Notícias

Em dezembro, Mapa do Turismo Brasileiro agrega mais 78 municípios em nove estados do país
São Paulo e Pará foram os estados com mais atualizações e novos cadastros durante o período

Crédito: Foto divulgação Prefeitura Municipal de Aveiro (PA) e Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia (SP)

O Mapa do Turismo Brasileiro incluiu, apenas em dezembro de 2023, 78 novos municípios que passaram a ter prioridade em uma séria de ações e programas desenvolvidos pelo Ministério do Turismo. Os estados com mais atualizações foram São Paulo, com 40 municípios, e Pará com 15 novas cidades.

Alguns dos municípios paulistas que passaram a integrar o Mapa no final do ano passado foram Cananéia, Queluz e Mogi Mirim. Já os paraenses têm agora Salinópolis, Salvaterra, Itaituba e Aveiro entre as cidades cadastradas no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISmapa).

Confira AQUI a lista completa

Os dados foram atualizados pelo MTur, que irá orientar a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos pelo governo federal para a elaboração e/ou revisão de planejamentos e estudos visando fortalecer a gestão descentralizada, obras de infraestrutura turística e a oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. Desde 2022, a plataforma está disponível durante todo o ano para atualização, renovação e novos cadastros.

A inclusão de novas cidades no Mapa do Turismo é essencial para gestão do turismo no país, em especial com a retomada do setor a nível nacional. Apenas em novembro de 2023, últimos dados divulgados, o Brasil registrou a entrada de 504.395 visitantes do exterior, crescimento de 7% em relação a 2022.

A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Os estados e o DF podem definir exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas.

Além disso, o município precisa dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastur, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, estados e o Distrito Federal, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema SISMAPA e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, este cadastramento terá sua validade por 01 (um) ano.

Leia mais:
Ministério do Turismo lança novo painel de consulta no Mapa do Turismo Brasileiro


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 10-01-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI