Notícias

Sesc Grussaí é a primeira unidade hoteleira do Sesc RJ em funcionamento no Norte Fluminense e pode receber credenciados e não credenciados do Sesc
Um grande complexo de turismo e lazer ressurge no Norte Fluminense. Com 1,8 milhão de metros quadrados e dois terços de área preservada, o Sesc Grussaí, em São João da Barra, é a primeira unidade do Sesc RJ na região - e uma das maiores do país -, e representa a oferta de bem-estar social, cultura e lazer que compõe os pilares de atuação do Sesc RJ.  

Contando com capacidade total de cerca de 600 unidades de hospedagem, o Sesc Grussaí retomará as operações inicialmente com cerca de 150 unidades capacidade para 2 a 6 pessoas. Entre as comodidades oferecidas estão restaurante, lanchonete, loja de conveniência, piscinas, quadras esportivas, parques infantis, pista de skate e de patinação, anfiteatro ao ar livre, sala de convivência, sala de leitura, espaço brincante, sala de vídeo, salão multiuso, espaços para oficinas de arte e tecnologia, praças e muita área verde. 
O complexo foi construído com estruturas de lazer para atender pessoas de todas as idades, sendo um espaço acolhedor para as famílias. Os quartos são equipados com wi-fi, Smart TVs com mais de 100 canais, secador de cabelo, cofre e outras facilidades para o conforto dos hóspedes. O espaço também conta com réplicas do Taj Mahal, de Pagode Chinês e de uma Casa de Chá japonesa, além de alguns vagões da antiga Maria Fumaça, que foram preservados.
"A nossa unidade é praticamente uma cidade. É como se as pessoas atravessassem um portal que dá acesso a ruas, praças e muitos atrativos de lazer que podem ser usufruídos com segurança. A nova gestão adotou áreas setorizadas por bairros, que foram batizados com nomes acolhedores como Amizade, Encanto, Abraço e Bem-Estar. Nesse espaço, os chalés são agrupados em vilas. A unidade também é pet friendly, para a família desfrutar de uma estrutura completa, explica a gerente do Sesc Grussaí, Christiane Caetano.

Complexo existe há mais de 40 anos
Inaugurado em 1979 e administrado pelo Sesc MG, o complexo fechou as portas em maio de 2020 devido aos impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19 e foi reaberto pelo Sesc RJ, que passou a administrá-lo em agosto de 2022. O anúncio da reabertura foi feito em abril do mesmo ano e desde então a instituição vem trabalhando na sua retomada. Atividades pontuais, abertas ao público, foram realizadas em alguns espaços, como as caravanas mensais com programação de cultura, lazer e entretenimento. O local também recebeu shows do Festival Sesc de Inverno, em julho, com grupos como Fundo de Quintal e Melim.

Mais empregos para a população
Com a reabertura da unidade Grussaí, o Sesc RJ e o Sistema Fecomércio buscam disponibilizar mais uma opção de turismo e lazer acessível aos fluminenses, comerciários e população em geral. A partir de março, a unidade passará a oferecer serviços e atividades do Sesc RJ à população. O fortalecimento da economia local, severamente impactado com o fechamento do empreendimento, também é prioridade do Sistema Fecomércio RJ. A reabertura já gerou a contratação de quase 200 profissionais na região. As vagas são para regime CLT de 44 horas semanais com prazo indeterminado e incluem benefícios como plano de saúde e vale-refeição. Interessados podem acompanhar a abertura de novos postos de trabalho e se candidatar em  www.sescrio.org.br, seção “Página de Carreiras”.
“O nosso grande objetivo, além de proporcionar mais uma opção de lazer aos comerciários, é reaquecer a economia da região, contratando profissionais e empresas qualificadas para nos ajudarem a reerguer o Sesc Grussaí”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. Ele destaca que, para além de um novo empreendimento de lazer e hospedagem, a chegada do Sesc RJ ao Norte Fluminense oferece à região maior acesso à toda gama de serviços, assistência e lazer que compõe o compromisso do Sesc RJ com os moradores do estado”.
A reabertura do Sesc Grussaí também impulsiona negócios da região. Com o objetivo de contar com profissionais e empresas locais, e, em consequência, gerar emprego, renda e desenvolvimento econômico, em agosto, o Sesc RJ realizou encontros para orientar empresários interessados em cadastrar seus negócios para serem fornecedores de produtos e serviços. Os participantes foram informados sobre todo o processo de compras do Sesc RJ (que pode ser feito por licitação ou compras diretas), a começar pelo funcionamento do Portal de Compras e o cadastro e homologação das pessoas físicas e jurídicas. O cadastro pode ser realizado na hora, sob a orientação de profissionais do Sesc. Uma vez homologado, profissionais e empresas passaram a constar do banco de fornecedores da instituição e tornaram-se aptos a comercializar produtos e serviços para atender as necessidades do Sesc Grussaí.

São João da Barra
Localizada a 275km do Rio de Janeiro, São João da Barra ocupa uma área de 462,1km² e tem cerca de 33 mil habitantes. Com 32km de orla, conta com praias que costumam ficar movimentadas nos finais de semana e feriados devido à proximidade com Campos, a maior das cidades do Norte Fluminense. Uma delas, a de Grussaí, assim batizada por conta do pequeno caranguejo chamado grauçá-y ou “espera maré”, é palco de vários shows durante o verão. A de Atafona, que significa moinho de vento, possui o segundo maior delta do país e o terceiro clima medicinal do mundo. Já a praia do Chapéu do Sol tem esse nome porque os banhistas do início do século XX não dispensavam o acessório contra os raios solares. A do Açu e a de Iquipari são muito usadas para pesca de anzol e de rede.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 21-12-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI