Notícias

Temporada de cruzeiros internacionais vai levar oito navios para o Amazonas neste mês de março
Cidade já recebeu cinco navios desde o início da temporada. Ao todo, R$ 8 milhões devem ser movimentados com a presença de estrangeiros na capital amazonense

Foto: João Viana / Arquivo Semcom
Manaus, a capital do estado do Amazonas, tem a previsão de receber, neste mês de março, oito navios, dentro da Temporada de Cruzeiros 2022/2023, que teve início em novembro do ano passado. Cinco navios já desembarcaram turistas na cidade, movimentando a economia.
Segundo a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Manaus (Manauscult), o primeiro deles, ‘Viking Sea’, de bandeira norueguesa, desembarca em Manaus ainda nesta quinta-feira (2) com 480 tripulantes e 930 turistas. A embarcação já passou pelos Estados Unidos, Inglaterra, França e Caribe, e permanece na capital do Amazonas até sábado (4).

Foto: João Viana / Arquivo Semcom
Para potencializar os ganhos com o turismo, a cidade tem trabalhado em receptivos que incluem rituais indígenas, apresentação de boi-bumbá, entrega de mapas da cidade no porto e dicas de roteiro nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). O objetivo é, além de incentivar a economia, apresentar a cultura brasileira e a amazonense aos estrangeiros.
“Esperávamos uma retomada natural após o período difícil que tivemos para o turismo, mas precisamos ser ativos nesse processo, como forma de potencializar essa demanda reprimida por quase três anos. Quando apresentamos a cidade ao turista, tentamos fazer com que ele crie um vínculo, que conheça e se apaixone pela identidade local, para, quem sabe, voltar no futuro. Não basta abrirmos as portas, precisamos oferecer conforto”, destacou o prefeito da cidade de Manaus, David Almeida.
A previsão é que, com todos os navios da temporada, R? 2,5 milhões sejam gastos por turistas na capital amazonense, além de R? 5,4 milhões ganhos com os custos operacionais dos navios, totalizando cerca de R? 8 milhões injetados na economia local.
Outros navios de grande estrutura, como o holandês ‘Volendam’, desembarcam em Manaus neste mês de março. A embarcação conta com 700 cabines, piscina, cassino e cinema, e levará mais de 2,3 mil turistas norte-americanos ao Amazonas.
Ao todo, mais de 9 mil pessoas, entre tripulantes e turistas, devem desembarcar em Manaus até o final da temporada. A alta procura faz a administração municipal projetar, também, números positivos para a temporada 2023/2024, com 34 navios previstos para atracar -- um possível aumento de 100% em relação à temporada atual.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 02-03-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI