Notícias

Texto da Reforma Tributária que contempla setor de agenciamento é aprovado em 2º turno no Senado Federal

O Senado Federal aprovou, em 2º turno, o texto principal da Reforma Tributária, uma das pautas mais aguardadas e debatidas no cenário político brasileiro, que, há alguns dias, teve a inclusão de agências de viagens e operadores no conjunto de alíquotas diferenciadas previstas na PEC 45/2019, junto com outros segmentos que fazem parte da ampla cadeia do Turismo.


Mais um passo importante, fruto de um trabalho capitaneado pela ABAV, BRAZTOA, Abracorp, AirTkt e CLIA Brasil, cujos dirigentes seguiram focados em ações em Brasília que resultaram em 33 emendas propostas por dezenas de Senadores.

O texto segue agora para a Câmara que deve avaliar a PEC em rito que vai ser decidido pela casa, mas deve ser aprovado ainda este ano. Já estão sendo tomadas medidas para que os Deputados Federais e, principalmente, o Relator tenham suas perguntas e dúvidas solucionadas, caso ainda existam.

Uma vez aprovada a PEC no Congresso, existe a chance de agências e operadoras discutirem em Lei Complementar a base de cálculo, creditamentos e alíquota, que possam contribuir para o bom fluxo da cadeia do turismo, principalmente pelo fato de essas empresas serem o elo entre os players do mercado e o público final.

As associações agradecem aos Senadores pela inclusão do agenciamento e aprovação do texto no Senado e reforçam que continuarão seu trabalho presencial na capital federal para manutenção do agenciamento nas próximas etapas.

Sobre a Reforma Tributária

A Reforma Tributária tem como objetivo simplificar o sistema de tributação, tornando-o mais eficiente e justo para a população e as empresas. Entre as mudanças propostas, destacam-se:

? Unificação de tributos: A reforma busca unificar vários impostos em um único Imposto sobre Valor Agregado (IVA), simplificando o pagamento de impostos e reduzindo a burocracia.

? Redução de alíquotas: A proposta visa a redução de alíquotas para estimular o investimento e o crescimento econômico, beneficiando a população e as empresas.

? Mudanças na tributação de dividendos: A reforma propõe a tributação dos lucros e dividendos distribuídos pelas empresas, buscando uma distribuição mais justa da carga tributária.

Sobre a ABAV Nacional

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.

A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a ABAV Talks. 

Redes Sociais & Newsletter

A ABAV Nacional está presente no Instagram, Twitter, YouTube, Facebook, LinkedIn e TikTok e usa a #abavnacional

Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 09-11-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI