Notícias

FAROL SANTANDER RECEBE PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DO CATALÃO SERGI CADENAS NA AMÉRICA LATINA
A imagem expandida - 30/09/2022 a 08/01/2023
Destaque na arte contemporânea mundial, Cadenas desembarca pela primeira vez no Brasil com suas pinturas tridimensionais;
Nascido em Girona, na Espanha, o artista viralizou nas redes sociais com obras que mudam de acordo com a perspectiva do espectador;
Entre os destaques, uma tela mostra Marilyn Monroe se transformar em Albert Einstein, enquanto outras projetam uma mesma pessoa da juventude até a terceira idade;
Exposição terá uma obra externa, exibida na estação Trianon-Masp do metrô.

(Créditos: Carol Quintanilha)
O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, exibe, a partir do dia 30 de setembro (sexta-feira), sua mais nova exposição internacional. Intitulada Sergi Cadenas – A imagem expandida, é a primeira mostra na América Latina do artista natural de Girona, região da Catalunha (Espanha), e com produção executiva de Angela Magdalena e Julia Brandão.
Autodidata, Cadenas traz seis obras ao Brasil, revelando sua principal característica: as pinturas tridimensionais feitas com óleo sobre tela, que ganham vida a partir da perspectiva e movimento do visitante. A exposição fica em cartaz até 08 de janeiro de 2023 (domingo).
A técnica de Sergi Cadenas para gerar o surpreendente e impactante efeito no público consiste em produzir dois retratos diferentes em uma única pintura, usando faixas verticais rígidas para fazer a transformação. As peças mudam de perspectiva à medida que o visitante da exposição caminha em frente à tela, de um lado para o outro. Cada retrato é uma obra independente, mas, no centro, as caraterísticas físicas das imagens se fundem, como se fosse uma terceira pintura.
Essa escola artística, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente do século XX que tem como característica principal a utilização de elementos visuais e técnicas destinadas a dar movimento à obra, ou, pelo menos, passar essa impressão.
Ao todo, o artista trará a São Paulo seis telas com dimensões de 120 x 120 cm. Cinco serão exibidas no Farol Santander São Paulo e uma sexta ficará na estação Trianon-Masp (linha 2 – verde do metrô). Este número de obras permite que o público se movimente no ambiente expositivo, gerando o efeito necessário de movimento das telas. Todas as telas foram produzidas por Cadenas entre 2020 e 2022 e serão exibidas pela primeira vez fora da Europa.
“Sergi Cadenas renuncia explicitamente à figura estática do espectador clássico: suas pinturas tridimensionais não podem ser vistas, literalmente, de um único ponto de vista. Além disso: somente um espectador em movimento pode perceber um espaço em mudança e, por fim, uma imagem ampliada. Pintor ou escultor? É evidente que a graça está em manter a questão em aberto”, analisa o crítico de arte e curador espanhol Eudald Camps.
O envelhecimento é abordado em três dos trabalhos de Cadenas, com uma característica interessante em seu processo, que é utilizar pessoas do seu entorno e convívio. Em uma das telas, por exemplo, o artista utiliza como inspiração uma avó e sua neta, capturando a relação afetuosa de ambas. Em outra, o artista retrata uma criança de cinco anos, amiga de sua família, em contraponto com sua tia de noventa e cinco de idade. E a terceira mostra o retrato de um homem evoluir da juventude à maturidade.
Entre os destaques, também está uma obra em que Marilyn Monroe se transforma em Albert Einstein, como uma versão futura de si mesma, mesclando os atributos de beleza e inteligência normalmente associados a esses dois personagens.
Há ainda um quadro que une jovens figuras masculinas e femininas, destacando seus olhares da juventude, com todo um futuro pela frente. Por fim, uma tela com uma figura humana se sobrepõe transformando-se em um esqueleto, com a ideia, segundo o autor, de que todos somos fisicamente semelhantes em nosso interior.

Sobre Sergi Cadenas
Sergi Cadenas nasceu em Girona, em 1972. A sua família sempre esteve associada à arte, mas neste caso, a trabalhos com ferro. Cadenas é um artista vocacional cuja criatividade segue as suas próprias instalações autodidatas.
A experimentação proporcionou a ele uma linguagem visual própria. Em suas obras mais recentes, as pinturas a óleo tridimensionais variam de acordo com a perspectiva do espectador, introduzindo uma dimensão cinética e sugestiva de nossa visão da realidade.
Aos 16 anos, começou a trabalhar na oficina de seu pai, e cinco anos depois já a administrava. Seu desenvolvimento artístico sempre esteve ligado ao mundo artesão. Estudou design e ferragens artísticas no Gremi de Serrallers, em Barcelona, e mesmo sendo um pintor habilidoso, nunca estudou desenho – o que o faz autodidata.
Atualmente, ele é responsável pela Ferros d’Art Cadenas, a empresa familiar, que é conhecida em Girona e existe há quase dois séculos. Desde que os seus antecessores se mudaram para lá, na primeira metade do século XIX, a fundição tem sido uma parte essencial da história cultural e arquitetônica da cidade. O bisavô de Sergi, Nonito, colaborou com o arquiteto Rafael Masó, e seu trabalho em ferro forjado pode ser visto em várias construções suas.

Sobre o Farol Santander São Paulo
Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander, centro de cultura, lazer, gastronomia e turismo, já recebeu mais de 1 milhão de visitantes e apresentou 29 exposições nos eixos temático e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 18 pisos dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.
As visitas começam pelo hall do térreo, que conta com a Loja da Cidade e o famoso lustre de mais de 1,5 toneladas, seguindo até o Mirante do 26º que, após a revitalização, ganhou um Café especial, com uma das vistas mais famosas de São Paulo.
Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que tem mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento a época como Banco do Estado de São Paulo. Na galeria do 4º andar fica a obra Vista 360, feita exclusivamente pelo artista brasileiro Vik Muniz para o Farol Santander São Paulo.
No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.
Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga Paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses, aliados às necessidades de deslocamento pelo grande território que correspondia à Capitania de São Paulo (1720).
Outra novidade conectada a gastronomia é a Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica, parceria inaugurada em maio deste ano e que mantém uma agenda fixa e semanal de cursos e aulas de gastronomia com diversos chefs.
Ainda no primeiro semestre de 2022, o Farol Santander São Paulo anunciou o novo funcionamento da Pista do 21, para prática de skate indoor. Em parceria com a Rajas Skatepark, um dos maiores complexos esportivos para prática do skate do País, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade, a Pista do 21 pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria e oferece agendamento de aulas

Serviço: Exposição Sergi Cadenas – A imagem expandida

Onde: Farol Santander São Paulo

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 30/09/22 (sexta-feira) a 08/01/23 (domingo)

Site Farol Santander:farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 30,00 (R$ 15, meia-entrada)

Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre    

Brigada de incêndio e Seguranças: efetivo total de 60 pessoas

Instalações acessíveis para cadeirantes

** Obra no metrô: Estação Trianon-Masp (linha 2, verde – 04h40 às 0h22)
242f2d2f.png

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 30-09-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI