Notícias
Durante o evento, o diretor-geral do grupo, Adonai Arruda Filho, apresentou os avanços no projeto ESG, a criação de novos produtos de ecoturismo no litoral paranaense e os preparativos para o Natal nos trens, que neste ano terão formato imersivo tanto no Trem da Serra do Mar Paranaense quanto no Trem da República, em Itu e Salto (SP). “Estamos consolidando um novo ciclo de desenvolvimento, que une propósito, sustentabilidade e inovação. A Serra Verde Express sempre teve uma atuação comprometida com o meio ambiente e com as comunidades locais — agora, organizamos essas ações sob a estrutura ESG, para mensurar e ampliar resultados”, afirmou Adonai Arruda Filho. Com mais de 300 mil passageiros por ano em ambos os trens, o grupo contabiliza centenas de iniciativas sociais, culturais e ambientais, incluindo gratuidades para instituições, programas de capacitação e benefícios aos colaboradores.
Ecoturismo e base comunitária no litoral paranaense
Entre as novidades apresentadas, o novo projeto de ecoturismo de base comunitária vai integrar roteiros no litoral paranaense em experiências de aventura e natureza, como passeios de 4x4, rafting, canoagem e trilhas guiadas. Comerciantes locais também serão comissionados pela venda das atividades, fortalecendo o desenvolvimento regional.
A história como protagonista no Trem da República
Em São Paulo, o Trem da República transforma a viagem entre Itu e Salto em uma imersão pela história e pela memória ferroviária do país. O trajeto, convida o passageiro a reviver capítulos do passado paulista enquanto aprecia o patrimônio natural e cultural da região. Com um calendário de eventos temáticos programados até o fim do ano, a atração reforça seu papel como guardiã da história e promotora do turismo cultural no interior do estado.
Turismo temático e experiências imersivas natalinas
Outro lançamento recente do grupo foi o Primeiro Tour Maçônico do mundo, um produto inédito que aborda a história e os símbolos da maçonaria em uma experiência única. “Essa é uma parceria inédita, que abre as portas dos templos maçônicos ao público e desmistifica uma instituição cercada de curiosidade. Além de promover o conhecimento, o tour reforça o papel histórico da Maçonaria na formação social e cultural do Brasil e do mundo”, afirmou Arruda Filho. O executivo adiantou também os projetos de Natal, que de acordo com ele, prometem encantar passageiros e comunidades em duas frentes: o Trem de Natal Social, que este ano levará 300 crianças de escolas públicas e instituições para um passeio com almoço e atividades educativas; e as edições abertas ao público, com teatros imersivos, mini passeios noturnos e ambientações natalinas, transformando as estações em verdadeiros cenários de magia. No Trem da República, o clima natalino também tomará conta da operação, com decoração temática, personagens e apresentações teatrais entre Itu e Salto, ampliando o alcance do projeto e levando o encantamento às famílias paulistas.
Esporte e natureza: Corrida na Mata Atlântica
Outra ação inédita é a 1ª Corrida Serra Verde Express, marcada para o dia 8 de novembro, em Morretes (PR). O evento deve reunir mais de mil atletas em percursos dentro da Mata Atlântica, unindo esporte, turismo e conscientização ambiental. “Estamos chegando ao final de 2025 com novos produtos, projetos sociais fortalecidos e uma agenda ambiental mais estruturada. É um movimento que reafirma nosso propósito e consolida a Serra Verde Express como referência em turismo sustentável e experiências inovadoras, apontando o futuro que queremos para o turismo brasileiro”, concluiu.
Edição por Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home