Notícias

PLANA CONVIDA PARA VIVÊNCIA NO QUILOMBO DA FAZENDA, EM UBATUBA (SP)


A próxima viagem, marcada para os dias 25 a 27 de janeiro, prevê uma série de 
atividades para conectar o viajante à cultura quilombola

Temos ouvido muito debate sobre as populações quilombolas nesses últimos meses, e não tem melhor forma de conhecer o cotidiano e a realidade de uma comunidade tradicional do que vivenciar o dia a dia, a cultura e as tradições das famílias que vivem nesses locais.
A Plana, agência com foco em turismo de experiência, promove entre os dias 25 a 27 de janeiro uma vivência cultural no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
O objetivo da vivência é contribuir para a valorização e a preservação da cultura local, além de promover o desenvolvimento de uma atividade econômica sustentável para a comunidade, proporcionando também aos viajantes a rica experiência de se conectar com novas pessoas, lugares e culturas.
Para a empreendedora social e sócia da Plana Turismo de Experiência, Liliane Jacintho, a viagem é a oportunidade de conhecer de perto uma comunidade viva e que pulsa tradição, resistência, sabores e memórias de um passado muito presente. “O objetivo é proporcionar uma viagem de conexão consigo, com o outro e com a natureza. Convidamos a todos para embarcar conosco nessa imersão cultural e viver essa inesquecível experiência”, disse.
A Plana já promoveu uma série de vivências, rodas de conversa e debates sobre a importância da preservação e da valorização das comunidades tradicionais. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turista do século XXI deseja “viajar para destinos onde mais do que visitar e contemplar seja possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem”.
“Já para as comunidades tradicionais, o turismo de experiência significa o incentivo para o resgate e a valorização da cultura local, a geração de renda contínua e o empoderamento cultural dos membros mais jovens da comunidade”, ressalta Samanta Mazzolini, sócia da Plana e empreendedora social.

Programação
A programação da vivência é composta por uma série de atividades para conectar o viajante à cultura quilombola: roda de conversa com mestre quilombola, visita à Casa de Farinha comunitária, visita à Casa de Artesanato, oficina de artesanato quilombola, roda de jongo com o grupo Ô de Casa, trilha na Mata Atlântica e banho no Rio Fazenda.
As atividades ocorrerão nos dias 26 (sábado) e 27 de janeiro (domingo), mas a chegada é prevista para a noite do dia 25, uma sexta-feira, como forma de otimizar o tempo e aproveitar melhor o final de semana.
A vivência inclui duas noites de hospedagem coletiva em casa familiar no Quilombo, as refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e todas as atividades da programação. O transporte não está incluso, mas a Plana incentiva as caronas colaborativas, uma forma mais econômica e sustentável de chegar até a vivência. As vagas são limitadas. Crianças são bem-vindas.


História do Quilombo da Fazenda
Reconhecida como remanescente de quilombo no ano de 2005 pela Fundação Palmares, a comunidade do Quilombo da Fazenda é hoje formada por cerca de 40 famílias que ocupam o sertão e a praia da Fazenda, em Ubatuba (SP), no Parque Estadual da Serra do Mar.
O Bairro Sertão da Fazenda, onde fica a comunidade, fazia parte da antiga “Fazenda Picinguaba”, que remonta ao fim do século XIX. Com o falecimento da proprietária, Maria Alves de Paiva, em 1884, seu testamento declarava o desejo de libertação dos escravos, para que pudessem habitar certas áreas da fazenda. Em 1979, com a construção do trecho Ubatuba–Paraty da rodovia Rio–Santos, o quilombo foi anexado ao Parque Estadual da Serra do Mar.  


Sobre a Plana
Fundada em 2017 pelas empreendedoras sociais Liliane Jacintho e Samanta Mazzolini, a Plana é uma agência com foco em turismo de experiência. O objetivo é fomentar a valorização cultural e a geração de renda nas comunidades tradicionais por meio de vivências culturais. As vivências são cocriadas junto com os moradores, respeitando a cultura e as particularidades de cada comunidade.

Serviço

Vivência no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP)

Data: 25 a 27 de janeiro de 2019

Local: Quilombo da Fazenda, Picinguaba, Ubatuba (SP)

Investimento: R$ 450,00

Crianças de até 6 anos não pagam, e crianças entre 7 e 12 anos pagam meia.

Dúvidas e informações

plana.consultoria@gmail.com

+55 11 95156–5571 ?—?Liliane

+55 11 99316–4947 ?—?Samanta

Instagram: @plana.turismo

Facebook: www.facebook.com/planaturismodeexperiencia

Sobre a Vivência: 

https://medium.com/@plana.consultoria/viv%C3%AAncia-no-quilombo-uma-hist%C3%B3ria-de-resist%C3%AAncia-790701790569


Edição Roseli Cecilia

Data de publicação desta Matéria 10-01-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI