Notícias

Programação, que segue até o dia 23, reuniu cerca de 8 mil pessoas em seu primeiro final de semana
Programação, que segue até o dia 23, reuniu cerca de 8 mil pessoas em seu primeiro final de semana

Programação do Natal nos Vinhedos segue dias 15, 16, 22 e 23. Crédito fotos: Natana Fontes

A segunda edição do Natal nos Vinhedos, cuja estreia ocorreu neste final de semana, mostrou a consolidação da proposta turística encabeçada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Em seus dois primeiros dias, sexta-feira (08) e sábado (09), cerca de 8 mil pessoas circularam no Vale dos Vinhedos, chegando muito próximo do público total registrado na primeira edição.

Maior, o evento passou a agregar mais atrativos enogastronômicos. São quase 20 vinícolas e cerca de 15 opções de alimentação – diante dos cerca de 25, no total, que estiveram na edição passada. Também, houve novidade nas atrações culturais, com o primeiro show internacional do evento, da cantora norte-americana Tina Jenkins Crawley, responsável por encerrar a noite de sábado.

Em meio aos parreirais do principal destino enoturístico do país, famílias, casais e amigos apreciavam a identidade de Bento Gonçalves. E tudo o que vem dela, seja sua deslumbrante paisagem natural – potencializada pela iluminação cênica –, seja suas vocações vitivinícola e gastronômica, influenciadas pelos italianos que colonizaram o local.

Ascendência que, também, se percebe nos artistas que sobem ao palco montado entre as videiras, em frente à vinícola Miolo. E na musicalidade que expressam, como mostraram Ragazzi dei Monti, abrindo a segunda noite do Natal nos Vinhedos, e Dirceu Pastori, atração que veio na sequência. Enquanto o Ragazzi apostou num repertório contemporâneo e enérgico, mesclando canções populares e folclóricas, além de versões de músicas como "Rádio Pirata" em talian – a língua dos "gringos" –, o tenor Dirceu Pastori trouxe um set list emocionante, dividido com a soprano Caroline Gobbatto, misturando clássicos italianos como "Con Te Partirò" e "Vivo Per Lei".


Os namorados Pedro Vargas e Júlia Medeiros, de Porto Alegre, faziam selfies em frente aos vinhedos, enquanto ainda se ambientavam ao local. Era a primeira vez que ambos, hospedados no Vale, curtiam, ao mesmo tempo, o destino enoturístico e o Natal nos Vinhedos. "Achei muito legal, porque é bem no meio dos parreirais mesmo, dá um clima gostoso, um aconchego legal", elogiou Júlia. "E o dia está bom hoje. A gente não tinha visto ainda, mas está muito legal essa ideia", disse Pedro.

Uma das mudanças deste ano em relação ao evento passado que agradou tanto a visitantes quanto a expositores foi a disposição de mesas e banquetas para apreciar a enogastronomia. Colocadas no meio da RS-444, que fica bloqueada para o tráfego de veículos durante o evento, elas ficam disponibilizadas entre as dezenas de barriquinhas que comercializam vinhos, espumantes e comidinhas que vão de preparos típicos como galeto e polenta a pratos como penne com ragu de cordeiro e farofa de cebola. Para quem jantava por ali, um telão ajudava a não perder nada da programação artística. "Está maravilhoso, só ontem nós vendemos o equivalente a dois finais de semana da primeira edição. O ano passado já havia dado muito certo, e esse ano consolidou", continuou. As vinícolas tmbém comemoravam o sucesso do Natal nos Vinhedos. "O evento está melhor trabalhado, melhor divulgado e mais organizado. A questão das mesas ajudou o nosso produto, a divulgar nossos vinhos. Hoje (sábado), os espumantes, como Brut e Rosé, estão saindo mais. Ontem (sexta), que estava mais friozinho, a preferência foi pelos tintos, como Cabernet, Merlot e Pinot Noir", disse Luiz Fernando Festa, da Audace Wine.


O Natal nos Vinhedos prossegue até o dia 23 de dezembro, com programação às sextas e aos sábados, iniciando sempre às 19h. As próximas atrações serão o grupo Trebbiano e o Tholl, com o espetáculo "A Noite de Natal", no dia 15; e Beatles no Acordeon e Vocal Alegro, no dia 16.

Participam desta edição as vinícolas Miolo Wine Group; Vinhos e Espumante Maison Forestier; Famiglia Valduga; Vinícola Salton; Cooperativa Vinícola Aurora; Audace Wine; Peculiare Vinhos Únicos; Vinícola Boutique Lidio Carraro; Vinícola Dom Cândido; Ales Victoria & Vinícola Berkano e Pipas Terroir e Tenuta Foppa&Ambrosi. Assinam a gastronomia o Restaurante Osteria Del Vale; Queijaria Valbrenta; Ristorante Di Bartolomeu; Spa do Vinho, Nature & Don Giovanni; Brazedo; Giordani Gastronomia; Vida Saudavel; Butique Doce; Due sushi e Kopenhagen. Também estão presentes vinícolas de Monte Belo do Sul (Vinícola Monte Belo, Adega Giovanni Tasca e Vinícola Avvocato) e estabelecimentos de Santa Tereza (Vinícola Dalpubel, Vinícola Renascer, Vinícola Casamia e Restaurante Sabores de Santa).

O Natal nos Vinhedos é realizado pelo CIC-BG, com promoção da prefeitura de Bento Gonçalves e Grupo RBS. O patrocínio ouro é de Banrisul Consórcios, LNF Latino Americana, Vinícola Miolo e Unimed Nordeste. Patrocínio prata: Casa Valduga, Dalmóbile, Rodopac Brasil e SIM. Patrocínio bronze: CONSEVITS –RS, Cooperativa Vinícola Aurora, Maison Forestier, Multimóveis, Ricefer, Salton, Supermercados Andreazza e Transporte Bertolini. Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.

 

Serviço

O quê: 2º Natal nos Vinhedos

Quando: 9, 15, 16, 22 e 23 de dezembro, a partir das 19h

Onde: KM 21 da RS-444 no Vale dos Vinhedos (em frente à vinícola Miolo)

Quanto: entrada franca

 

Dia 15 de dezembro (sexta-feira)

19h30: Trebbiano

20h30: "A Noite de Natal" (Grupo Tholl)

 

Dia 16 de dezembro (sábado)

19h30: Beatles no Acordeon

20h30: Vocal Alegro

 

Dia 22 de dezembro (sexta-feira)

19h30: Rodrigo Soltton e grande coro

20h30: Orquestra de Teutônia

 

Dia 23 de dezembro (sábado)

19h30: Sunset Riders

20h30: "Um Encanto de Natal" (Cia Sorriso com Arte)


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 12-12-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI