Notícias

Antônio Prado e Monselice selam acordo de cidades-irmãs em cerimônia histórica no RS
A Cidade Mais Italiana do Brasil também é uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo

Crédito foto: Maicon Hinrichsen

O prefeito Roberto Dalle Molle e a representante da Prefeitura de Monselice, Elisabetta Volpito, assinaram nesta quarta-feira (05/11) um acordo histórico entre as cidades irmãs, por meio de um gemellaggio. O ato aconteceu no Espaço Cultura Princesa Érica Carlesso Forlin, em Antônio Prado.
O tratado simboliza a união entre as duas comunidades e celebra os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao estado, marco que deu origem à colonização da Serra Gaúcha e moldou a identidade cultural de Antônio Prado — reconhecida como “a Cidade Mais Italiana do Brasil”.

A primeira etapa do tratado ocorreu em 20 de maio deste ano, em Monselice, comuna localizada na província de Pádua, região do Vêneto, na Itália. O acordo de gemellaggio busca ampliar a cooperação entre os municípios por meio de intercâmbios culturais, turísticos e econômicos, incentivando o compartilhamento de experiências e o fortalecimento das raízes que unem as duas localidades.

Para o prefeito Roberto Dalle Molle, o momento representa a celebração da história e a abertura de novas possibilidades. “Monselice, assim como Antônio Prado, preserva com orgulho sua herança. Juntos, vamos criar oportunidades que beneficiem nossas comunidades e mantenham viva a chama da imigração que nos construiu. Agora, a reciprocidade se concretiza em solo gaúcho, reafirmando os laços históricos e o compromisso com o futuro”, destacou.


Crédito foto: Maicon Hinrichsen

De acordo com a representante da Prefeitura de Monselice, Elisabetta Volpito, assim como aconteceu na Itália, quando lideranças das duas cidades se encontraram pela primeira vez, hoje celebramos algo maior — um gesto que une histórias, famílias e gerações. “Quero agradecer a todos que ajudaram a construir essa ponte entre povos, tornando possível o gemellaggio entre Monselice e Antônio Prado. Este é um ato institucional símbolo de afeto que representa o compromisso das comunidades e o desejo comum de promover a paz, o diálogo e o desenvolvimento.”

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Elias Zulian, o presidente da Câmara de Vereadores de Antônio Prado, Maicon Soso, o presidente do Comitê de Serviços do Lions de Monselice, coordenador do projeto de construção do monumento dedicado à imigração no Rio Grande do Sul e membro da Sociedade Mútuo Socorro de Monselice, Lucio Merlin; a representante do Lions Club e da Sociedade Mútuo Socorro de Monselice, Rosella Baratto; a vereadora de Monselice, Giulia Rosina; membro da Sociedade Mútuo Socorro de Monselice, Antonio Baldon e Anna Rosa Favaro; a vereadora de Rotzo, Loretta Slaviero Tondello e a representante de Rotzo, Anna Slaviero; o escritor, produtor de documentários e membro do Clube Vacamora, Gaetano Dal Santo; o presidente do Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Antônio Prado, José Panisson; o coordenador do Projeto Memória e presidente da Agência de Desenvolvimento do Patrimônio Cultural e Natural de Antônio Prado, Fernando Roveda, representantes do Filó, Secretários Municipais e demais autoridade

Atualmente, Antônio Prado já possui gemellaggio com Cavaion Veronese, localizada na província de Verona, e Rotzo, uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Vicenza.


Edição por Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 07-11-2025
Regulamento das Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Entre piscinas e parque aquático, uma experiência em família no São Pedro Thermas Resort 19/09/2026
Entre piscinas e parque aquático, uma experiência em família no São Pedro Thermas Resort

Hotel Arte da Natureza: uma experiência de hospedagem em Bonito que vai além do descanso 19/09/2026
Hotel Arte da Natureza: uma experiência de hospedagem em Bonito que vai além do descanso

Internet no exterior: quanto custa de verdade e como ficar acessível sem pagar roaming 19/09/2026
Internet no exterior: quanto custa de verdade e como ficar acessível sem pagar roaming

Azul celebra dez anos de conexão aérea entre Brasil e Europa em Lisboa com presença da Embratur 19/09/2026
Azul celebra dez anos de conexão aérea entre Brasil e Europa em Lisboa com presença da Embratur

Festa do Morango com Chocolate e Festa da Flor movimentam o turismo de Nova Friburgo e esperam receber mais de 50 mil visitantes 19/09/2026
Festa do Morango com Chocolate e Festa da Flor movimentam o turismo de Nova Friburgo e esperam receber mais de 50 mil visitantes

Evento no Museu da Imagem e do Som celebra primeiro ano do programa de relacionamento do Grupo Vilarejo 19/09/2026
Evento no Museu da Imagem e do Som celebra primeiro ano do programa de relacionamento do Grupo Vilarejo

Valle Nevado segue temporada histórica com Aconcagua Ski Residences batendo 90% de ocupação em agosto 19/09/2026
Valle Nevado segue temporada histórica com Aconcagua Ski Residences batendo 90% de ocupação em agosto

Campanha da Embratur e Abreu projeta alta de 48% nas vendas de viagens de Portugal para o Brasil 19/09/2026
Campanha da Embratur e Abreu projeta alta de 48% nas vendas de viagens de Portugal para o Brasil

Euro Colchões recebe certificação pelas práticas de ESG na Equipotel 2026 19/09/2026
Euro Colchões recebe certificação pelas práticas de ESG na Equipotel 2026

Trul Hotéis amplia portfólio com chegada da Pousada Terramare, às margens do Lago de Furnas 19/09/2026
Trul Hotéis amplia portfólio com chegada da Pousada Terramare, às margens do Lago de Furnas

Lagune Barra Hotel recebe participantes da ROG.e 2026 como hotel anfitrião oficial 19/09/2026
Lagune Barra Hotel recebe participantes da ROG.e 2026 como hotel anfitrião oficial

Koncept Travel reúne líderes do turismo de alto padrão e anuncia entrada em rede global de luxo 19/09/2026
Koncept Travel reúne líderes do turismo de alto padrão e anuncia entrada em rede global de luxo

1º Encontro de Gestores de Manutenção da Resorts Brasil debate o papel da área como guardiã da experiência, da sustentabilidade e do patrimônio 19/09/2026
1º Encontro de Gestores de Manutenção da Resorts Brasil debate o papel da área como guardiã da experiência, da sustentabilidade e do patrimônio

WZ Hotel Jardins
ANUNCIO/ROSE - JULIA
AREIA QUE CANTA
BTM FORTALEZA
MABU HOTEIS
noticias especiais
OTHON COPACABANA
PLAZA CAMBORIU
RADISSON CONGONHAS
SOBNHOS
VILA GALÉ
PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2026 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.