Notícias

Rede DTI é lançada no Salão Nacional do Turismo e projeta novo patamar para os destinos turísticos
Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes (Rede DTI Brasil) foi oficialmente lançada nesta quinta-feira, 21 de agosto, no estande do Sebrae Nacional no Salão Nacional do Turismo, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A iniciativa reúne 27 municípios que já aplicam a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e tem como propósito conectar experiências, consolidar boas práticas e fortalecer a estratégia nacional de inovação no setor.

Lançamento Rede DTI, no Salão Nacional do Turismo. Divulgação GKS

O lançamento contou com a participação de representantes do BIDSebrae Nacional, Ministério do TurismoGKS Inteligência TerritorialCNCANSEDITUR, além de secretarias de turismo de diferentes regiões do país.

Para Cássio Garkalns, da GKS Inteligência Territorial, a criação da Rede marca o início de um novo ciclo para o turismo brasileiro: “A Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes é uma grande mobilização nacional, com objetivos claros, entregas concretas e que está apenas começando. Agora é aquecer e ampliar esse ambiente de conexões para que os resultados esperados se transformem, de fato, em melhoria dos destinos turísticos e em geração de benefícios socioeconômicos.”

A trajetória que levou à criação da Rede foi construída a muitas mãos. Desde 2023, municípios e instituições parceiras vêm realizando oficinas e pactuações que estruturaram um plano de trabalho colaborativo. De acordo com Ana Clévia, coordenadora de projetos do Sebrae, a consolidação deste movimento traduz um esforço coletivo: “O lançamento da Rede DTI tangibiliza um trabalho que várias instituições vêm realizando ao longo do tempo. Sebrae, BID e Ministério do Turismo uniram esforços em prol do fortalecimento da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil, junto com os municípios e outros parceiros que se somaram, como a CNC. Hoje tivemos a felicidade de, ao lado de 27 destinos, entregar essa Rede para o país. É uma conquista construída a várias mãos e que vai posicionar o Brasil em outro patamar.”

O evento também contou com a participação da CNC, que destacou a importância de apoiar iniciativas que promovam integração entre os atores do turismo. Segundo Aline Lopes, gerente do Conselho de Turismo da CNC, o movimento representa uma oportunidade única de cooperação: “Para a CNC, é fundamental apoiar esse projeto, que representa a integração entre entidades, parceiros e atores essenciais para o turismo. Estamos diante de um movimento que dará frutos cada vez mais consistentes para os municípios e para o setor.”

“Acabamos de lançar a Rede DTI e isso é fantástico, porque conseguimos unir 27 destinos e diversas organizações. Isso mostra a importância da governança, que é o cérebro de qualquer projeto de destino turístico inteligente. Conseguimos reunir pessoas em torno de um propósito comum, e a união faz a força: o Brasil ficará ainda mais forte e competitivo com destinos inteligentes”, disse Bárbara Rangel, Coordenadora-Geral de Inovação, Inteligência e Estatísticas do Turismo, do Ministério do Turismo.

Edição por Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 22-08-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.