Notícias

Seis capitais brasileiras estão no ranking das cidades mais promissoras do mundo
A Pesquisa 2023 Global Cities Report leva em conta o desempenho atual e o potencial das cidades para atrair e reter investimentos

Seis capitais brasileiras estão no ranking das cidades mais promissoras do mundo. Crédito: MTur Destinos

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador são as capitais brasileiras que compõem a lista das 156 cidades mais promissoras do mundo. A pesquisa 2023 Global Cities Report, da consultoria global Kearney, foi divulgada no começo de janeiro deste ano. O estudo anual mede o desempenho atual e o potencial das cidades para atrair e reter investimentos, pessoas e ideias. O relatório indica a crescente distribuição geográfica das oportunidades.

Com relação a 2023, a pesquisa se concentrou nas transformações sociais, geopolíticas e tecnológicas que desafiam a hierarquia tradicional das cidades globais e criam uma geografia de oportunidades mais amplamente distribuída. O relatório explora os desenvolvimentos que influenciam as trajetórias dos locais, dando visibilidade, por exemplo, aos aspectos como a revolução do trabalho remoto e a aceleração no uso de tecnologias como a Inteligência Artificial.

No ranking, São Paulo ocupa a primeira posição entre as brasileiras ficando com a 46ª posição, seguida por Rio de Janeiro em 76º, Belo Horizonte em 111º, Porto Alegre em 115º, Salvador 124º e Recife fechando a lista em 131º. As capitais também apareceram na divulgação de anos anteriores.
 

ECONOMIA - O Turismo vem contribuindo, cada vez mais, com o desenvolvimento econômico e social das cidades brasileiras. Para potencializar os atrativos nacionais, o governo federal tem investido na melhoria da infraestrutura turística apoiando obras que aprimoram o atendimento a visitantes, como urbanização de orlas, pavimentação de vias e construção de centros de convenções. Em 2023, o Ministério do Turismo entregou mais de 500 obras em todo o Brasil, com um investimento federal de R? 380 milhões.

Outra importante ação implantada pelo MTur no ano passado foi a ampliação e facilitação de acesso a financiamentos com as melhores condições de mercado. Por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), foram liberados, no ano passado, cerca de R? 1,2 bilhão para empreendedores incrementarem seus negócios. Os recursos permitem a realização de obras, aquisição de equipamentos e a obtenção de capital de giro.
 

MAIS ATRATIVO - As melhorias na infraestrutura turística das cidades também ajudam a atrair mais turistas estrangeiros para o país. Em novembro de 2023, o Brasil registrou um recorde histórico de mais de R? 3 milhões deixados no Brasil por esses visitantes. No acumulado de 2023, o montante chegou a R? 30,8 bilhões, incremento de 40,3% em relação ao período de janeiro a novembro do ano anterior, de acordo com levantamento do Banco Central. O recorde anterior havia sido registrado em 2011, quando o montante chegou a R? 2,669 bilhões.

Até novembro de 2023, último dado disponível no Painel de Chegadas da Embratur, mais de 5,2 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram no Brasil. Esse é o melhor resultado nos últimos três anos para o setor. O mês de novembro registrou a segunda maior chegada de turistas internacionais da história - com 504.395 visitantes - perdendo apenas para o 11º mês de 2015


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 11-01-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI