Notícias

Fórum do Hotéisrio lança cursos em parceria com Escola de Hoteleiros
Serão oferecidos cursos de posições operacionais a cargos de gerência

Foto: Divulgação Arteiras Comunicação

Nesta quinta-feira, dia 14 de março, o HotéisRIO realizou a primeira reunião de seu Fórum dos Gerentes de RH e DP em 2024, na qual foi lançada a parceria com Escola de Hoteleiros com cursos by HotéisRIO, que oferecerá treinamentos para atuação no segmento, de posições operacionais a cargos de liderança. A pauta do encontro, realizado no Belmond Copacabana Palace, também abordou a organização de uma pesquisa salarial e de benefícios do setor, que será conduzida pela entidade.

Os cursos da Escola de Hoteleiros by HotéisRIO têm como objetivo proporcionar formação profissional para o segmento. Os treinamentos abrangem cargos operacionais (equipes de base), táticos (médias lideranças) e estratégicos (gerenciais). As aulas, com início previsto para abril, terão três formatos – presenciais, in company e online ao vivo. De acordo com Daniela Falcão, uma das professoras da escola, as cargas horárias vão variar de 8 a 16 horas. “Nosso corpo docente é formado por profissionais experientes e atuantes, o que faz com que as aulas tenham um conteúdo muito prático, verdadeiras imersões.


Foto: Divulgação Arteiras Comunicação

Alguns, como os de camareira e garçom, têm uma parte técnica, outros contam com exercícios e estudos de cases. A ideia é que o candidato faça os cursos e ingresse no mercado”, afirmou.  

O segundo item da pauta foi a Pesquisa de Remuneração (Salários e Benefícios), que fará um mapeamento do mercado. O levantamento será realizado pela VLEAL Gestão com previsão de até 100 cargos do setor, de auxiliar a diretoria. A diretora da VLEAL, Valéria Leal, abordou as etapas do trabalho, da coleta e organização de dados à tabulação das informações. 


Foto: Divulgação Arteiras Comunicação
“Os resultados da pesquisa de salários serão disponibilizados em uma plataforma web exclusivamente criada para tal. Já as informações sobre benefícios serão apresentadas em um relatório em PDF. Tudo será feito de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), preservando a identificação dos hotéis e a confidencialidade dos dados”. Leal explicou que serão até três pesquisas por ano – a primeira deverá ter seus dados divulgados até o fim de abril. “Tudo vai depender da participação dos hotéis”.

Foto: Divulgação Arteiras Comunicação
Já a equipe do Hotel Fairmont Copacabana apresentou sua experiência na implantação da escala de trabalho 5x2 em algumas áreas do hotel. O objetivo foi melhorar o bem-estar dos colaboradores, reduzir o turnover, incrementar a produtividade e aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao consumidor final. Segundo Cristina Portela, gerente de Recrutamento e Seleção, a experiência já está prestes a completar um ano e os resultados foram muito favoráveis, com melhora na pesquisa de clima e redução da rotatividade das funções e das ausências sem justificativa. “Os colaboradores ganham mais tempo para a vida pessoal, para cuidar da casa e dos filhos. A iniciativa ainda se tornou um bom argumento para recrutamento”.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 14-03-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI