Notícias
Teve início na manhã desta quarta-feira (17), no Centro de Convenções Goiânia, a 6ª edição da Expo Turismo Goiás. Voltado para profissionais do setor, o evento acontece nos dias 17 e 18 de junho e reúne agentes de viagens, operadores, gestores públicos, destinos, hotéis e representantes do trade turístico em uma programação voltada à capacitação profissional, geração de negócios e troca de experiências. A expectativa de público é de mais de 4 mil pessoas e 180 expositores. A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do Ministério do Turismo, Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, Sebrae Goiás e Fecomércio Goiás, além de lideranças do setor turístico da região. As co-idealizadoras e CEOs da Expo Turismo Goiás, Eliene Meireles e Rose Páscoa, agradeceram aos parceiros, patrocinadores, expositores e profissionais que acompanharam o crescimento da feira, hoje a maior do Centro-Oeste. “Nós dedicamos a nossa vida ao turismo. Foi por isso que criamos a feira, oito anos atrás. Nós não andamos sozinhas. A feira não é nossa, mas de vocês. É um evento que foi criado para mostrar as nossas riquezas e para capacitar os agentes de viagem e do trade”, afirmou Eliene, destacando a programação de salas desenvolvidas em apoio com o Sesc, Senac e SEBRAE. Para Rose Páscoa, ver mais uma edição da feira concretizada faz valer a pena toda a dedicação e os obstáculos para realizá-la. “Não desistimos em nenhum momento. A nossa região precisa se destacar no cenário nacional e esse é o nosso objetivo com a Expo Turismo Goiás”, declarou.
Lideranças do setor
Pelo segundo ano consecutivo no evento, Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico no Ministério do Turismo, destacou a importância do evento no contexto nacional. “Turismo não é sobre tamanho, mas sobre valorizar a riqueza que nós temos, na nossa diversidade. E Goiás detém algumas das maiores riquezas do Brasil”. Já Daniella Barbosa, diretora de Fomento ao Turismo na Agência Estadual de Turismo de Goiás, agradeceu o cuidado e dedicação das CEOs da Expo Goiás. “Vocês são embaixadoras do nosso estado no Brasil todo e o trabalho de vocês nos inspira”, disse. A gestora enfatizou a programação exclusiva que a feira tem voltada para a capacitação de mulheres, o Conexão Elas na Expo, que está na sua segunda edição. “Precisamos ocupar mais espaços, inclusive nas lideranças. Que a gente discuta cada vez mais a presença feminina no turismo”. Vice-presidente da Fecomércio Goiás, Ricardo Rodrigues celebrou a sexta edição e destacou que “ao fortalecer o turismo e o trade, a Expo Turismo Goiás consolidou-se como a maior feira do Centro-Oeste. É uma grande vitrine para Goiás e para os demais estados que participam do evento”.
Homenagem às mulheres do turismo
Um dos destaques da cerimônia foi a entrega do Prêmio Amelia Earhart reconhecimento dedicado a mulheres que contribuem para o fortalecimento do turismo em diferentes áreas de atuação. Inspirado no legado da aviadora norte-americana, pioneira da aviação e defensora dos direitos femininos, homenageia profissionais que se destacam por fazer a diferença para um turismo mais plural, humano e conectado com inovação. Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels, uma das principais lideranças femininas da hotelaria brasileira, foi homenageada pela trajetória marcada pelo empreendedorismo. “Vocês, Eliene e Rose, me impressionaram. Vocês trazem os seus parceiros junto com vocês e o turismo é uma atividade coletiva, que conecta e une todas as pessoas, trazendo autoestima para um lugar e um povo”, afirmou ela ao receber o Prêmio Amelia Earhart na categoria Hotelaria.
As outras vencedoras do prêmio foram:
Após a cerimônia, foi realizado o tradicional corte da fita, marcando oficialmente a abertura da feira de negócios, que reúne expositores, destinos e marcas do setor turístico das 13h às 19h. Ao longo dos dois dias, a Expo Turismo Goiás contará com palestras e painéis voltados às principais tendências do setor, incluindo temas como marketing digital, inteligência artificial, afroturismo, turismo sênior, sustentabilidade, comportamento do viajante e experiências turísticas. Entre os palestrantes confirmados estão Thais Medina, Thiago Akira, Daniel Turbox, Vanessa Leal, Saulo Boccanera e representantes de destinos como Paraíba, Aracaju, Peru e Alagoas. A 6ª edição da Expo Turismo Goiás tem patrocínio da Embratur, Fecomércio CNC, Ministério do Empreendedorismo e Sicoob Secovicred, apoio institucional do Ministério do Turismo e realização da RP Influencer Travel.
A programação segue até esta quinta-feira (18), no Centro de Convenções Goiânia. Mais informações estão disponíveis no site oficial da feira: http://www.expoturismogoias.
Edição por Julia Marques
25/06/2026
25/06/2026
25/06/2026
25/06/2026
25/06/2026
25/06/2026
25/06/2026
25/06/2026
25/06/2026
25/06/2026
25/06/2026
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home