Notícias

BONDINHOS AÉREOS INVESTEM EM TURISMO INCLUSIVO
O turismo acessível é um fator de alta relevância atualmente no mundo. Nos Bondinhos Aéreos, localizado em Canela (RS), o objetivo é incluir todo mundo no passeio, sem desafios inesperados ou desconfortáveis. O parque possibilita aos visitantes contemplar a Cascata do Caracol e a natureza da mata nativa da Serra Gaúcha, por um ângulo privilegiado. A atração é indicada para todas as idades e possui acessibilidade na estrutura com rampas e elevadores em todas as estações. O investimento também foi feito em banheiros com acessibilidade; rampa e elevador; trilha plana e calçada, além de treinamentos constantes para a equipe recepcionar pessoas com deficiência.

O complexo turístico Parques da Serra, em Canela, é formado por três estações (Estações Central, Animal e Cascata), que são interligadas por bondinhos aéreos. Na Estação Central é onde a aventura começa, com o embarque nos bondinhos aéreos. Além de ambiente para o embarque/desembarque, esta estação também possui área de alimentação e um mirante, que permite uma vista de todo o vale de um ângulo frontal e diferenciado da Cascata do Caracol.
Todas as estações possuem espaços idealizados, para o fácil acesso para pessoas com deficiência. No embarque para os bondinhos, há monitores e rampas para facilitar o acesso ao equipamento. Nas estações Central e Cascata, além do elevador, os caminhos para o embarque possuem corrimões e sinalizações. E na estação Animal, a trilha ecológica é mais larga dos que as trilhas convencionais.

Empresa Amiga do Autista
A equipe do Parques da Serra Bondinhos Aéreos tem treinamento especial sobre atendimento prioritário para pessoas com autismo. O parque recebeu o selo de Empresa Amiga do Autista da Incluir Treinamentos, que ministrou o curso sobre Excelência em Atendimento de Inclusão. No parque é dada a preferência no atendimento e ao uso do cordão do Autismo, que é uma maneira simples de identificação. “Como o símbolo do autismo é reconhecido mundialmente, nosso objetivo é ajudar na identificação desta deficiência. Ou seja, seu uso contribui para contatos de emergência e situações adversas, além de agilizar o atendimento preferencial previsto em lei”, explica o gerente do parque, Mateus Scain.
Outro diferencial é a interpretação de Libras nos vídeos informativos, que são exibidos em todas as estações, onde um profissional realiza uma tradução simultânea ou consecutiva do que está sendo falado, substituindo a língua de sons ou oral, por gestos e sinais.
Na última estação, o visitante pode contemplar a vista frontal da Cascata do Caracol e a exuberante natureza do vale, por um ângulo privilegiado. Quem não quer viver esta experiência? No Bondinhos se faz forte o conceito de turismo acessível, que envolve a inclusão de pessoas portadoras de deficiências ou limitações físicas e mentais em atividades turísticas, promovendo fácil acesso à lugares e estabelecimentos.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 19-09-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI