Além do tradicional espetáculo Nativitaten, a ação também contemplou o Grande Desfile de Natal. Moradores e trabalhadores de Gramado puderam garantir seus ingressos mediante a doação de alimentos, reforçando o caráter social e solidário do Natal Luz.
Para o Nativitaten, que aconteceu nos dias 8 e 10, no lago do Serra Park, os ingressos foram trocados por dois quilos de massa, dois pacotes de lentilha ou dois pacotes de polentina. Já para o Grande Desfile de Natal, que teve suas últimas apresentações nos dias 7, 9 e 11, na Avenida das Hortênsias, foram aceitos kits contendo dois litros de leite e meio quilo de café. Todos os espetáculos tiveram início às 20h.
Para participar da ação, foi necessário apresentar comprovante de residência ou vínculo empregatício em Gramado. Cada CPF pôde retirar até quatro ingressos. As trocas aconteceram no Gabinete da Primeira-Dama, no Centro, e na Secretaria da Cidadania e Assistência Social, no bairro Piratini, em horários previamente definidos.
O 40º Natal Luz de Gramado, que seguiu em programação até o dia 18 de janeiro, foi apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A edição contou com apresentação do Bradesco, patrocínio master da Gav Resorts, copatrocínio do Bradesco Seguros, Coca-Cola e CPFL RGE, além da participação especial do Governo do Rio Grande do Sul.
O evento teve ainda apoio de Havan, RBT Internet, Vinícola Miolo, Hasam Group e Docile; hospedagem oficial da Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências; parceria sustentável da Tereos Açúcar e Energia Brasil; tiqueteira oficial Eleven Tickets; agente cultural Marca Produções; financiamento do Pró-Cultura RS; promoção da Prefeitura Municipal de Gramado e realização da Gramadotur e do Ministério da Cultura, Governo Federal.