Notícias

HotéisRIO e ABIH-RJ se manifestam contrários à decisão da volta da exigência dos vistos para cidadãos dos EUA, Canadá, Japão e Austrália
Alfredo Lopes considera retrocesso decisão do Governo Federal

O presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro e conselheiro da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, manifestou seu profundo descontentamento com a notícia da determinação do presidente Lula ao Itamaraty para a volta da exigência dos vistos para cidadãos dos EUA, Canadá, Japão e Austrália.
“Durante mais de três décadas, o trade turístico brasileiro buscou a flexibilização do visto para o norte-americano, além de outros destinos emissores, em razão da relevância dos EUA como emissor de turistas e fonte de receita para o país. Por muito tempo, porém, a falta de infraestrutura da representação brasileira nos EUA, os altos valores cobrados pelo visto e até mesmo as denúncias de desvios jogaram contra nossos objetivos.
A conquista do fim da exigência de visto, em 2019, apresentou resposta rápida. Dados da Polícia Federal mostram que houve incremento de 21,39% na entrada de turistas provenientes dos Estados Unidos no segundo semestre de 2019, em relação ao mesmo período 2018, embora em 2020 o cenário internacional tenha sido drasticamente afetado pela pandemia. Ainda na retomada, segundo o Ministério do Turismo, em 2021, o país chegou ao posto de principal emissor de turistas para o Brasil (132,2 mil) – historicamente, ocupava o segundo lugar, atrás da Argentina.
Com a atração de turistas estrangeiros bem abaixo de outras importantes metrópoles mundiais, lembrando que o Brasil há décadas não ultrapassa a barreira dos seis milhões de visitantes estrangeiros por ano, considero o retorno da exigência do visto uma visão unilateral desalinhada com a atual demanda do turismo nacional e fluminense. Esperamos que a nova gestão federal busque caminhos para ampliar investimentos em promoção e captação, que neutralize um histórico desastroso de relacionamento com estes mercados com enorme potencial de resposta. Mais do que nunca, voltar atrás na questão dos vistos é um retrocesso.”

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 13-03-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI