Notícias

Atrio anuncia criação de núcleo de inovação
O HospTech já mapeou mais de 50 desafios e executa testes-piloto para buscar soluções que melhorem a experiência do cliente ou aumentem a eficiência operacional e financeira dos hotéis

Paulo Mélega, VP de Operações e líder da nova área

Pensar e fazer diferente. Essa foi a premissa que motivou a criação do HospTech, núcleo de inovação da Atrio Hotel Management dedicado a buscar soluções que melhorem a experiência do cliente e/ou aumentem a eficiência operacional e financeira dos empreendimentos. “A hotelaria carece de mudanças em seu modelo de gestão, operação e de interação com os hóspedes, pois já faz muitos anos que os processos são executados praticamente da mesma forma”, diz Paulo Mélega, VP de Operações e líder da nova área.

 

O HospTech foi incluído no planejamento estratégico da Atrio como um dos grandes projetos que serão desenvolvidos até 2027 com o objetivo de alçar a administradora a um novo patamar, mais alinhado ao cenário atual. Neste sentido, um dos primeiros passos foi estruturar a área, com a contratação de um Coordenador de Inovação e a criação um Comitê Multidisciplinar com profissionais das áreas de Operações, TI e Marketing. Luciano Procópio foi contratado do mercado para liderar o HospTech.

 

Formado em Psicologia e com MBAs em Tecnologia da Informação, Marketing e Gestão da Inovação, o curitibano de 48 anos já foi gestor em empresas como Claro, Club Athletico Paranaense e PUC-PR. “Procópio tem muita experiência em inovação de outros setores, mas não vem da indústria da hospitalidade, o que era uma premissa do cargo para nos forçar a pensar de forma diferente”, pontua Mélega.

 

Segundo Luciano Procópio, o plano para este ano é testar cerca de 30 inovações em hotéis-piloto, aprovar cerca de 10 soluções encontradas e calcular seus impactos. Com base no diagnóstico realizado em janeiro, o grupo de trabalho mapeou 55 desafios e definiu oito propostas que já estão sendo testadas. As teses validadas serão implantadas na companhia como um todo em um cronograma que começa em maio e tem duração prevista de até oito meses, de acordo com a complexidade. “Dependendo da eficácia e da viabilidade, estenderemos a solução para os demais hotéis. A ideia é fazer pelo menos três testes por mês até dezembro e, bimensalmente, iniciar a implantação de duas soluções”, explica.

 

Além do grupo formado internamente, a Atrio contratou a Fábrica de Criatividade, uma consultoria externa que trará conceitos e metodologias relacionadas à inovação durante o primeiro ano de projeto. “O HospTech é um projeto perene, uma nova área que veio para ser estruturada e permanecer dentro da companhia na busca constante pela inovação que pode ser tanto fazer algo de forma diferente como até descartar as que não fazem mais sentido. Inovação não é só tecnologia, é também deixar de fazer algumas coisas”, afirma Procópio.

 

Mélega reforça o pioneirismo da Atrio ao criar um ecossistema voltado à inovação, uma cultura organizacional que considera não só o feedback dos clientes como as propostas do público interno. “Qualquer colaborador que trouxer uma ideia de inovação que seja implantada receberá um reconhecimento público e financeiro. É a forma de estimular a inovação dentro da companhia, especialmente considerando que este é um projeto estratégico e que veio para transformar a empresa”, finaliza.


Sobre a Atrio Hotel Management

A Atrio Hotel Management é especializada no desenvolvimento, implantação e operação de hotéis.

Criada há 35 anos, com atuação em todo o Brasil e detentora de um processo de gestão focado no retorno para o investidor, a Atrio soma mais de 75 empreendimentos administrados e mais de 11 mil quartos em 48 cidades e 13 estados, em associação com marcas hoteleiras nacionais e internacionais -- neste caso para as bandeiras Grand Mercure, Novotel, Mercure, Ibis Styles, Ibis e Ibis Budget, o que a torna a maior franqueada da Accor no País. Mais informações no site.


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 24-03-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI