros do ano. 

2010/2012 - Longa metragem “Boca”, 35mm, de Flavio Frederico, lançado no Festival do Rio 2010, em que recebeu os Prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Exibido também no Cine-PE, no qual recebeu quatro prêmios: Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. No Festival de Cinema Brasileiro de Miami recebeu os prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora e, no Festival de Cinema Brasileiro de Toronto 

(BRAFFT), recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Direção. Lançado comercialmente no Brasil em 2012. 

2008 - Documentário de média metragem “Quilombo, do Campo Grande aos Martins”, direção de Flavio Frederico, projeto premiado pela Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, exibido no Festival É Tudo Verdade/08, e premiado na 3a Mostra Etnográfica do Rio de Janeiro, Guarnicê Cine Vídeo/08 e no Festival Reel Sisters de Nova York. 

2006 - Documentário de longa-metragem “CAPARAÓ”, de Flavio Frederico, vencedor da Competição Brasileira do Festival “É Tudo Verdade” 2006 e premiado como Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Pesquisa no Recine 2006. Lançado em salas de cinema de onze cidades brasileiras em 2007. 

2005 - Curta metragem “RED”, direção de Flavio Frederico, recebeu os prêmios de melhor filme (júri popular), melhor direção e melhor fotografia no Festival de Cuiabá/05; melhor roteiro no Festival de Belém/05 e melhor direção no Festival de Vitória/06. 

2003 - Documentário para a TV, “Serra”, de Flavio Frederico, lançado no Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” /2003. Exibido no Canal Brasil. 2002 - Curta metragem “Ofusca”, de Flavio Frederico, em co-produção com a Superfilmes. Teve sua estreia mundial no Festival de Oberhausen (Alemanha) e foi premiado nos festivais de Recife, Cuiabá e no festival Luso Brasileiro (Portugal). 

2001 - Longa metragem “Urbânia”, 35mm, de Flavio Frederico, que contou com o aporte do Hupert Bauls Fund (Holanda) e ABP/EZEF (Associação de Educação e Publicações) da Alemanha, co-produzido com Superfilmes. Foi lançado no Festival Internacional de Rotterdam 2001 (Holanda). Foi premiado no Festival de Gramado e na Jornada de Cinema da Bahia. Selecionado para importantes festivais internacionais como: Festival de Montréal dos Filmes do Mundo, Mannheim-Heidelberg e o Latin Beat promovido pela “Film Society of Lincoln Center-NY”. Lançado em salas de cinema em 2002. 

2000 - Curta metragem “Pormenores”, 35mm, de Flavio Frederico, em co-produção com Superfilmes. Indicado ao Grande Prêmio Cinema Brasil e um dos três finalistas do Prêmio ABC de Cinematografia. Internacionalmente foi o único brasileiro selecionado para Tampere (Finlândia), além de ser um dos finalistas em Aspen (EUA). 

1999 - Curta metragem documental “Copacabana”, 35mm, de Flavio Frederico. Premiado em vários festivais como Gramado, Brasília, Recife e Curitiba; e selecionado para importantes festivais internacionais como Oberhausen, Rotterdam, Vila do Conde e Londres (London Film Festival). 

1998 - Curta metragem “Todo Dia Todo”, 35mm, de Flavio Frederico, em coprodução com a Superfilmes. O filme foi um dos curtas metragens brasileiros de maior sucesso internacional em 98/99 sendo premiado na Espanha (Bilbao e Barcelona), Itália (Montecatini), Dinamarca (Odense), Alemanha (Munich) e Estados Unidos (San Francisco). Foi o único filme latino-americano selecionado para os festivais de Nova York e Mannheim Heidelberg, além de Sundance, Biarritz, Rotterdam, Bruxelas e outros 30 festivais internacionais. No Brasil, foi premiado na Jornada de Cinema da Bahia (melhor filme e melhor direção) e no Festival do Rio. O curta também foi vendido para diversas televisões (Sundance Chanel, Canal Plus, NHK, etc).

Diretor: Flavio Frederico
Flavio Frederico nasceu no Rio de Janeiro, em 1969, e estudou Arquitetura e Cinema na Universidade de São Paulo. Realizou sete curtas, entre eles: Todo Dia Todo/1998, Copacabana/1999 e Ofusca/2002 - premiados e exibidos em importantes festivais internacionais como: Sundance, Nova York (NYFF), Oberhausen, Tampere, Londres (LFF) e Rotterdam. Seu primeiro longa, “Urbania”, foi lançado em 2001, sendo exibido em Montreal (Film du Monde), Rotterdam e Mannheim; e premiado em Gramado e na Jornada da Bahia. Dirigiu também cinco documentários, entre eles o ganhador do Festival É Tudo Verdade 2006, “Caparaó”. Em 2010 lançou o longa metragem “Boca” no Festival do Rio, em que recebeu os Prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Exibido também no Cine-PE 2012, recebeu os prêmios de Melhor Direção, Atriz, Direção de Arte e Trilha Sonora. Em 2013, lançou seu quarto longa, o documentário “Em busca de Iara” na competição do Festival É Tudo Verdade, no qual recebeu Menção Honrosa do júri oficial. O filme também foi exibido nos Festivais do Rio, Havana, Uruguai e Biarritz (FIPA) e foi lançado no circuito comercial brasileiro, em 2014, alcançando uma das 3 maiores bilheterias entre os documentários brasileiros deste ano. Lançou, em 2017, em conjunto com Mariana Pamplona, seu quinto longa metragem, o documentário “Em um Mundo Interior”, na competição oficial do Festival É Tudo Verdade e lançado comercialmente em 2018. Sua primeira série de ficção para TV "Natureza Morta" (CinebrasilTV), estreou em abril de 2018, assim como a primeira documental: "Em um mundo interior, a série" (Canal Futura) em dezembro de 2018. Em 2019 lançou seu sexto longa metragem, o documentário/animação “Rumo”, co dirigido por Mariana Pamplona, na competição do Festival É Tudo Verdade e selecionado para a competição do INEDIT Brasil 2019 e lançado comercialmente em 2021. Sua terceira série de TV, “Balanço Black” (Canal Curta!) foi lançada em novembro de 2021 com excelentes críticas. Atualmente, finaliza o longa-metragem de ficção “Assalto na Paulista” e o documentário de longa-metragem "Soul Brasil".

Filmografia: Flavio Frederico: 

1992 Nazareno (17 min / 35mm / Cor / Curta Ficção) 

1996 Vencido (13 min / 35mm / Cor / Curta Ficção) 

1998 Todo dia Todo (11 min / 35mm / P&B / Curta Ficção) 

1999 Copacabana (13 min / 35mm / P&B / Curta Documentário) 

2000 Pormenores (5 min / 35mm / P&B / Curta Ficção) 

2001 Urbania (70 min / 35mm / Cor / Longa Ficção)  

2002 Ofusca (13 min / 35mm / Cor / Curta Ficção) 

2003 Serra (80 min / Beta Digital / Cor / Documentário TV) 

2004 São Paulo – retratos (76 min / Beta Digital / Cor / Documentário TV) 2005 Red (18 min / 35mm / Cor / Curta Ficção) 

2006 Caparaó (77 min / HDCAM / Cor / Longa Documentário) 

2008 Quilombo, do Campo Grande aos Martins (49 min / DigiBeta / Cor / Documentário TV) 

2010 BOCA (100 min / 35 mm / Cor / Longa Ficção) 

2013 Em busca de Iara (91 min / 35 mm / Cor / Longa Documentário) 2017 Em um Mundo Interior (75 min / DCP / Cor / Longa Documentário) 2018 Natureza Morta (CineBrasil TV / 5 x 52 min / HD / Série TV) 

2018 Em um Mundo Interior - série (Canal Futura / 7 x 13 min / Série TV Documentário) 2019 Rumo (77 min / DCP / Cor / Longa Documentário) 

2021 Balanço Black (Canal Curta! / 6 x 26 min / HD / Série TV Documentário)

Mariana Pamplona – Roteirista 
É formada em Filosofia pela USP e tem mestrado em Multimeios, na área de Roteiro, pela Unicamp. Desde 2005 vem atuando como roteirista na Kinoscópio, com seis roteiros de longa metragem premiados: “Assalto na Paulista” (em finalização), “Boca” (lançado em 2010/2012); “Em busca de Iara” (lançado em 2013/2014), “Clandestina” (2006), Em Um Mundo Interior (2017) e Rumo (2019). Escreveu também o roteiro do longa-metragem de ficção “Amor Livre Amor” (em produção), das séries de TV “Natureza Morta” (2018/CinebrasilTV), “Em Um Mundo Interior” (2018/Canal Futura), “Ciência Para Crianças” (2017/TVBrasil, Grifa Filmes), do episódio “Campos Elíseos” da série “História dos Bairros - I” (2006/TVCultura) e participou como co-roteirista dos documentários “Caparaó” (2006) e “Quilombo, do Campo Grande aos Martins” (2008).  

Trilha Sonora Original: BiD (Eduardo Bidlovisk) 
Eduardo Bidlovski, ou BID é um músico (Funk como Le gusta) e produtor musical renomado (Chico Sience, Vanessa da Mata, etc). Na área de cinema, compôs e produziu trilhas cinematográficas de diversos longas como “Primeiro Dia”, de Walter Salles Jr. e Daniela Thomas, além de “Chega de Saudade”, da diretora Laís Bodanzky pelo qual recebeu dois prêmios: O Prêmio Contigo de Cinema e o Prêmio Fiesp/Sesi do Cinema Paulista. Depois vieram “As Melhores Coisas do Mundo”, também da diretora Laís Bodanzky e também premiado. Na sequência fez a trilha original e direção musical para dois longas: Os também premiados “Estamos Juntos”, do diretor Toni Venturi e “Boca”, primeiro longa do premiado diretor de documentários Flavio Frederico, onde BiD levou o prêmio de MelhorTrilha Original no Festival de Cinema de Recife.  

Produção Executiva: Jorge Guedes 
FILMES: “No Olho da Rua” (Leão Filmes, Rogério Corrêa, 2011, 35mm, 100 min); “O Fim da Picada” (Cinegrama Filmes, Christian Saghaard, 2008, 35mm, 80 min.); “Corpo Presente” (Cinegrama Filmes, Paolo Gregori, Marcelo Toledo, 80 minutos); “A Grávida da Cinemateca” (Cinegrama Filmes, Christian Saghaard, 52 minutos, 2015); Natureza Morta (2016) Temp. 1 - 5  x 52 ; Kinoscopio | CineBrasil TV / Dir: Flavio Frederico COMO DIRETOR DE PRODUÇÃO: “O Amor da Trabalho” (44 Filmes, Alê MacHaddo, em finalização); “Uma Noite não é Nada” (Af Cinema, Alain Fresnot, em finalização); “Ausência” (Bossa Nova, Chico Teixeira,2015, 35mm); “Uma Noite em Sampa” (Ugo Giorgetti, 2016,HD, 90 min.); “Se Deus Vier que Venha Armado” (Plano Geral Prod, Luís Dantas, 2013, 35mm, 120min) SÉRIES: “A Garota da Moto” (Mixer, SBT, João Daniel, 2015/2016, HD, 26 episódios de 52’) 

Diretor de fotografia: Carlos André Zalasik 
Filmes principais: Ilha de Ferro - Temporadas 1 e 2 (2018/2019 Dir.Afonso Poyart - série GloboPlay); Sequestro Relâmpago (2018/Dir Tata Amaral); Mais Forte Que O Mundo (2017/Dir.Afonso Poyart - Longa e mini série TV Globo), Solace (2014/Dir.Afonso Poyart - Longa), Em busca de Iara (2013/Dir. Flavio Frederico – longa documentário), Dois Coelhos (2011/Dir: Afonso Poyart – Longa), Caparaó (2006/Dir: Flavio Frederico – Longa Documentário), Caminhos da Mantiqueira (2008/Dir: Galileu Garcia Jr. – Média Documentário), Garota Zona Sul (2004/Dir: Lucas Paiva Neto - Média Documentário TV), Projeto 48 horas (2009/Dir: Michel Mendes – Série de TV), Teresa de Paula Azutan (2009/Dir: Renata Terra - Curta), Landau 66 (2008/Dir: Fernando Sanches – Curta). 

DIREÇÃO DE ARTE: Ana Rita Bueno 
Ana Rita Bueno é formada em arquitetura em 1987 pela FAU-USP. Trabalha como cenógrafa e diretora de arte desde 1985. Estreou profissionalmente no curta Franksteinpunk de Eliana Fonseca e Cao Hamburguer. De 1988 a 1998 trabalhou na Itália em produções para RAI. De volta ao Brasil em 1999, assinou a cenografia de diversos projetos tais como: Cidadão Brasileiro na Rede Record, programa infantil Traquitana na TV Cultura, e a direção de arte dos longas, Se Deus Vier que Venha Armado de Luis Dantas, Reflexões de um Liquidificador, do diretor André Klotzel, Super Nada de Rubens Rewald e Rossana Foglia, Jogo das Decaptações de Sérgio Bianchi, Hora de Perigo mini série dirigida por Julien Trousselier, A Divina Comédia longa metragem dirigido por Toni Venturi, Toda Forma de Amor série dirigida por Bruno Barreto entre outros. 

MONTAGEM: Ricardo Gonçalves
FILMES: Mulheres Alteradas (2017 / O2 Filmes); Gostosas, Lindas e Sexies (2016 / Santa Rita Filmes, Paris Filmes e Paramount); Lascados (2013 / Santa Rita Filmes); Latitudes (2013 / Losbragas and House Entertainment); SÉRIES: Hard (2019) Gullane | HBO; Carcereiros (2018) Gullane/Spray | Globo; Amigo de Aluguel (2018) O2 | Universal; 3% (2018/19) Boutique | Netflix; O Negócio (2017/14/13) Mixer | HBO; Edifício Paraíso (2017) Bossanova | Globo/GNT; Natureza Morta (2016) Kinoscopio | CineBrasil; Lili, a Ex (2016/14) O2 | GNT; PSI (2015) O2 | HBO; Felizes para Sempre? (2015) O2 | Globo; Latitudes (2013) Losbragas | TNT e Youtube; Julie e os Fantasmas (2012/11) Mixer | Nickelodeon e Band; Descolados (2009) Mixer | MTV e Band.

CINE MARQUISE – Conjunto Nacional

23/08 – 21h – imprensa 20h

Av. Paulista, 2073

São Paulo/SP

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 20-08-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI