Notícias

Air Canada moderniza frota com Airbus 350-1000 para impulsionar expansão internacional
O novo modelo amplia a capacidade de voos de longo alcance e eleva o padrão de conforto a bordo

Airbus A350-1000. Foto Divulgação VBRA

A Air Canada expande seu programa de modernização de frota com a incorporação do Airbus A350-1000, aeronave de corredor duplo de última geração. A companhia confirmou a encomenda de oito unidades, além de direitos de compra para outras oito aeronaves do mesmo modelo. As entregas  estão previstas para começar no segundo semestre de 2030. Equipado com motores Rolls-Royce XWB97 e fabricado com materiais mais leves. Segundo estimativas da Airbus, o Airbus A350-1000 pode reduzir em até 25% o consumo de combustível em relação à geração anterior de aeronaves. O modelo possui alcance potencial aproximado de 9.000 milhas náuticas.

A cabine de corredor duplo é anunciada pela fabricante como a mais silenciosa disponível atualmente. A aeronave foi projetada para operar com pressurização equivalente a 6.000 pés de altitude, reduzindo o impacto no organismo, minimizando o jet lag e proporcionando uma experiência de viagem mais confortável. O A350-1000 contará o novo padrão de cabine da Air Canada, que será introduzido ainda este ano em outros equipamentos.

Esta aquisição soma-se às 14 aeronaves Boeing 787-10 Dreamliner previstas para entrar em operação no decorrer de 2026. Nos próximos meses, a Air Canada também receberá a primeira das 30 aeronaves Airbus A321XLR encomendadas. A companhia segue ainda com as entregas do Airbus A220, montado no Canadá, restando 23 aeronaves de um pedido firme de 65 unidades. Além disso, cinco aeronaves Boeing 737 MAX adicionais, arrendadas, devem entrar em operação em 2026. Todos esses modelos serão incorporados com o novo padrão de cabine de próxima geração da Air Canada, incluindo melhorias em conectividade e sistemas de entretenimento a bordo. “A aquisição do Airbus A350-1000 reforça a posição da Air Canada como uma das principais companhias aéreas globais na próxima década. Essa aeronave de última geração adiciona uma nova dimensão às nossas operações de longo curso, com alcance impressionante, maior capacidade de carga e eficiência operacional comprovada, ampliando as possibilidades de conectividade para nossos clientes”, afirma Mark Galardo, Vice-Presidente Executivo, Chief Commercial Officer e Presidente da Air Canada Cargo. “Essas aeronaves complementam nossa frota atual, proporcionando flexibilidade para sustentar uma malha aérea crescente, resiliente e diversificada. O Airbus A350-1000 terá papel central na nova era da Air Canada, conectando nossos clientes, nossos hubs e o Canadá ao mundo.” Segundo John Di Bert, Vice-Presidente Executivo e Chief Financial Officer da Air Canada, a aquisição representa um investimento estratégico de longo prazo. “Essas aeronaves proporcionarão maior eficiência de custos, confiabilidade operacional aprimorada e competitividade em nossa rede global. Seus materiais mais leves e motores avançados garantem redução significativa no consumo de combustível em comparação às aeronaves da geração anterior, contribuindo para nossos objetivos financeiros e ambientais”, destaca. O executivo acrescenta que o pedido está alinhado à estratégia de alocação de capital da companhia, que busca manter investimentos em capital iguais ou inferiores a 12% das receitas.

Sobre a Air Canada


A Air Canada é a maior companhia aérea do Canadá e a transportadora de bandeira do país. É membro fundador da Star Alliance, a mais abrangente aliança global de companhias aéreas. Com voos regulares para mais de 180 aeroportos no Canadá, nos Estados Unidos e em destinos internacionais, a companhia atende os seis continentes e conta com a classificação Quatro Estrelas da Skytrax.

Recentemente, a Air Canada anunciou a maior expansão de sua malha aérea para a América Latina, com a introdução de quatro novos destinos, 13 rotas inéditas e um aumento de 16% na capacidade, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Única companhia aérea a operar voos diretos entre o Brasil e o Canadá, a empresa trouxe novidades para o mercado brasileiro: além das rotas já operadas entre São Paulo e as cidades de Toronto e Montreal, a Air Canada lançou um voo direto entre o Rio de Janeiro e Toronto.

O Aeroplan, principal programa de fidelidade de viagens do Canadá, permite que seus membros acumulem e resgatem pontos na maior rede global de companhias aéreas parceiras. Já a Air Canada Vacations oferece mais opções de viagem do que qualquer outro operador turístico canadense. A divisão de cargas, Air Canada Cargo, fornece transporte aéreo de mercadorias e conectividade para centenas de destinos nos seis continentes, utilizando tanto aeronaves de passageiros quanto cargueiros dedicados.

A Air Canada mantém um firme compromisso com a sustentabilidade, com a meta de zerar suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. Para mais informações, consulte o relatório climático da companhia, elaborado conforme as recomendações da TCFD. As ações da Air Canada são negociadas publicamente na TSX (Canadá) e na OTCQX (Estados Unidos).

Edição por Rose Cecilia


Data de publicação desta Matéria 12-02-2026
Regulamento das Notícias
PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2026 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.