Notícias

Ministro do Turismo se reúne com investidores europeus na Câmara de Comércio de Barcelona
Encontro foi promovido pela Embaixada do Brasil na cidade espanhola. Celso Sabino também fez reuniões com proprietários de grandes hotéis na Espanha

Ministro Celso Sabino se reuniu com empresários e representantes do Governo da Espanha. Crédito: Germano de Sousa

A Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. De forma a atrair novos negócios para o país, a agenda do Ministério do Turismo nesta quarta-feira (29.11) em Barcelona, na Espanha, foi dedicada à realização de reuniões com empresários europeus. Os objetivos incluíram identificar potenciais interesses desse público e também quais dificuldades apontadas por eles para investir no Brasil.

Na Câmara de Comércio da Catalunha, o ministro participou de encontro que reuniu mais de 80 empresários. A Catalunha é a porta de entrada da Europa, e a Associação, vinculada à Câmara de Comércio Brasil-Espanha, ajuda na facilitação do intercâmbio de informações empresariais nos mercados de ambos os lados do Atlântico, a fim de gerar um ambiente propício para a geração de negócios entre Brasil e Espanha. “Esse encontro foi estratégico para estreitarmos os nossos laços, ampliando a possibilidade de atrairmos investidores espanhóis para o Brasil”, explicou Sabino.

Ao dar início ao encontro, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha (CCBC), Javier Mirallas, destacou a importância da cooperação bilateral.

“Falando do âmbito turístico, como vocês sabem, a Espanha é a segunda potência do mundo neste setor. É por isso que a sua visita, senhor ministro, suscita um enorme interesse desta Câmara. Pois o Brasil, entendemos que tem um potencial a desenvolver extraordinário e, além disso, de uma maneira absolutamente pluridisciplinar”, declarou.

A secretária de Estado de Turismo da Espanha, Rosana Morillo Rodrigues, enalteceu a parceria com o Brasil para o desenvolvimento do setor, como na estruturação de Destinos Turísticos Inteligentes. “Esta relação estreita que temos entre os dois países baseia-se em acordos de colaboração internacional que estão em vigor há anos e, devo dizer com satisfação, anos de renovação também. Que, por exemplo, na área do turismo, nos permitem trabalhar em conjunto com o Ministério do Turismo na modernização e digitalização dos destinos turísticos”, comentou.

Ao encerrar o encontro com empresários, o ministro Celso Sabino apontou esforços do governo federal pelo fortalecimento do turismo. “Depois da eleição do presidente Lula, nosso foco no desenvolvimento do turismo cresceu muito. O presidente está muito animado e muito dedicado para que o Brasil seja conhecido em todo o mundo como o Brasil realmente é: um país amável, um país muito hospitaleiro, com um povo muito caloroso e carinhoso, que recebe todos muito bem e com excelentes atrativos, como infraestrutura”, afirmou.

 

OUTRAS REUNIÕES - O ministro Celso Sabino ainda se reuniu com representantes da Catalonia Hotels & Resorts, uma das principais cadeias hoteleiras da Espanha. A Rede conta com 75 estabelecimentos em 20 destinos turísticos importantes, como Espanha, Alemanha e Caribe. “A partir do próximo ano, eles devem expandir seus negócios e já afirmaram que o Brasil é um país bastante atrativo”, ressaltou Sabino. O ministro aproveitou o momento para convidar os empresários para participar do Salão Nacional do Turismo, que acontece de 15 a 17 de dezembro, em Brasília. “Será uma oportunidade de eles conhecerem o que o Brasil tem de melhor”, completou Sabino.

Acompanhado dos deputados federais João Carlos Bacelar (BA) e Rodrigo Valadares (SE), o ministro participou de um encontro com representantes da Invisa, uma rede de hotéis espanhóis que mira o Brasil para construir um resort na Costa Azul da Bahia, o primeiro empreendimento da rede fora da Espanha. Inscrito no Portal de Investimentos do MTur, o equipamento turístico tem previsão de movimentar mais de US? 188 milhões e de gerar 10 mil empregos no local.

“O grupo tem algumas demandas com relação à melhoria da conectividade e também de infraestrutura. Foi importante dois representantes do Congresso Nacional que atuam na região estarem presentes, e já marcamos outros encontros para avançarmos nesse processo de instalação”, finalizou Celso Sabino.

 

IBTM - Celso Sabino desembarcou em Barcelona na terça-feira (28/11) para participar de uma das maiores feiras mundiais de turismo de negócios, a IBTM World, que acontece em cidade espanhola até 1º de dezembro.

O evento reúne mais de 10 mil profissionais do turismo de negócios. O estande brasileiro tem a coordenação da Embratur e conta com a participação de coexpositores, como a empresa aérea GOL e os destinos São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Ceará.


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 29-11-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI