Notícias

FLORES E PAISAGISMO: CINCO DESTINOS PARA CURTIR O MELHOR DA PRIMAVERA
A melhor estação do ano já começou. O início da primavera significa que teremos, pelos próximos três meses, dias mais longos e com temperaturas amenas, pouca chuva e muita diversidade em flora, já que é neste período que muitas espécies de árvores florescem. É tempo, especialmente, de curtir o ar livre - e sem passar frio. Para isso, selecionamos destinos para curtir o período. Confira. 

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, Rio Claro - Mangaratiba
A menos de 2h da capital Fluminense, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos ainda é uma joia pouco conhecida no Estado, mas que vale a pena ser visitada. Foi aberto em 2011 nas ruínas de uma antiga cidade histórica (São João Marcos) e em meio a muita verde da Mata Atlântica. Por lá, além da riqueza cultural, há um observatório para observação de aves, lagos para piquenique e um Centro de Memória e o Espaço Obra Escola. A diversidade em flora chama atenção: diversas espécies, como Mulungus ou suinãs, árvores de tronco alto trazidas pelos portugueses, ipês amarelos e roxos, palmeiras Jussara e Monjolos também fazem parte da paisagem. Quem quiser colher alimentos sem agrotóxico pode ir até a hora orgânica do local.

Onde ficar
Em Mangaratiba, a poucos minutos das duas atrações, o Portobello Resort oferece atrações para toda a família. E ainda tem atrações próprias para curtir a primavera. O hotel fica em uma área verde de 25 milhões de metros quadrados, o que já proporciona uma experiência de contato com a natureza e a diversidade de flora da Mata Atlântica. Por lá, além dos diversos jardins que compõem a propriedade, é possível também visitar um Palmital, com produção orgânica, joia da diversidade brasileira. Outra pérola da nossa natureza também está presente: diversos ipês, que estão sendo replantados em ação de sustentabilidade do local.

Parque Ecológico Uaná Etê
Uma das atrações turísticas mais buscadas no Vale do Café é o Parque Ecológico Uaná Etê. Por lá, são 29 jardins dedicados à música e à natureza, com muitas experiências sensoriais. Algumas das atrações permanentes são o bosque de sinos, a árvore dos cristais, a árvore das infinitas possibilidades, além de cinco gramados com belas vistas, trilhas com placas de exercícios e meditação, teias entre árvores para descanso ou movimento, escalda pés, piscina de lama e chuveirões. Na primavera, é tempo de ver os girassóis. No parque, há um campo dedicado a essas flores. O local oferece sua própria hospedagem.

Divulgação
Festival do Morango, em Nova Friburgo
A atividade produtora de morango ganhou força em Nova Friburgo, que este ano realiza o Festival do Morango com Chocolate, entre os dias 12 e 16 de outubro, reunindo mais de 50 produtores da fruta. Além de se deliciar com as receitas e degustações que estarão por lá, é possível também apreciar as flora. Durante o evento, acontece uma grande exposição de flores produzidas na Serra Fluminense, já que a região também se destaca entre os maiores do país. São mais de 180 produtores, que no ano de 2021 comercializaram em torno de três milhões e quinhentos mil maços de flores. Astromelia, Crisâmtemo, Rosa, Tango, Aster, Lisianthus e Gypsophila concentram os maiores volumes de produção.

Onde ficar
Rodeada pelo verde e as belezas naturais da Mata Atlântica, o hotel Parador Lumiar, parte do guia Roteiros de Charme, é uma extensão do que se pode apreciar da primavera na região. O local possui cachoeiras, áreas para trilha, horta orgânica e um orquidário, com 100 a 120 espécies de orquídeas que, quando florescem, em diversas cores e tamanhos, são exibidas por todas as áreas do hotel. 

Flores em Friburgo. Divulgação

Arabotânica, Teresópolis
A Arabotânica é um orquidário em Teresópolis que reúne diversas espécies da planta há 25 anos. Mas há além: além das orquídeas, muitas delas campeãs em exposições de referência no Brasil, o local também oferece ao público uma grande variedade de plantas ornamentais. O Passeio das Flores é outra atração: uma caminhada ecológica guiada de 350 metros pela Mata Atlântica. 

Onde ficar
O Le Canton tem dois milhões de metros quadrados de área construída e é cercado pelas belezas naturais da Serra dos Órgãos. Além de atrações como shows, parques temáticos e atividades culturais e esportivas, além de opções gastronômicas e recreação para crianças, o local também oferece atrativos "primaveris". Mais de 40 mil m² de jardins e gramados, cuidados por uma equipe especialista em jardinagem. O Resort está rodeado de espécies nativas, preservadas, como Ipês Rosas e Amarelos, além de Jabuticabeiras e Quaresmeiras. Nos jardins, nossas principais flores são os Beijinhos, as Éricas e os Camarões Amarelos.

Jardim do Porto Imperial. Foto de Divulgação

Lavandário, em Cunha
Cunha, cidade na divisa entre o Rio e São Paulo, abriga o Lavandário – propriedade privada que tem cultivo orgânico de lavandas e ervas aromáticas. É possível visitar as plantações e apreciar o cenário de cores formados pelas flores. O gênero Lavandula, que está presente por lá, por exemplo, tem mais de 30 manifestações com flores maiores, menores, roxas, lilases, brancas e rosas. Essa imensa variedade também se manifesta nas outras espécies. O local ainda tem uma cafeteria e uma loja de produtos desenvolvidos com óleos essenciais e plantas feitas ali. Também podem ser adquiridas mudas. 

Onde ficar
Ali, perto, a menos de 1h, em Paraty, a pousada Porto Imperial oferece não só hospedagem, mas seus próprios encantos primaveris. O jardim temático da pousada, o primeiro da cidade, é um dos destaques. As bromélias, plantas típicas da Mata Atlântica, surpreendem e encantam por sua beleza e exotismo. Mais de 70 espécies identificadas se espalham pelo jardim tropical. A pousada fica em uma localização estratégica para os atrativos da cidade, como das saídas dos passeios de barco para as praias paradisíacas da região e ao lado dos principais restaurantes, no coração do centro histórico. 

Foto: Bromélia, no Portobello Resort. Divulgação

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 27-09-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI