Notícias

Brasil Sabor estreia em Noronha com chefs premiados e celebração da culinária noronhense
Evento será realizado entre 22 de maio e 03 de junho e contará com a presença de renomados chefs locais, nacionais e internacionais

Fernando de Noronha. Crédito: Divulgação Visite Noronha
O Brasil Sabor, um dos maiores festivais gastronômicos do país promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), chega pela primeira vez a Fernando de Noronha, território pernambucano conhecido por sua beleza natural e identidade cultural única. Entre os dias 22 de maio e 3 de junho, o arquipélago será palco da edição especial “Cores e Sabores de Noronha”, que reunirá chefs locais, nacionais e internacionais para celebrar a riqueza da culinária noronhense. 
No encerramento do festival haverá dois dias de “Banquete do Chefe”. No dia 02 de junho, nomes de peso da gastronomia assumem as cozinhas da ilha: Luana Sabino (Metzi – SP), que figura no ranking dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina e é recomendada pelo Guia Michelin; Gerônimo Athuel (Ocyá – RJ), chef revelação pelo prêmio Comer & Beber da Veja Rio, com restaurante premiado pelo Guia Michelin e destaque no Latin America’s 50 Best Restaurants; e Eudes Assis (Taioba – SP), um dos maiores nomes da cozinha caiçara, premiado nacional e internacionalmente, com passagens por casas estreladas e reconhecimento da Organização Mundial de Jornalistas de Turismo. Eles estarão ao lado dos chefs locais Zé Maria (Restaurante Zé Maria), Thiago Silva (Xica da Silva) e Julio Diamael (Mavi). 
Já no dia 03 de junho, a programação contará com Kátia Barbosa (Aconchego Carioca – RJ), considerada pelo Guia Michelin a "Rainha da Comida Popular Brasileira" e jurada do programa Mestre do Sabor; Iago Jacomussi (Jacó – SP), chef revelação pela Veja São Paulo e Prazeres da Mesa, com passagens por restaurantes estrelados na Europa e Brasil; Rodolfo Vilar, chef-pesquisador do projeto A.MAR; e Cíntia Miyaji, referência nacional em sustentabilidade e pesca responsável. Eles se juntam aos chefs locais Dário Costa (Benedita), vencedor do reality Mestre do Sabor (Rede Globo) e dono de um dos 100 melhores restaurantes do Brasil segundo a revista Exame Casual, Théo Chahinian (O Pico Noronha) e Efigênia Costa (Abençoado). 
Como parte da programação voltada à sustentabilidade e valorização dos saberes tradicionais, o festival contará com a participação da bióloga e oceanógrafa Cíntia Miyaji e do pesquisador e chef Rodolfo Vilar, fundador do projeto A.MAR. Referência em práticas responsáveis de pesca artesanal, terá um workshop com pescadores locais, compartilhando técnicas ancestrais de conservação de pescados e promovendo o uso consciente dos recursos do mar. Assim, atuando na construção de compromissos sustentáveis entre fornecedores e o mercado gastronômico, a ação reforça o compromisso do festival com a preservação ambiental e o protagonismo das comunidades locais. A atividade também presta homenagem à cozinha caiçara, resgatando sua relevância cultural e sua contribuição para um modelo de turismo mais ético e regenerativo em Noronha. 

Fernando de Noronha. Crédito: Divulgação Visite Noronha
A apresentação oficial do evento ficará a cargo do chef pernambucano Rapha Vasconcellos, do restaurante Moendo na Laje, que também atua como consultor gastronômico e é uma das promessas da nova cena nordestina. “É uma honra conduzir um festival que valoriza não só a gastronomia, mas também os afetos e a identidade do nosso estado. Fazer isso em Noronha, com tanto talento reunido, é uma celebração única”, comenta Rapha. Mais do que uma celebração dos sabores locais, o festival é também uma ação estratégica para consolidar Noronha como destino turístico gastronômico e cultural de excelência. “Além de promover Fernando de Noronha como polo gastronômico diverso e sustentável, o festival busca gerar impacto econômico positivo para a comunidade local e estimular boas práticas ambientais no setor”, afirma Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco. 
A iniciativa contribui para ampliar a visibilidade da ilha como um destino sofisticado e autêntico, capaz de oferecer experiências gastronômicas e culturais integradas à sua paisagem natural. “Eventos como o Brasil Sabor são fundamentais para fortalecer a imagem de Fernando de Noronha como um destino turístico completo, que vai além das belezas naturais e oferece experiências culturais e gastronômicas de alto nível. Além disso, geram um impacto direto na economia da ilha, movimentando a cadeia produtiva do turismo e valorizando os empreendedores locais”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur. 
Para Rhaissa Soares, diretora executiva da Abrasel em Pernambuco, a força do festival está na valorização dos talentos locais. “O festival é uma oportunidade única de evidenciar a força criativa e a técnica dos nossos chefs locais. Pernambuco é um celeiro de talentos, e explorar essa diversidade em um lugar mágico como Noronha é, literalmente, uma delícia.” O Festival Brasil Sabor | Cores e Sabores de Noronha é uma realização da Abrasel-PE, em parceria com a Empetur e o Visite Fernando de Noronha, e conta com o apoio da Ambev. A programação inclui apresentações culturais, rodas de conversa sobre sustentabilidade na gastronomia e o lançamento de um livro com histórias e receitas exclusivas dos participantes. 

Saiba mais em pelabrasel.com.br.

Edição por Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 15-05-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.