Notícias
Essas e várias outras missões acompanham a trajetória de grandes pesquisadores, que compartilharão suas experiências e resultados significativos para a ciência nos dias 20 a 27 de julho, em Belo Horizonte (MG), durante o 19º Congresso Internacional de Espeleologia (CIE), da União Internacional de Espeleologia (UIS). O encontro reunirá especialistas de diversos países em torno de pesquisas e debates sobre o fascinante mundo subterrâneo, das cavernas aos organismos que nelas habitam, e seu papel fundamental na biodiversidade do planeta.
Entre os nomes de destaque confirmados para o evento, e que que contribuirão para as discussões em torno da espeleologia mundial, está o Secretário Adjunto da UIS (2005-2013) e professor da Universidade de Auckland, Paul Williams, com a palestra magna: “Cavernas e carste declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO: situação atual e perspectivas futuras”, que acontecerá na segunda-feira (21), às 11h.
“As maiores cavernas do mundo” também serão tema de uma palestra magna, conduzida pelo presidente UIS (2005-2013), Andy Eavis. Reconhecido explorador de cavernas, Eavis já liderou mais de 40 expedições em diferentes partes do mundo. Por sua contribuição à espeleologia, foi agraciado com o principal prêmio da Royal Geographical Society e, em 2018, sua equipe recebeu o Prêmio Merdeka, na Malásia, pelo impacto de seu trabalho junto ao povo malaio. Sua apresentação acontecerá na sexta-feira (25), às 11h.
Outra presença confirmada é a da microbiologista, geóloga e exploradora de cavernas submersas, Hazel Barton. A pesquisadora atua na compreensão das interações microbianas e dos processos em cavernas, com trabalhos financiados por diversas agências como a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF) e a NASA. Barton ministrará a palestra magna “Como as cavernas vão salvar a todos”, marcada para quinta-feira (24), às 11h.
A programação conta, ainda, com as palestras: “Viver com o carste: resultados e possibilidades do Ano Internacional das Cavernas e do Carste”, do presidente da UIS (2017-2022) e diretor executivo do Instituto Nacional de Pesquisa de Cavernas e Cartes dos EUA (2007-2023), George Veni. “Conservação Global da Biodiversidade Subterrânea”, do ecologista e biólogo conservacionista no Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e “Descubrindo os Complexos Sistemas de Cavernas da Península de Yucatán, México”, ministrada por Robbie Schmittner, que estuda os sistemas de cavernas, em sua maioria submersos, sob a Península de Yucatán há 27 anos.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav), o 19º Congresso Internacional de Espeleologia (CIE) já reúne números expressivos: são 461 trabalhos submetidos e mais de 1.100 participantes registrados, segundo o presidente do congresso, Allan Calux. “Com foco em ciência e inovação, o evento contará com 6 simpósios e 16 Comitês Técnico-Científicos, além de promover debates sobre as interfaces entre meio ambiente e sociedade. Entre os temas em destaque estão a legislação ambiental, a gestão de unidades de conservação, o turismo sustentável e a educação ambiental”, afirmou Allan.
“Será um evento único e grandioso, reunindo a comunidade espeleológica nacional e internacional em torno de discussões técnicas e científicas voltadas à proteção e ao conhecimento do patrimônio espeleológico. Essa é a segunda vez que o congresso internacional acontece no Brasil, esse fato representa mais um marco significativo para todos os espeleólogos e pesquisadores comprometidos com a busca pelo conhecimento e a proteção dos nossos tesouros subterrâneos”, afirmou Jocy Cruz, coordenador do ICMBio/Cecav e vice-presidente do 19º CIE.
Serviço: Congresso Internacional de Espeleologia
Data: 20 a 27 de julho de 2025
Local: BeFly Minascentro, Belo Horizonte
Horário: 8h às 21h
Edição por Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home