Notícias

Terraço Itália: histórias, gastronomia e notoriedade
Texturas, aromas e beleza: livro comemorativo conta os segredos do restaurante que desde a década de 60 aguça todos os sentidos do paulistano e de seus convidados


As peculiaridades do Terraço Itália são contadas no livro homônimo, publicado pela editora KPMO Cultura e Arte. Após uma longa e saborosa pesquisa, Keila Prado e Marcello Oliveira mostram a cultura entrelaçada nas idas e vindas dos pratos e do requinte deste lugar.
Evaristo Comolatti é o grande arquiteto do palco de momentos eternizados na memória de muitos paulistanos, e sua inspiração carrega em sua estrutura herança de um antigo armazém localizado em Stazzona, um pequeno vilarejo da região da Lombardia - comércio de sal e tabaco da avó do imigrante. O projeto, que começou em 1967, foi um propósito de gratidão à cidade brasileira que tanto o acolheu como lhe trouxe prosperidade.
A obra Terraço Itália: 50+5 Anos proporciona uma viagem entre o passado e o presente de histórias, sabores, aromas e beleza que estão presentes nos dois últimos andares que ocupam o Circolo Italiano.
“Quando nos deparamos com o projeto deste livro, já havia uma pesquisa iniciada e uma seleção de entrevistas realizadas com funcionários antigos da casa e com membros da família Comolatti, que fundou e administra o espaço desde a inauguração. O Terraço Itália é um dos marcos da cidade de São Paulo, um restaurante que está na memória dos paulistanos, não só pelas refeições e vista inigualável, mas por toda atmosfera de tradição e requinte que mantém há mais 50 anos. Contar essa história foi uma honra, especialmente por seus detalhes e por toda a riqueza das memórias e sentimentos das pessoas que fazem o dia a dia do lugar” -- comenta Keila Prado Costa.
A jornada literária mostra a inspiração de Evaristo Comolatti que beirava os Alpes Italianos - na fronteira com a Suíça, a sua chegada ao Brasil e a construção do Edifício que abrigaria o restaurante. E, neste contexto, Keila construiu uma narrativa poética com as palavras, enquanto Marcello Oliveira passeia por gerações através das imagens. Desde quem viu o conjunto se criar a quem hoje sonha em ser pedido em casamento à beira do horizonte da metrópole mais badalada da América Latina, todos são expectadores deste lugar.
Os contos e causos escritos nas linhas desta obra são inúmeros, exaltando a visita de importantes personalidades da história do mundo como o papa Francisco, a rainha Elizabeth II e a primeira ministra da Índia, Indira Gandhi. Como também personagens brasileiras que deram mais força à fama do restaurante dos famosos, como Pelé, Silvio Santos e Jô Soares, alguns, inclusive, frequentadores assíduos.
Sob o comando de renomados chefes de cozinha, o Terraço Itália se reinventou em diversos momentos para manter a tradição e a inovação, conquistando uma clientela mais jovem nos últimos anos. Este fato se intensificou com a reforma do local feita em 2020, repaginando os espaços nessa nova era do século 21.
“A pandemia trouxe uma oportunidade para o Terraço, permitindo que uma grande reforma pudesse renovar a infraestrutura e ainda dar ares mais contemporâneos aos ambientes. Hoje o restaurante é frequentado cada vez mais por jovens na faixa dos 30 anos, um público antenado que utiliza os espaços e a vista icônica para muitos cliques. Não é à toa o sucesso que o Terraço faz nas redes sociais” -- completa Keila.
Terraço Itália: 50+5 Anos  traz os segredos e a história de um espaço que sintetizou toda evolução da metrópole, romantizou a verticalidade de São Paulo, e trouxe novos sabores à Terra da Garoa.

Schultz Operadora » Schultz Travel Market News

https://www.schultz.com.br/

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 16-03-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI