Notícias
O encontro que, ao longo de suas edições, já reuniu mais de 1500 participantes, entre empreendedores, gestores públicos, representantes de entidades de classe, fornecedores e profissionais ligados aos setores de turismo, hospedagem e alimentação fora do lar, oferece uma programação que une troca de informações e network, com palestras motivacionais e técnicas que abordam atualizações de temas pertinentes aos setores e espaços dedicados à articulação entre os participantes e fornecedores.
De acordo com Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o destino Paraty, assim como toda a Costa Verde, é estratégico para o cenário turístico do estado do Rio de Janeiro: “Paraty, assim como os demais municípios que acolheram as edições do Encontro Fluminense FBHA (Macaé, Campos dos Goytacazes, Teresópolis, Niterói, Petrópolis, Armação dos Búzios – em duas edições - Nova Iguaçu e Nova Friburgo) representa um pólo econômico estratégico em sua região. Nosso objetivo com esses Encontros é promover a convergência dos atores dos setores que interagem com o turismo, a fim de promover a integração dos múltiplos elos da sua cadeia produtiva. Essa sinergia é essencial para impulsionar o fortalecimento regional e fomentar o desenvolvimento sustentável das atividades ligadas à hospitalidade, à gastronomia e à valorização da identidade local.”
Em Paraty, o Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional começa às 9h30 com a abertura, seguido da palestra “Três Pilares da Liderança para Superar Desafios e Alcançar Resultados”, apresentada por Aldenira Mota, doutora em Educação pela PUC-Rio e especialista em soft skills e liderança humanizada.
Na sequência, o vereador Salvino de Oliveira, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, apresenta a palestra “Regulamentação da Hospedagem de Curta Temporada por Plataformas Digitais - O Projeto de Lei n. 372/2025 do Município do Rio de Janeiro”, abordando os impactos e perspectivas da proposta legislativa.
Ainda pela manhã, Fabio Gameleira, coordenador do Sebrae Rio na região da Costa Verde, conduz a palestra “Sebrae em Ação: Impulsionando Negócios na Costa Verde”, destacando iniciativas de apoio ao empreendedorismo local.
Após o almoço por adesão, a programação retorna com a palestra “Polo Sociocultural Sesc Paraty: conexões entre cultura, patrimônio e turismo”, apresentada por Antonio Garcia Couto, gerente do Polo Sociocultural Sesc Paraty, do Departamento Nacional do Sesc.
Em seguida, Jarbas Modesto, consultor do Sebrae RJ e especialista em planejamento turístico, conduz a palestra “Check-in da IA: Do mito à prática”, explorando o uso da inteligência artificial no setor, seguido do painel “Tecnologia como Aliada do Lucro”, com as empresas Bitz Softwares e Hmax Tecnologia.
O ciclo de palestras se encerra com “Autenticidade no turismo como diferencial estratégico: como valorizar o patrimônio cultural aplicando o design regenerativo”, com Luciana De Lamare, cofundadora e presidente do Instituto Aupaba, representante do hub Regenerative Tourism Rio de Janeiro no InnerDevelopment Goals (IDG) e especialista em design regenerativo para turismo. A edição de Paraty Encontro Fluminense FBHA é realizada e promovida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), com parceria institucional da Fecomércio RJ, Sesc, Senac RJ, apoio do Departamento Nacional do Sesc, Polo Sociocultural Sesc Paraty, Sebrae RJ, Prefeitura Municipal de Paraty e parceria com o Paraty Convention e Visitors Bureau, Associação de Hotéis de Paraty (AHP) e Polo Gastronômico Paraty.
As inscrições são limitadas e gratuitas e podem ser realizadas pelo link:
sympla.com.br/evento/encontro-
Edição por Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home