Notícias

Salão do Turismo apresenta 70 rotas ou produtos turísticos elaborados com apoio dos pequenos negócios
Com incentivo do Sebrae, 70 micro e pequenas empresas que atuam no segmento e 55 artesãos vão comercializar seus produtos para público visitante

Crédito: Divulgação MTur
Nos dias 21, 22 e 23 de agosto, o Salão do Turismo, no Distrito Anhembi em São Paulo (SP), vai se transformar na vitrine nacional dos pequenos negócios que atuam no segmento. Quem passar pelo estande do Sebrae vai ter a oportunidade de viajar pelo Brasil sem sair do lugar, ao acompanhar a apresentação de 70 rotas turísticas que oferecem experiências únicas para os viajantes interessados em se conectar com os destinos em todas as regiões do Brasil.
Com uma rede de Agentes de Roteiros Turísticos (ARTs) distribuída por todo o Brasil, o Sebrae tem auxiliado os destinos brasileiros a descobrirem novas vocações para o turismo, a partir da estruturação de rotas, roteiros, experiências e circuitos turísticos que dão protagonismo aos pequenos negócios das localidades.
A analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Germana Magalhães, explica que o Salão do Turismo também será um local para os empreendedores fazerem negócios e conexões com o mercado.
“O evento abre espaço para que pequenos negócios do segmento acessem o mercado, posicionem seus produtos turísticos tanto para os clientes finais (B2C), como para operadores de turismo (B2B), que possam se interessar em fazer negócios com essas rotas e roteiros criados com apoio dos ARTs”, esclarece.

Programação
As apresentações das 70 rotas turísticas foram divididas ao longo dos três dias do evento entre às 14h e 18h no palco do estande do Sebrae. No primeiro dia, sobem ao palco os empreendedores que oferecem rotas e experiências conectadas com a natureza e sabores locais. Já no segundo dia serão apresentadas as rotas que envolvem cultura, história e diversidade. No último dia será a vez das apresentações das empresas que comercializam rotas com foco em sabores, aventura e cultura.

Um novo olhar para o turismo
A apresentação da Rota dos Pireneus – Queijos e Vinhos de Goiás será realizada, na quinta-feira (21), pela agência de turismo “Elas Aventura”, de Goiânia, formada por uma equipe 100% feminina e especializada em experiências off-roads, como rallys. Há 3 anos no mercado, o negócio se destaca pela inovação no turismo em atrair mulheres para viverem experiências por meio do turismo de aventura.
Sócia fundadora da empresa, Arêda Marcório explica que a agência oferece, dentro da Rota dos Pireneus, diversas atividades nas atrações que incluem visitas a vinícolas e queijarias, além de passeios em fazendas, trilhas e cachoeiras na região dos municípios goianos de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás.
A empresa vai participar pela primeira vez do Salão do Turismo. “A Rota dos Pirineus é a nossa queridinha, porque está aqui no nosso quintal e tem histórias de empreendedorismo feminino maravilhosas que brilham aos olhos e se conectam com o propósito do nosso negócio”, relata, com orgulho.

Preparado para atender o turista
O empresário Dourival Júnior, explorador de cavernas e trilhas, é dono da Agência Andarilhos Viagens e Turismo, localizada em Mucugê (BA). Ele será responsável por mostrar as atrações das rotas especiais da Chapada Diamantina durante o primeiro dia do Salão do Turismo.
Dourival conta que sua microempresa é pioneira no oferecimento de passeios das rotas especiais e que 98% de seu público é brasileiro, principalmente da Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O empresário acredita que a estruturação de rotas turísticas influencia muito a percepção dos clientes. “A Chapada da Diamantina mudou muito. O público é muito exigente e não tem mais tanta margem para improviso. Temos de estar preparados e o Sebrae nos ajuda com isso”, avalia.
Turismo como instrumento de conscientização
O afroturismo também vai ter destaque no estande do Sebrae. A Rota da Liberdade, que inclui imersões culturais em quilombos de São Paulo, será apresentada pela microempreendedora individual (MEI) Solange Barbosa, que também atua na consultoria de desenvolvimento de roteiros em comunidades negras tradicionais e é guia de turismo.
“A Rota da Liberdade se apresenta como uma ferramenta antirracista, por meio dos nossos roteiros e potencializadores do desenvolvimento econômico das comunidades negras pelo turismo”, afirma Solange.
Segundo ela, a rota atrai muito o interesse de escolas, por meio do turismo pedagógico no ensino sobre a África e a cultura afrobrasileira nas escolas, mas também tem sido muito procurada por empresas que querem oferecer ações de diversidade.

Artesanato conectado ao turismo
O espaço do Sebrae também vai abrigar 55 artesãos e artesãs que produzem peças e artefatos carregados de saber e tradição de todas as regiões do país. O artesão Janduy Baccarini Costa é um deles. Natural de São João Del Rey (MG) e hoje morador da cidade de Serro (MG), ele é conhecido pelo seu trabalho com madeira de reaproveitamento e demolição. Suas peças e produtos são vendidos em vários estados do país, sendo encontradas em lojas como a Tok Stok.
Para o Salão do Turismo, ele vai levar tábuas para frios, facas, espátulas e alguns itens para decoração, como vasos. Aos 71 anos, Janduy participa pela primeira vez do evento com expectativa de tornar seu trabalho ainda mais conhecido.
“Lógico que a venda é importante, mas minha expectativa principal é a divulgação da minha arte. Antes de pensar em faturamento, penso na divulgação do meu trabalho. Isso acontece em todas as feiras que eu participo”, comentou.

Edição por Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 19-08-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.