Notícias

EXPOFLORA OFERECE VARIEDADES DE
Maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada em Holambra, também é uma festa de sabores com a apresentação de novidades gastronômicas - doces e salgadas - inspiradas na culinária dos Países Baixos. O evento acontece de 2 a 25 de setembro, de sexta-feira a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta-feira), das 9h às 19h.

Bloempot / Juliana Lazarini
A tradicional bolacha holandesa, o “stroopwafel” (waffle recheado com caramelo), ganha novas e diferentes coberturas e, inclusive, vem decorada com flores comestíveis, a exemplo do doce batizado de “Bloem Pot” (flor no pote). Até o sorvete ganhou o sabor da bolacha e é usado como recheio do stroopwafel, deixando-o mais refrescante. Essas são algumas das novidades gastronômicas que confeitarias, sorveterias e restaurantes apresentarão na 39ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que acontece entre 2 e 25 de setembro, de sexta-feira a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta-feira), das 9h às 19h, em Holambra, no interior de São Paulo. Há também novas receitas utilizando os saborosos ingredientes típicos holandeses, como batatas, salsicha Frankfurter, chucrute, croquete de frango e joelho de porco.

Sobre as novidades
O Restaurante e Confeitaria Martin Holandesa criou o “Stroopwafel Gourmet Martin”. A novidade mantém a essência tradicional da bolacha, com recheio de caramelo, mas inova na cobertura e no tamanho. São sete tipos de doces que os brasileiros amam: Ovomaltine, Oreo, Kit Kat, speculaas, chocolate branco, confeitos coloridos e marshmallow. Além disso, tem o dobro do tamanho da bolacha holandesa tradicional. 
“Esse produto foi planejado para ser consumido na hora, quentinho, o que torna a experiência ainda mais marcante, mas a nova embalagem é versátil, prática e fácil de manusear, para que a bolacha possa ser saboreada em qualquer lugar”, explica Frank Martin Gerritsen, proprietário da Martin Holandesa. 
Vale lembrar que o stroopwafel é muito antigo. Ele começou a ser fabricado na Holanda no século XVIII, quando a Companhia Holandesa das Índias Orientais explorava importantes rotas comerciais, como as da África do Sul, do Caribe e da Indonésia. Foi a união de especiarias vindas de suas colônias que possibilitou a criação dessa bolacha típica, feita com uma massa à base de canela e caramelo.     

Stropwaffel Gourmet / Juliana Lazarini
Em parceria com a Delicci, a Martin Holandesa também lança na Expoflora 2022 o “stroopwafel com sorvete”. São dois discos da bolacha recheados com sorvete de pistache, café, chocolate ou creme. De acordo com o gosto do consumidor, podem, ainda, ser servidos com calda quente, feita com chocolate meio amargo. Essa delícia terá um quiosque exclusivo, instalado na Alameda do Beijo.

Sanduíche de sorvete / Juliana Lazarini
Novidades de stroopwafels também serão apresentadas nesta edição da Expoflora pela Oma Beppie, que lançará uma versão “premium” da tradicional bolacha holandesa, nos tamanhos de 7 cm e de 13 cm (super). As coberturas serão de chocolate meio amargo e branco, decoradas com confeitos de chocolate granulado, granulado colorido, confete de chocolate, crocante de cereal, amendoim picado e coco ralado e com flores comestíveis, entre elas minirrosas, petúnias, cravos e cravinas.

Oma Diny / Juliana Lazarini
Bloempot (flor no pote) com flores comestíveis
Quem também traz flores comestíveis decorando as sobremesas é o Restaurante Casa Bela, em uma nova versão do Bloempot (flor no pote). Trata-se de um doce feito à base de chocolate meio amargo e creme de leite, com bolachas Oreo trituradas, imitando terra para que sejam “plantadas” as comestíveis verbena, zínias, gerânios, cravinas, amor-perfeito, cosmos e brincos-de-princesa, todas produzidas em Holambra.
As flores comestíveis são selecionadas entre as espécies não-tóxicas e cultivadas em estufas sem nenhum tipo de agrotóxico ou tratamento químico. Estes cuidados as tornam seguras para o consumo humano, sem representar qualquer risco à saúde.
Quarenta espécies são cultivadas no Sítio Pica-pau, em Holambra. Entre elas estão rosas, amores-perfeitos, cravinas, tagetes, gerânios, begônias, lavandas, bocas-de-leão, capuchinhas e flores-de-mel, cada qual com coloração, formato e textura próprios que enriquecem a criatividade dos chefs na ornamentação de pratos salgados, doces e sorvetes, tornando-os apetitosos também aos olhos.

Stroopwaffel /Juliana Lazarini
Embora possuam apelo mais ornamental do que propriamente culinário, as flores comestíveis complementam as receitas e possibilitam ainda uma experiência gustativa com seus levíssimos sabores peculiares que vão desde o adocicado até o picante. O amor-perfeito, de sabor levemente adocicado, é, por exemplo, muito utilizado em sobremesas, tortas e bolos. O sabor da cravina, que remete ao cravo-da-índia, também complementa com colorido especial doces e sobremesas. A lavanda – de coloração e perfume inconfundíveis – garante um toque a pratos mais ácidos, como saladas de frutas. Em uma receita com lavínia, é possível perceber o sutil sabor picante dessa flor comestível.
Essa combinação culinária ganha cada vez mais espaço na cozinha brasileira. O mercado dessas flores é crescente. Somente o Sítio Pica-pau comercializa, semanalmente, cerca de 400 unidades desse produto. A demanda, de todas as regiões do Brasil, já fez a produção aumentar consideravelmente, atingindo hoje nível bem superior à média do período pré-pandemia.                                                          
 
Sorvetes
Além do “stroopwafel com sorvete”, a Delicci também apresenta aos visitantes da Expoflora o sorvete Dark, feito com chocolate meio amargo vegano, e o picolé Drill, no formato de espiral, recheado com calda feita à base de glucose, comumente utilizada para a cobertura de sorvetes servidos em taças.
O picolé Drill é oferecido nos sabores chocolate com avelã, leitinho trufado, limão suíço, morango, chocolate com morango, leite condensado e pudim de leite condensado. Duas dessas opções recebem caldas específicas: o de chocolate com avelã tem no interior da espiral calda de creme de avelã, e o de leitinho trufado recebe calda de trufa de chocolate meio amargo.
Sorvetes já consagrados pelo público da Expoflora continuam à venda, como o de pétalas de rosa – saborizado com xarope de rosas e mesclado com geleia da mesma flor -, o de café com avelã e o de chocolate com cookies.
 
Pratos especiais
O Restaurante e Confeitaria Martin Holandesa também terá três novidades de pratos salgados, inspirados na culinária holandesa. São eles: o “Oma Diny” (em homenagem à sra. Diny Gerritsen, fundadora da confeitaria, pelo carinho com o qual ela cozinhava para sua família), composto por purê de batata, salsicha Frankfurter e bacon, finalizado com chucrute; o “Bitterballen de frango” (típico croquete redondo de frango com especiarias, crocante por fora e muito cremoso por dentro) e o “Burguer de eisbein” (joelho de porco fatiado, cebola caramelizada, mostarda, fritessaus e queijo prato servido no pão brioche).

Novidades Gastronômicas / Juliana Lazarini
Receitas
Bloempot (flor no pote) com flores comestíveis
Para montar e decorar:
Cuia de flor comestível
Flores comestíveis 
Bolacha Oreo triturada 
 
Mousse de chocolate 
1 lata de creme de leite
200 g de chocolate meio amargo picado
3 claras de ovo
3 colheres de sopa de açúcar
 
Modo de preparo:
Em banho-maria, derreta o chocolate com o creme de leite e reserve. Em uma panela em fogo baixo, misture as claras com o açúcar e mexa vigorosamente por cerca de 3 minutos, tirando do fogo de tempos em tempos. Transfira a mistura de claras e açúcar para a batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar o volume. Misture as claras com o chocolate derretido e coloque nas tacinhas. Deixe gelar por aproximadamente 3 horas antes de servir. 
 
Calda de frutas vermelhas
350g de frutas vermelhas
1 1/2 xícara de chá de açúcar
Suco de 2 limões
Colocar todos os ingredientes na panela e deixar ferver em fogo baixo até cozinhar e engrossar.
 
Montagem:
Coloque uma colher de sopa de calda no fundo do potinho e depois cubra com a mousse de chocolate. Leve para a geladeira por 3 horas antes de servir. Finalize com o Oreo triturado e flor comestível.
 
Stroopwafel
Ingredientes:
600 g de farinha de trigo
600 g de açúcar mascavo
450 g de margarina
300 g de manteiga
300 g de açúcar cristal
3 ovos
3 colheres de sopa de leite
Canela
Sal
 
Modo de preparo
Misture o açúcar cristal com os ovos, o leite, a farinha, uma pitada de canela, um pouco de sal e a margarina. Assim que a massa ficar firme, forme bolinhas e reserve. Derreta a manteiga e o açúcar mascavo em uma panela até obter uma calda lisa e bem brilhosa. Aqueça a chapa de waffle, coloque uma bolinha e asse até que esteja levemente dourada. Depois, é só rechear ou acrescentar a cobertura desejada. 

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 16-09-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI