Notícias

Por que viajar pela Costa Verde na baixa temporada é ainda melhor?
Belezas naturais e opções gastronômicas e culturais são opções na região. Hotéis estão com desconto e serviços exclusivos para hospedagem no período

A Costa Verde é famosa pelas belas paisagens, praias e ilhas paradisíacas, mas opções pela região incluem também história, gastronomia e parques arqueológicos. E com a chegada da baixa temporada, a boa notícia é que o custo para viajar por lá fica ainda menor.  A região é composta por quatro municípios, dois deles - Angra dos Reis e Paraty – já receberam o título da Unesco de Patrimônio Cultural e Mundial, em 2019, tornando-se os primeiros bens brasileiros inscritos na categoria de sítio misto: cultural e natural. 

Eventos culturais 
E é em Paraty que estão concentradas as principais opções culturais e gastronômicas. A agenda de eventos da cidade é uma atração à parte: durante todo ano é possível aproveitar, pelas ruas histórias, muita música, esporte, arte e gastronomia famosa em todo o país. Já no fim de semana de 27 e 28 de maio acontece a Festa do Divino, uma das celebrações religiosas mais tradicionais do Estado. No sábado de manhã, são distribuídas refeições e bebidas à população, como parte da tradição. De noite, na Igreja da Matriz, um adolescente da comunidade é coroado Imperador do Divino e recebe homenagens do lado de fora da igreja, com a apresentação da Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos Velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty: o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Miota – ou Minhota, originária do Minho, em Portugal
Ainda em maio acontece, nos dias 20 e 21,??a Meia Maratona de Paraty, que este ano completa a 20ª edição. O desafio terá as categorias masculino e feminino, e cada atleta poderá correr ou caminhar 3km, 5 km, 10km ou 21km. As inscrições e o regulamento da corrida podem ser acessados pelo site da prefeitura.
E no começo de junho, Paraty ainda receberá a sexta edição do Yoga Festival entre os dias 1º e 4 de junho. Voltada tanto para iniciantes quanto para praticantes experientes, a programação inclui aulas de yoga, meditação, dança, música, palestras e rodas de conversa. 

Parque arqueológico e belezas naturais
Em Mangaratiba, na estrada que liga o município à cidade de Rio Claro, o Parque Arqueológico e Ambiental São João Marcos abriga ruínas da antiga cidade de São Marcos, que foi alagada na década de 1940, tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). É habitat natural de uma grande diversidade de fauna e flora, com árvores centenárias e áreas para observação de pássaros. O parque ainda conta com um pequeno café, com refeições caseiras, e locais à beira de um lago, para piqueniques ou apenas contemplação. 
E apesar das temperaturas mais amenas, ninguém precisa fugir de conhecer as belezas naturais da região. A Ilha de Jaguanum e suas várias cascatas e cachoeiras são acessíveis por trilhas em Mangaratiba. Já Itaguaí possui serras com cachoeiras e trilhas onde é possível conhecer e se encantar com a variada fauna e flora da Mata Atlântica.  O lugar de natureza exuberante e de Mata Atlântica preservada é muito procurado também por dispor de inúmeras ilhas, mais de duas mil praias, muitas delas semi desertas, de águas cristalinas em várias tonalidades de verde, ideais para a prática de qualquer modalidade de esporte aquático. 
Atrativo à parte e procurado por 10 entre 10 turistas apaixonados por natureza é a Baía da Ilha Grande, considerada uma das melhores e mais belas partes do litoral brasileiro para se navegar. Tem mais. Há trilhas com dificuldades variadas; arvorismo, passeio de escuna, observação de pássaros, sítios arqueológicos, comunidades de origens ancestrais que vivem em harmonia com o meio ambiente; cachoeiras, mangues, ruínas, parques florestais, reservas biológicas. 

Onde ficar 
Portobello (Mangaratiba) 
Em Mangaratiba, o Portobello Resort tem atrações próprias para curtir a estaçãoe está com desconto de 20% nas hospedagens durante o mês de maio. O hotel fica em uma área verde de 25 milhões de metros quadrados, o que já proporciona uma experiência de contato com a natureza e a diversidade de flora da Mata Atlântica. Por lá, além dos diversos jardins que compõem a propriedade, é possível também visitar um palmital, com produção orgânica e uma joia da diversidade brasileira. O passeio dura 3h e conta com degustação, mergulho em piscina natural e sauna no meio da floresta. Outro sucesso único de lá é o safári, o único do Brasil dentro de um resort. Em 300 mil metros quadrados, diversos animais das faunas brasileira, europeia e africana vivem em harmonia e liberdade. Circulando em veículos 4x4, os hóspedes têm a oportunidade de avistar tucanos, araras, papagaios, macacos, quatis, emas, pavões, antas, cervos, antílopes e lhamas, além de uma família de dromedários. 

Porto Imperial
Ao longo do mês, uma das pousadas mais tradicionais da cidade, a Porto Imperial, também tem condições especiais para os hóspedes. Além do café da manhã incluso nas diárias, a hospedagem oferecerá café da tarde e drink de boas vindas. Para curtir os principais atrativos históricos e os eventos da cidade, a pousada Porto Imperial é uma das mais tradicionais de Paraty. Instalada no coração do Centro Histórico da cidade, a hospedagem está perto dos principais atrativos, eventos, restaurantes e diversos pontos turísticos da cidade. Ficar lá já é uma experiência por si só: além dos 43 apartamentos, peças típicas do universo cultural brasileiro, como cerâmicas, tapeçarias, móveis coloniais, antiguidades e obras de artistas paratienses fazem parte da decoração do casarão, de 1804,? que tem seus quartos batizados com nomes de personalidades femininas da nossa História.
O jardim temático, o primeiro da cidade, também é destaque. As bromélias, plantas típicas da Mata Atlântica, surpreendem e encantam por sua beleza e exotismo. Mais de 70 espécies identificadas se espalham pelo espaço. A completa área de lazer anexa à piscina também é um convite ao relaxamento através do bar da piscina. Para aumentar o conforto, a pousada oferece Internet wi-fi gratuita nas áreas sociais.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 24-05-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI