Notícias

ºAndar inaugura nova sede na Santa Cecília com programação intensa até junho de 2026
Espaço recebe espetáculos Bombordo Las Neuronas, além de nova edição do projeto Segundas de Solo, com as peças Belmira, Chef Psi, Penelopéia A Medo da Morte das Coisas

Projeto da fachada 

Inaugurado em 2017 pelas produtoras Ana Paula Dias Anayan Moretto, o espaço cultural ºAndar se muda para uma nova sede na Santa Cecília (localizado na Rua Dr. Gabriel dos Santos, 88). E, para celebrar essa nova fase, a casa recebe uma intensa programação teatral até o final de junho de 2026.

Com a proposta de acolher artistas e profissionais de diversas áreas e de promover a criação, a formação e a difusão artísticas, o novo espaço conta com uma sala de espetáculos em formato black box e sete salas destinadas a estúdios de som e imagem, coworking, ensaios, aulas e atividades artísticas diversas, possibilitando a realização simultânea de diferentes ações.

Toda gestão, curadoria e condução dos projetos é comandada pelo núcleo artístico formado por Ana Paula Dias, Anayan Moretto, Victoria Moliterno Telma Fernandes. A equipe ainda conta com os produtores executivos Marcelo Leão Lucas Vanatt.

Ao longo desses 8 anos de existênciaºAndar se consolidou como local de ensaios teatrais, ensaios fotográficos, filmagens e processos criativos de diversos grupos e coletivos, oferecendo infraestrutura e condições para a realização de projetos autorais. No campo da difusão cultural, realizou palestras, apresentações teatrais, lançamentos de livros e exposições de artes visuais, incluindo fotografia e colagem.

Programação

ºAndar recebe o solo Bombordo ou uma Ilha para o Esquecimento, com criação e atuação de Ana Paula Dias, de 21 de fevereiro e 8 de março, com sessões aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h. Na trama, o que começa como uma fuga solitária de veleiro torna-se uma viagem involuntária ao passado quando a protagonista se vê obrigada a levar consigo sua mãe, que sofre de Alzheimer. Enquanto lida com os esquecimentos repetitivos da mãe, ela é confrontada com suas próprias memórias soterradas: a morte do pai, um amor perdido e o medo de viver plenamente. 

Outra atração é Las Neuronas – Realidade é aquilo em que prestamos atenção , do grupo OPOVOEMPÉ, que fica em cartaz por lá de 14 de março a 29 de março com apresentações aos sábados, às 20h e aos domingos às 18h. Inspirada nas pesquisas da neurocientista espanhola Nazareth Castellanos, a criação parte da ideia de que podemos ser "escultores de nosso próprio cérebro", conceito explorado por Ramon y Cajal, pai da neurociência moderna.

Entre o cômico e o poético, dados científicos se conectam às vivências das artistas-criadoras Ana Luiza Leão, Cristiane Zuan Esteves Manuela Afonso, dialogando com dinâmicas de grupos humanos e animais.

A partir do dia 02 de março o espaço também recebe outra edição da mostra Segundas de Solo, que convida artistas renomados e iniciantes para mostrar ao público suas diferentes pesquisas artísticas. Os espetáculos ficam em cartaz durante o mês inteiro, com sessões sempre às segundas-feiras, às 20h.

Quem abre a mostra é a atriz Ângela Ribeiro com o solo Belmira, escrito e dirigido por Carla Zanini, em cartaz de 2 a 30 de março. Na peça, Marta, uma professora paraense sobrevivente de um atentado escolar, compartilha suas re?exões sobre educação e o seu vínculo com a enigmática professora Belmira. Embaladas por ritmos paraenses, as memórias emergem da relação entre as duas na tentativa de elaboração do trauma vivido.

A atriz e autora Maíra Maciel apresenta o trabalho Chef Psi  - como comer como como, dirigido por Tati Caltabiano, de 6 a 27 de abril. O solo autoficional aborda a relação da fome na constituição subjetiva.Partindo de um tensionamento entre gastronomia, dietas e o comer emocional, o projeto traz reflexões sobre esse atravessamento pela fome e pela morte, em um contexto tecnológico e cultural que se tem a ilusão de ter controle da vida.

Já o monólogo Penelopéia – uma palestra-dançada, de Raquel Karro, é atração entre os dias 4 e 25 de maio. O trabalho questiona os porquês de um dos retratos mais antigos da mulher na literatura ocidental ser associado ao “esperar”, a personagem Penélope, de “A Odisseia”, de Homero, que aguarda incansavelmente durante muitos anos a volta de seu marido Ulisses da guerra. A estrutura dramatúrgica se baseia em três perguntas, que nasceram uma de dentro da outra: “Por que Penélope?”; “O que se espera dela?” e “E se esperássemos por Penélope, aquela que tanto esperou?”. 

Por fim, o projeto apresenta, de 1º a 29 de junhoO Medo da Morte das Coisas, de Maíra Lour, uma reflexão sobre o tempo, real e subjetivo, das coisas e das relações. A partir de uma escrita autobiográfica, as memórias da autora são narradas e dançadas no intuito de compartilhar com o público a temática da iminência da morte e da efervescência da vida que coexistem a todo momento.

De forma poética e cômica ela habita um apartamento antigo que carrega marcas do tempo e do uso. Ao observar as manchas, o mofo, as rachaduras e vazamentos ela se volta para dentro de si e se confunde com aquele lugar. As lembranças da sua avó e da sua infância se misturam com os desafios da maternidade e das relações afetivas. 

Exposição - Roberto Setton

Durante 10 anos, de 2013 a 2023, o fotojornalista e documentarista Roberto Setton, retratou os manifestantes das diversas manifestações que ocorreram em São Paulo. Manifestações e manifestantes das mais variadas ideologias e tendências políticas foram registrados, da mesma forma. 

O fotógrafo registrou mais de 50 manifestações, o trabalho teve início nas Manifestações de 2013 (Jornadas de Junho) e seguiu até a Eleição de Lula em 2022.

Nesse período o Brasil passou, entre outros eventos, pelo impeachment de Dilma Rousseff, o governo Temer, a eleição de Jair Bolsonaro e a pela pandemia. Algumas  dessas imagens estarão presentes na Exposição “Retrato de Manifestante". A exposição vai de 21 de março a 19 de abril.

O ºAndar ainda reúne outras atividades, como cursos, experimentos e leituras. Para conferir a programação completa do espaço, acesse https://oandar.com/

Serviço

ºAndar

Endereço: Rua Dr. Gabriel dos Santos, 88 - Santa Cecília (Metro Marechal Deodoro)

Convênio com o Estacionamento no nº131 R$20,00 (com carimbo na bilheteria)

Para detalhes da programação e o serviço completo de cada atração, acesse o site www.oandar.com
Siga o perfil no Instagram @o.andar.

Programação: 

De 21/2 a 8/3 - Bombordo ou uma Ilha para o Esquecimento

De 14/3 a 29/03 - Las Neuronas – Realidade é aquilo em que prestamos atenção (OPOVOEMPÉ)


Segundas de solo

2/3 a 30/3 - Belmira

6/4 a 27/4 - Chef Psi- como comer como como

4/5 a 25/5 - Penelopéia – uma palestra-dançada

1/6 a 29/6 - O Medo da Morte das Coisas


21/3 a 19/4 - Exposição: Retrato de Manifestantes - Roberto Setton


Edição por Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 06-02-2026
Regulamento das Notícias
PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2026 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.